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Parque Novo Mato Grosso deve ter investimento de R$ 900 milhões e ficar pronto em 2026
Geral | 22 de Abril de 2025 as 16h 50min
Fonte: O documento

A Comissão de Infraestrutura Urbana e de Transportes da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) ouviu, na manhã desta terça-feira (22), o presidente da Mato Grosso Participações e Projetos (MT Par), Wener Kesley dos Santos, para prestar esclarecimentos sobre o andamento das obras do Parque Novo Mato Grosso, localizado na região de Chapada dos Guimarães.
Nas obras, a previsão é de o Governo do Estado de Mato Grosso investir R$ 900 milhões. De acordo com o presidente do MT Par, a obra deve ficar pronta e ser entregue 100% à população até o final de 2026. No contrato com as construtoras, segundo Santos, a média para a entrega das obras é de 14 meses.
“Estamos torcendo para que as empresas boas ganhem para as obras não travarem. Por isso, o governo trabalha para entregar 100% do Parque Novo Mato Grosso até o final do próximo ano. A parte que leva mais tempo para ser executada, a terraplanagem, está pronta. Com isso, ganhamos um tempo na execução das obras”, explicou Santos.
O presidente da Comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa, deputado Valmir Moretto (Republicanos), afirmou que a maior preocupação não é em relação aos custos da obra, mas o valor a ser cobrado da população mato-grossense e dos turistas para terem acesso ao parque.
“Não será cobrada taxa de entrada ao parque. O presidente do MT Par nos deixou tranquilo, o governo vai cobrar apenas uma taxa de manutenção às pessoas que utilizarem os equipamentos. Esperamos que as obras sejam entregues até o final de 2026, mas sabemos da dificuldade com a mão de obra em Mato Grosso”, explicou Moretto.
A proposta inicial do governo para o Parque Novo Mato Grosso, de acordo com Wener Santos, era à construção de um autódromo, mas depois veio as expectativas para a construção de outras áreas esportivas e para shows. Hoje, segundo ele, a pista do Kartódromo está pronta. Quando o parque estiver pronto, de acordo com Santos, será referência para a América Latina.
“O Parque tem um conceito diferenciado no mundo. Não é só para eventos de corrida, é para esporte, é para cultura, é para lazer e é para o turismo. É o espaço onde vamos atrair turistas e investidores de todo o Brasil e do mundo e, com isso, mostrar a força que Mato Grosso tem também com o turismo”, explicou o presidente do MT Par.
“Queremos entregar uma parte da obra ainda este ano e a segunda etapa até o final de 2026. No parque são várias frentes de obra, tem setores com 70%, 80%, 90% e até 30% concluídas, porque cada um é um contrato diferente. O espaço show está com 60% feito e queremos inaugurá-lo em novembro desse ano”, afirmou Santos.
O vice-presidente da Comissão de Infraestrutura, deputado Júlio Campos (União), afirmou que a obra é suntuosa e que vai ficar na história de Mato Grosso e, por isso, questionou Wener Santos se pelo menos 70% das obras serão entregues até o final de 2026. Wener Santos respondeu que sim. “O nosso foco é fazer a entrega à população até o final de 2026”, reforçou.
Uma das atrações do Parque, segundo Santos, é a roda gigante com aproximadamente 108 metros de altura. Ela é composta por 42 cabines, com capacidade máxima de oito pessoas por cabine, totalizando 336 pessoas. Ela poderá ser vista a partir do centro da cidade e também da rodovia que dá acesso à Chapada dos Guimarães.
Já o Espaço Show para eventos nacionais e internacionais tem a capacidade para 80 mil pessoas, ocupando uma área total de 45 mil m². Enquanto isso. o projeto do autódromo abrange uma área de aproximadamente 83 hectares e inclui diversos circuitos e edificações, como uma pista de autocross e uma de arrancada.
O autódromo contará com camarotes e arquibancadas localizados próximos à reta principal do circuito. A pista principal terá cerca de 4,6 km de extensão e o autódromo será preparado para receber competições de velocidade em nível regional, nacional e internacional.
A pista de kart profissional tem uma infraestrutura de 95.571,42 m², oferece arquibancada, paddock, estacionamento, salas de apoio, pódio e torre de vigilância. A pista foi projetada para possibilitar mais de 20 circuitos diferentes, sendo o maior deles com 1.150 metros de extensão.
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