Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Segunda Feira 26 de Fevereiro de 2024

Menu

Decisão da Sema

Período proibitivo de queimadas é prorrogado em MT

Decisão leva em consideração as condições climáticas favoráveis às ocorrências de queimadas e incêndios florestais

Geral | 10 de Novembro de 2023 as 07h 25min
Fonte: Redação G1-MT

Foto: Secom MT

O período proibitivo para queimadas em Mato Grosso foi prorrogado até o dia 30 de novembro, conforme decisão da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema-MT), publicado no Diário Oficial desta quinta-feira (9). Para áreas urbanas, o uso do fogo em áreas urbanas é proibido durante todo o ano.

Conforme o documento, a decisão leva em consideração as condições climáticas favoráveis às ocorrências de queimadas e incêndios florestais, decorrentes do uso de fogo na vegetação, que colocam em risco a saúde, a qualidade de vida e a segurança da população.

A secretaria infomrou que é permitido o uso do fogo apenas nas práticas de prevenção e combate a incêndios, como aceiros e técnicas de contrafogo, realizadas ou supervisionadas por instituições públicas.

No período de emergência ambiental, é autorizada a contratação de brigadistas temporários, com a finalidade de auxiliar bombeiros militares na prevenção e combate aos incêndios nas comunidades mais atingidas.

A decisão também considera a existência de focos de incêndio e as condições climáticas do período, mas que as equipes de combate estão em campo aguardando que se estabilize o período de chuvas.