Capacitação
Parceria entre Sesi e Aegea promove capacitação em alimentação saudável
Formação é destinada a pessoas em situação de vulnerabilidade social, interessados em atuar no setor de serviços gastronômicos e empreendedores locais
Geral | 13 de Agosto de 2024 as 16h 09min
Fonte: Viviane Saggin - Sesi-MT

O Serviço Social da Indústria (Sesi MT) e a Aegea Saneamento lançaram uma nova série de capacitações em gastronomia pelo interior de Mato Grosso. A iniciativa visa promover a educação alimentar e o empreendedorismo, destacando a valorização da cultura e dos recursos regionais. Nesta edição, os municípios beneficiados são Carlinda, Peixoto de Azevedo e Sinop.
O curso, que faz parte do projeto Água na Boca criado pela concessionária de saneamento, oferece 20 horas de formação e é voltado para pessoas em situação de vulnerabilidade social, interessados em atuar no setor de serviços gastronômicos e empreendedores locais.
Cada turma inclui aproximadamente 30 participantes. Em Carlinda os alunos foram pré-selecionados pelos organizadores com o apoio da Secretaria de Assistência Social, por meio da coordenação do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Esse processo visa garantir que beneficiários de programas sociais recebam prioridade nas inscrições.
No município, as atividades começaram na segunda-feira (12/08) e seguem até sexta-feira (16/08). Em Peixoto de Azevedo, o curso ocorrerá de 27 a 31 de agosto, com as alunas da Central Única das Favelas (Cufa) local, e já em Sinop, de 2 a 6 de setembro, com participantes selecionados pela Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Boa Esperança.
Jornada do conhecimento
A jornada do conhecimento tem início no caminhão do Trilhas do Sabor, do programa Nutre Mais do Sesi MT, no qual a chefe de cozinha Thaise Germano, com apoio da auxiliar Ione Pina, oferece capacitações que abordam desde o reaproveitamento integral dos alimentos, técnicas de improvisação e customização de receitas, até a formação em promoção da saúde e alimentação saudável e funcional.
Já o conteúdo programático de empreendedorismo no setor alimentícios, planejamento e gestão financeira, marketing aplicado à gastronomia e definição de preços e estratégia de vendas, entre outros, é aplicado por profissionais do Sebrae, Sicred local e equipe de comunicação.
O propósito é fortalecer o desenvolvimento econômico e social das comunidades atendidas, gerando emprego e renda, além de contribuir para a redução do desperdício de alimentos e a melhoria da qualidade de vida.
Fernando Pereira, gerente de Inovação Social do Sesi Mato Grosso, destaca a importância da parceria como ferramenta de transformação social. "Estamos proporcionando uma educação continuada que vai além do simples ato de cozinhar. Ensinamos as pessoas a valorizar a natureza e a cultura regional, o que contribui diretamente para o crescimento econômico das comunidades e o fortalecimento da cadeia produtiva local", afirmou Pereira.
Cida Viveiros, coordenadora de Responsabilidade Social da Aegea Saneamento, ressalta a relevância da iniciativa para o desenvolvimento das comunidades atendidas. "Essa formação exemplifica como o investimento social privado pode realmente transformar vidas. Ao capacitar as comunidades em temas como alimentação saudável e empreendedorismo, estamos criando oportunidades de renda e contribuindo para uma melhoria significativa na qualidade de vida dos participantes.”
Além disso, ela afirma, que a parceria reforça o compromisso da concessionária em trabalhar junto com a comunidade. “Estamos promovendo o crescimento e o bem-estar coletivo, prestando um serviço que vai além do básico no município.”
Notícias dos Poderes
Estado decreta ponto facultativo na segunda-feira e servidores terão feriadão de quatro dias
24 de Outubro de 2025 as 07h50Sucuri é filmada de 'barriga cheia' após engolir capivara
Registro foi feito em Mato Grosso do Sul
24 de Outubro de 2025 as 06h10Prefeitura promove manutenção e revitalização do cemitério para dia dos finados
23 de Outubro de 2025 as 16h42Saiu o edital do concurso para o TJMS com 360 vagas e salário inicial de R$ 7,9 mil
23 de Outubro de 2025 as 15h37Licença paternidade para servidores de MT poderá ser de 30 dias após alta hospitar do bebê
Pela proposta, quando a servidora pública ou o recém-nascido precisarem permanecer internados por mais de 14 dias imediatamente após o nascimento, a contagem da licença-maternidade só começará após a alta
23 de Outubro de 2025 as 15h35Morre prima de Ana Castela que estava internada em Cuiabá
Paula Proença estava grávida e teria passado por um parto de emergência, que teve complicações
23 de Outubro de 2025 as 15h24Ovo de dinossauro de 70 milhões de anos é encontrado em perfeito estado na Argentina
Descoberta inédita no país pode revelar novos detalhes sobre a evolução dos dinossauros carnívoros e sua ligação com as aves modernas
23 de Outubro de 2025 as 15h18