Protesto
Pescadores colocam caixões na ALMT em protesto contra Lei do Transporte Zero
Segundo os profissionais, o ato representa o sentimento de luto pelo atentado à atividade pesqueira no estado
Geral | 18 de Julho de 2024 as 16h 27min
Fonte: Redação G1-MT
Pescadores colocaram caixões na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), em Cuiabá, em protesto contra a Lei do Transporte Zero. A ação foi realizada durante audiência pública, nesta quinta-feira (18). Segundo os profissionais, o ato representa o sentimento de luto pelo atentado à atividade pesqueira no estado.
O projeto, conhecido como "Transporte Zero", pretende dobrar o turismo de pesca esportiva com previsão de atrair turistas e gerar empregos, segundo o governo. O segmento de pesca considera a ação como inconstitucional.
A lei afeta, diretamente, ao menos 15 mil famílias pescadores artesanais registrados no Ministério da Pesca, que se posicionou contrário ao texto.
A decisão foi publicada nesta quarta-feira (3). Atualmente, 12 espécies de peixes estão vedadas pela lei para pesca, transporte, armazenamento e comercialização:
Liminar Negada
O Ministro André Mendonça do Supremo Tribuna Federal (STF) negou os pedidos de liminares feitos pelos partidos Movimento Democrático Brasileiro (MDB), Partido Social Democrático (PSD) e pela Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores (CNPA) e manteve em vigor a Lei do Transporte Zero, que proíbe a pesca de diversas espécies nos rios de Mato Grosso, por 5 anos.
A decisão foi publicada no dia 3 deste mês. Atualmente, 12 espécies de peixes estão vedadas pela lei para pesca, transporte, armazenamento e comercialização:
- Cachara
- Caparari
- Dourado
- Jaú
- Matrinchã
- Pintado/Surubin
- Piraíba
- Piraputanga
- Pirara
- Pirarucu
- Trairão
- Tucunaré
Os autores entraram com três ações judiciais alegando que a Lei da Pesca seria inconstitucional por usurpar o poder da União de legislar sobre o transporte de animais, e por ofensa aos direitos fundamentais à liberdade de ofício dos pescadores.
As partes também argumentaram que o auxílio financeiro previsto pelo Governo de Mato Grosso aos pescadores seria insuficiente e inadequado, ofendendo o princípio da proporcionalidade, além de suposta perda de cobertura previdenciária dos pescadores.
Notícias dos Poderes
CNJ abre processo contra juiz que confiscou celular de advogado assassinado em Cuiabá
Ministro considerou suspeitas condutas do magistrado na condução do caso que investigou a morte do Jurista, morto a tiros em 2023 e, Cuiabá
11 de Dezembro de 2024 as 17h40Sérgio Ricardo rebate críticas sobre aprovação de contas da Prefeitura de Cuiabá
11 de Dezembro de 2024 as 17h33Lula fará novo procedimento nesta quinta para bloquear fluxo de sangue no crânio
Segundo boletim médico, segunda cirurgia, que é pouco invasiva, é complementar à intervenção feita na terça
11 de Dezembro de 2024 as 17h26TCE-MT aponta irregularidades em contratação da SES-MT e aplica multa ao secretário estadual de saúde
Pelas irregularidades no processo licitatório, o secretário foi multado em quase R$ 1,5 mil
11 de Dezembro de 2024 as 16h40Empresários reclamam e CDL cobra Energisa por problemas no fornecimento de Energia em Sinop
11 de Dezembro de 2024 as 16h29Lançado Edital para realização do Concurso Público da Prefeitura de Sinop
Ao todo, serão 48 cargos e cerca de 600 vagas que suprirão as necessidades das secretarias que compõem a Administração Pública Municipal (Edital 001/2024), além de outras 04 específicas para a Procuradoria Jurídica
11 de Dezembro de 2024 as 16h26