Decisão da Sema
Período proibitivo de queimadas é prorrogado em MT
Decisão leva em consideração as condições climáticas favoráveis às ocorrências de queimadas e incêndios florestais
Geral | 10 de Novembro de 2023 as 07h 25min
Fonte: Redação G1-MT

O período proibitivo para queimadas em Mato Grosso foi prorrogado até o dia 30 de novembro, conforme decisão da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema-MT), publicado no Diário Oficial desta quinta-feira (9). Para áreas urbanas, o uso do fogo em áreas urbanas é proibido durante todo o ano.
Conforme o documento, a decisão leva em consideração as condições climáticas favoráveis às ocorrências de queimadas e incêndios florestais, decorrentes do uso de fogo na vegetação, que colocam em risco a saúde, a qualidade de vida e a segurança da população.
A secretaria infomrou que é permitido o uso do fogo apenas nas práticas de prevenção e combate a incêndios, como aceiros e técnicas de contrafogo, realizadas ou supervisionadas por instituições públicas.
No período de emergência ambiental, é autorizada a contratação de brigadistas temporários, com a finalidade de auxiliar bombeiros militares na prevenção e combate aos incêndios nas comunidades mais atingidas.
A decisão também considera a existência de focos de incêndio e as condições climáticas do período, mas que as equipes de combate estão em campo aguardando que se estabilize o período de chuvas.
Notícias dos Poderes
Matheus Fernandes encerra festividade de aniversário de Sinop e leva milhares de pessoas ao Festival de Praia
15 de Setembro de 2025 as 10h47Leilão da Receita tem iPhone a partir de R$ 800 e carros a R$ 4 mil
15 de Setembro de 2025 as 10h19Avião não consegue pousar em MT e desvia para MS durante tempestade
Companhia aérea se pronunciou e disse que, após o pouso, a aeronave foi reabastecida no aeroporto de Campo Grande e, em seguida, prosseguiu viagem, pousando normalmente Várzea Grande.
15 de Setembro de 2025 as 10h02Mulher morre afogada no Lago dos Pioneiros em Colíder
15 de Setembro de 2025 as 09h35Empresas fazem 27 pedidos para explorar ‘Terras Raras’ em MT
15 de Setembro de 2025 as 07h56Homem morre após ser atropelado por quatro veículos na Avenida Fernando Corrêa
14 de Setembro de 2025 as 18h47Caminhonete capota em ribanceira e motorista morre na MT-170, em Juína
14 de Setembro de 2025 as 18h46Empresa de Sinop lança chip de internet móvel com cobertura nacional
Tecnologia compete com operadoras nacionais e promete personalização do serviço
13 de Setembro de 2025 as 18h37