Protesto
Pescadores colocam caixões na ALMT em protesto contra Lei do Transporte Zero
Segundo os profissionais, o ato representa o sentimento de luto pelo atentado à atividade pesqueira no estado
Geral | 18 de Julho de 2024 as 16h 27min
Fonte: Redação G1-MT

Pescadores colocaram caixões na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), em Cuiabá, em protesto contra a Lei do Transporte Zero. A ação foi realizada durante audiência pública, nesta quinta-feira (18). Segundo os profissionais, o ato representa o sentimento de luto pelo atentado à atividade pesqueira no estado.
O projeto, conhecido como "Transporte Zero", pretende dobrar o turismo de pesca esportiva com previsão de atrair turistas e gerar empregos, segundo o governo. O segmento de pesca considera a ação como inconstitucional.
A lei afeta, diretamente, ao menos 15 mil famílias pescadores artesanais registrados no Ministério da Pesca, que se posicionou contrário ao texto.
A decisão foi publicada nesta quarta-feira (3). Atualmente, 12 espécies de peixes estão vedadas pela lei para pesca, transporte, armazenamento e comercialização:
Liminar Negada
O Ministro André Mendonça do Supremo Tribuna Federal (STF) negou os pedidos de liminares feitos pelos partidos Movimento Democrático Brasileiro (MDB), Partido Social Democrático (PSD) e pela Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores (CNPA) e manteve em vigor a Lei do Transporte Zero, que proíbe a pesca de diversas espécies nos rios de Mato Grosso, por 5 anos.
A decisão foi publicada no dia 3 deste mês. Atualmente, 12 espécies de peixes estão vedadas pela lei para pesca, transporte, armazenamento e comercialização:
- Cachara
- Caparari
- Dourado
- Jaú
- Matrinchã
- Pintado/Surubin
- Piraíba
- Piraputanga
- Pirara
- Pirarucu
- Trairão
- Tucunaré
Os autores entraram com três ações judiciais alegando que a Lei da Pesca seria inconstitucional por usurpar o poder da União de legislar sobre o transporte de animais, e por ofensa aos direitos fundamentais à liberdade de ofício dos pescadores.
As partes também argumentaram que o auxílio financeiro previsto pelo Governo de Mato Grosso aos pescadores seria insuficiente e inadequado, ofendendo o princípio da proporcionalidade, além de suposta perda de cobertura previdenciária dos pescadores.
Notícias dos Poderes
Turista que tentava fazer meme tropeça e rasga quadro de 300 anos em museu de Florença
Incidente aconteceu no último sábado (24). Exposição ficará fechada até 2 de julho para restauração da obra
25 de Junho de 2025 as 07h00Cemitério municipal enfrenta superlotação e prefeitura estuda criação de crematório público em Sorriso
Além do cemitério público, o município conta com um novo espaço privado, que tem enterros custando até R$ 11,9 mil.
25 de Junho de 2025 as 07h10Ministro defende fim da aposentadoria compulsória na Justiça
Corregedor Mauro Campbell Marques pede que o Congresso Nacional revise a legislação atual
24 de Junho de 2025 as 18h35Nova Rota do Oeste lidera ranking ambiental da ANTT
Pelo sexto ano consecutivo, ações desenvolvidas na BR-163/MT são reconhecidas nacionalmente
24 de Junho de 2025 as 18h24Por unanimidade, Sérgio Ricardo é reeleito presidente do TCE e garante atuação com foco na construção de políticas de Estado
A 58ª Mesa Diretora é composta ainda pelos conselheiros Waldir Teis como vice-presidente e Guilherme Antonio Maluf como corregedor-geral
25 de Junho de 2025 as 07h00Homem preso por casamento na Disney Paris com menina de 9 anos é pedófilo foragido
Disfarçado como diretor de produtora, britânico foragido da Justiça tentou organizar cerimônia com criança no Castelo da Bela Adormecida. Evento foi interrompido após alerta de funcionários da Disney. Justiça francesa confirmou que ele é um pedó
24 de Junho de 2025 as 18h05'Alcatraz dos jacarés': Flórida constrói prisão para imigrantes em área cercada por cobras e outros animais selvagens
Com jacarés, calor escaldante e improviso, novo centro choca defensores de direitos humanos
24 de Junho de 2025 as 16h16Criança de seis anos morre atropelada por ônibus escolar em MT
O motorista do veículo foi encaminhado para a delegacia para prestar esclarecimentos
24 de Junho de 2025 as 16h04