Geral
Pecuaristas de MT podem comprar vacinas contra febre aftosa a partir de hoje (29)
Estado não registra a doença desde 1996
Defesa Agropecuária | 29 de Outubro de 2021 as 07h 03min
Fonte: Informações G1 MT

Pecuaristas de Mato Grosso poderão adquirir as vacinas contra a febre aftosa a partir desta sexta-feira (29). No entanto, a vacinação só poderá começar na próxima segunda (1°). A novidade fica para a vacinação do rebanho das propriedades do Pantanal.
A liberação da venda antecipada foi solicitada pela Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) e autorizada pelo Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT). As lojas já iniciam a comercialização nesta sexta.
Segundo a Acrimat, a antecipação do prazo para a compra visa permitir ao produtor se organizar para dar início à vacinação já na próxima semana. Em 1° de novembro, começa a segunda etapa da vacinação contra febre aftosa em Mato Grosso.
Para quem for comprar as vacinas antecipadamente devem ficar em local adequado, com a temperatura ideal para conservação entre 2°C e 8°C, conforme a Acrimat.
Nesta segunda etapa deverão ser imunizados todos os bovinos e bubalinos com idades de 0 a 24 meses. Além desses, algumas propriedades do Baixo Pantanal também deverão realizar a vacinação, que neste caso compreende o rebanho em todas as faixas etárias.
Nos bovinos e bubalinos com idades de 0 a 24 meses, o prazo de imunização vai até o dia 30 de novembro. A vacinação deve ser comunicada ao Indea até o dia 10 de dezembro.
Já as propriedades do Baixo Pantanal poderão vacinar o rebanho até o dia 10 de dezembro. A comunicação ao Indea deverá ocorrer até o dia 15 de dezembro.
Livre da aftosa
O último foco de aftosa em Mato Grosso ocorreu em 1996. Portanto, há mais de 25 anos não há nenhum registro da doença no Estado.
O Brasil é reconhecido como país livre de febre aftosa com vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), sendo que os estados de Rondônia, Acre, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul já receberam o status de livre de febre aftosa sem vacinação.
Em Mato Grosso, o município de Rondolândia e algumas propriedades dos municípios de Colniza, Aripuanã, Juína e Comodoro também já suspenderam a vacinação e obtiveram esse reconhecimento da OIE.
Notícias dos Poderes
Asfalto do bairro Alto da Glória está na reta final; aproximadamente 90% das ruas já pavimentadas
30 de Junho de 2022 as 16h42ExpoSinop resgata tradição da festa com rodeio e maratona de shows
Evento com 6 dias de duração quer resgatar o modelo “bruto, rústico e sistemático”
30 de Junho de 2022 as 11h45Prefeito promete asfalto nas estradas rurais e um bom arranca safra
Gestão prepara as estradas vicinais para suportar o escoamento da produção agrícola
30 de Junho de 2022 as 10h15Servidores da Sefaz criam site que informa se CPF está vinculado a empresas
Consulta é gratuita e verifica a vinculação com mais de 50 milhões de empresas registadas no CNPJ
29 de Junho de 2022 as 15h27Governo estadual paga servidores nesta quinta-feira, incluindo 50% do 13° salário aos efetivos
Com o pagamento serão injetados quase R$ 1 bilhão na economia estadual
29 de Junho de 2022 as 11h22Juíza determina que arrendatários deixem área indígena até o início de julho
Indígenas fazem alerta para falta de alimentação e medicamentos
28 de Junho de 2022 as 17h48Audiência LGBTQIA+ é cancelada e vereadora convoca reunião no gramado da Câmara
Evento foi marcado para discutir políticas públicas direcionadas a diversidade
28 de Junho de 2022 as 16h45