Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sábado 24 de Fevereiro de 2024

Menu

A voz dos anjos

Paróquia São Camilo inaugura sino restaurado, guardado há 20 anos

Geral | 27 de Novembro de 2023 as 18h 08min
Fonte: Fonte: Pascom

Foto: Julio Tabile - Pascom

Os moradores do Jardim das Primaveras estão convivendo com um ruído diferente desde o final de semana. O sino da Paróquia São Camilo de Lellis foi inaugurado sábado, numa solenidade com celebração de missa, benção e jantar italiano no salão paroquial.

A comunidade tinha tradição na cidade com o tocar do sino, porém, há 20 anos ele foi desativado, pois a estrutura de madeira que sustentava o sino de ferro, corroeu e, como segurança, ele foi guardado.

Numa iniciativa das Pastorais da igreja, um movimento surgiu para reinstalar o acessório, que foi trazido em 1982, da Alemanha e doado pela família do empresário Rolando Bonfiglio, aos Padres Camilianos, que na época era coordenados pelo padre Ângelo.

“Em meados de 1982 a igreja São Camilo foi pioneira em instalar o sino, por muitos anos ele acompanhou o dia a dia das pessoas, anunciando as missas, batia em determinadas horas do dia, então as pessoas se guiavam por ele. Muitos lembram com emoção o tocar do badalo”, comenta o padre Prim, pároco da Matriz São Camilo.

O sino foi restaurado e recebeu pintura nova, além de uma engrenagem elétrica que faz ele bater. Suspenso numa estrutura de concreto com mais de cinco metros, em forma de cruz, construído ao lado da igreja, na Avenida das Palmeiras, ele fica iluminado à noite.

“O sino, para muitos que estão no CAEP (Conselho Administrativo Econômico e Paroquial), da paróquia, representa muito. Nossa união fez com que ele voltasse a bater. Todas as Pastorais tiveram uma participação na idealização da reconstrução, cada um colocou literalmente um tijolinho nesta obra maravilhosa”, disse o presidente, Luís Roberto Paschoal.

De acordo com o padre Prim, o sino será tocado diariamente das 8h da manhã, às 15h e às 18h, na hora da Ave Maria.

Aos finais de semana, no horário das missas, sábado às 19h30, e domingo às 8h e às 19h30.

“Agora ele volta a tocar, mantendo a tradição católica, como um sinal de chamamento do povo, a voz dos anjos anunciando que vai começar a oração, o encontro com Deus na casa do Senhor”, finalizou o padre.