Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Sábado 06 de Dezembro de 2025

Menu

Susto

Passageiro relata desespero em avião evacuado por princípio de incêndio

Não houve registro de feridos

Geral | 06 de Dezembro de 2025 as 08h 19min
Fonte: Power Mix

Foto: Reprodução

Passageiros de um voo da Latam que faria a rota São Paulo/Guarulhos–Porto Alegre precisaram evacuar a aeronave na noite de quinta-feira (4) após um princípio de incêndio em um equipamento de solo no Aeroporto Internacional de Guarulhos. A companhia informou que ninguém ficou ferido.

O que causou o incêndio?

De acordo com a Latam, o incidente ocorreu durante o embarque. Um equipamento terceirizado usado no carregamento de cargas apresentou falha e começou a soltar fumaça. O acionamento dos protocolos de segurança levou à evacuação imediata da aeronave, tanto pela ponte de embarque quanto pela escorregadeira de emergência.

Relatos de passageiros

O passageiro Lucas Lima contou à TV Globo que houve momentos de tensão:

“De dentro, não havia fumaça nem cheiro, e não entendíamos o motivo da evacuação. Bateu o desespero”, afirmou.

Segundo ele, a aeronave estava lotada e, mesmo após o encerramento do embarque, passageiros ainda eram acomodados. “Quando quase todos já estavam sentados, veio o aviso para evacuar imediatamente. Alguns tentaram pegar as malas, mas os comissários gritavam para deixar tudo e sair pela frente.”

Desfecho

A Latam informou que 159 passageiros chegaram a Porto Alegre às 2h54 desta sexta-feira (5). Outros dez clientes serão realocados em novos voos ou transportados por via terrestre.

O que dizem as empresas

A administração do Aeroporto de Guarulhos foi procurada por veículos de imprensa, mas ainda não se pronunciou.

Em nota, a Latam reafirmou que a segurança é prioridade e que está prestando toda a assistência necessária aos passageiros afetados.

Nota da Latam:

“A LATAM Airlines Brasil informa que, durante o embarque do voo LA3418, houve um princípio de incêndio em equipamento de solo de empresa terceirizada. A fumaça acionou os protocolos de segurança e os passageiros foram retirados pela ponte de embarque e pela escorregadeira, com apoio da equipe treinada. Não houve feridos e a situação foi rapidamente controlada. Todos os clientes estão recebendo a assistência necessária e serão reacomodados. A segurança está no centro de todas as decisões e operações da LATAM.”