Horta sensorial
Parceria da Prefeitura de Sinop com a Apae cria horta sensorial
Projeto contribui com o desenvolvimento dos alunos
Geral | 11 de Outubro de 2021 as 11h 01min
Fonte: Vanessa Kienen - Assessoria da Prefeitura

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), implantou o projeto horta sensorial na Escola Gente Esperança, há pouco mais de dois meses, com o objetivo de promover a inclusão dos alunos da instituição. Nesse período, já foram realizadas duas colheitas.
O técnico agrícola da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Valdir José de Oliveira, responsável pelo projeto, faz visitas constantes à escola para auxiliar na manutenção. Ele lembra que a intenção é fazer com que as plantações estimulem o aprendizado dos alunos. “Eles participam das atividades de manejo da horta, onde estimula o tato, olfato. Tem alunos que gostam muito de mexer com a plantação, com a terra, isso é muito gratificante, porque eles ajudam a plantar e manter a horta bonita”, explicou o técnico.
A diretora da APAE Marlize Comachio, ressalta que esse é um trabalho que a instituição estava planejando há vários anos e com a ajuda da gestão foi possível ser implantada. “Agora com o apoio do secretário Klayton Gonçalves, do prefeito Roberto Dorner e uma parceria muito grande do técnico Valdir da SEDEC, nós conseguimos que essa horta saísse do papel”.
Marliza frisa que as atividades na horta estão contribuindo para desenvolver os sentidos dos alunos. “Essa horta, pra nós aqui enquanto APAE, é fantástica! Nós conseguimos fazer um trabalho maravilhoso com as crianças, além disso nós trabalhamos nessa parte da horta com o plantar, colher, o que faz eles sentirem a textura das folhas, mesmo os alunos mais comprometidos”.
A diretora destaca que os alunos acompanham passo a passo da produção. “Os alunos amam esse projeto porque eles conseguem colocar a mão na terra, participam desde a sementinha, plantam, eles acompanham germinando, colocam na terra até quando começa a produzir. Isso pra nós é muito importante”.
As colheitas da horta são para o consumo na unidade “Eles conseguem comer o que produzem, nós fazemos o pacotinho e cada um pode levar pra sua casa” explicou a diretora. São cultivadas mais de 35 espécies de diferentes plantas. Devido a pandemia, as turmas participam de forma reduzida e intercalada.
Notícias dos Poderes
Mulher é internada para operar fêmur e sai de hospital com pinos na perna errada
04 de Julho de 2025 as 16h14Justiça Federal de Sinop tem 2,4 mil processos esperando sentença há mais de 30 dias
Destes, 587 estão prontos para receber a sentença do juiz há mais de 180 dias
04 de Julho de 2025 as 16h05Motociclista italiano é morto por ursa após tirar selfie com os animais em famosa estrada da Romênia
Omar Farang Zin foi arrastado por mais de 55 metros de uma ravina íngreme e não resistiu aos ferimentos
04 de Julho de 2025 as 14h44Energisa explica como vai funcionar a Nova Tarifa social
Mais famílias poderão ser beneficiadas com descontos nas contas que podem chegar a 100% do consumo de energia
04 de Julho de 2025 as 14h34Evermat recebe Licença Ambiental para instalação de sua 1º unidade em Mato Grosso
04 de Julho de 2025 as 11h14CNJ anula edital do TJ e proíbe contratações temporárias de oficiais de justiça em MT
03 de Julho de 2025 as 18h55Seplag disponibiliza sistema para servidores solicitarem verificação de consignados
Sistema vai permitir verificação da existência de operação e de contrato, autorização e também eventuais ofensas aos direitos do consumidor
04 de Julho de 2025 as 06h53Os 50 carros mais vendidos do Brasil no primeiro semestre de 2025
Fiat Strada superou Volkswagen Polo ao emplacar mais de 62 mil veículos no país; veja ranking
03 de Julho de 2025 as 16h18