Sinop e região
Parceria com produtores expande malha viária no Nortão
Associação avança com pavimentação da MT-422
Geral | 28 de Junho de 2021 as 12h 35min
Fonte: Jamerson Miléski

A “Era Blairo Maggi” dos grandes consórcios com produtores passou, mas a parceria entre o governo do Estado e agricultores continua rendendo estradas pavimentadas no Norte de Mato Grosso.
Completando 18 anos de existência, a Abrajas (Associação dos Beneficiários da Rodovia João Adão Scheeren), mantém o consagrado modelo de parceria público-privada com o setor produtivo que faz o asfalto chegar na lavoura.
Nesse momento a associação conduz o projeto de pavimentação na MT-422, no município de Santa Carmem, entre o Rio Tartaruga e o local conhecido como Sete Placas. O trecho de 40 km começou a ser pavimentado em junho do ano passado, quando foram cobertos 5 km.
Na semana passada, a estrada de terra voltou a ser coberta. Uma equipe de trabalho fez a imprimação da via, que deve receber a capa asfáltica esta semana. “As galerias de drenagem e os bueiros estão todos prontos no trecho de 40km. Nossa expectativa é de que até setembro desse ano [quando começam as chuvas], teremos mais 25km da rodovia pavimentados”, revelou o presidente da Associação, Agenor Pelissa.
A conclusão deve ocorrer em 2022, após o período das chuvas. A obra está orçada em R$ 35 milhões e é executada por uma empreiteira contratada. Desse valor, 84% é bancado pelo Governo do Estado. Os 16% restante vem dos produtores rurais da região. “A contribuição que a Associação pede é que cada produtor beneficiado pela via doe o equivalente a uma saca de soja por hectare de lavoura aberta. Já os recursos do Estado vem do Fethab, um fundo abastecido pelo agronegócio e que tem como função promover a melhoria da malha viária”, acrescentou Pelissa.
Mais do que ajudar a pagar a conta, a Associação provocou essa obra. Criada em 2003, a Abrajas surgiu com o propósito de pavimentar a MT-140, no trecho entre Sinop a Santa Carmem (36km), e seguir na MT-422 até o Rio Tartaruga (38km). Em 2008 a associação cumpriu sua missão, concluindo a obra.
Ao invés de dissolver a associação, a diretoria decidiu manter a Abrajas ativa e pleitear uma nova parceria para estender a pavimentação. A meta era seguir o caminho a partir do Rio Tartaruga até a Sete Placas.
Depois de 3 diferentes governos, a associação recebe uma sinalização positiva em 2019, já na gestão Mauro Mendes. A orientação do Estado era para que a associação fizesse o projeto de pavimentação, o que facilitaria a aprovação. “O Fethab tinha recursos, o problema é que o Estado não tinha projetos”, lembrou Pelissa.
Através da Associação, os produtores desembolsaram R$ 780 mil para contratar o projeto. O documento foi recepcionado pelo vice-governador Otaviano Pivetta e o processo andou.
Agora a associação se prepara para uma nova etapa, assim que a pavimentação até as Sete Placas for concluída. A ideia é seguir o caminho até a conecção com a MT-423, onde a malha viária se interliga os municípios de Claudia e União do Sul. “Com mais esse trecho teríamos uma malha viária ramificada, excelente para escoar a safra”, pontuou Pelissa.
Nesse novo trecho, ainda em fase de projeto, não há previsão de valores ou prazo de execução. A associação já tem a sinalização positiva do Estado para uma nova parceria.
Notícias dos Poderes
Mulher é internada para operar fêmur e sai de hospital com pinos na perna errada
04 de Julho de 2025 as 16h14Justiça Federal de Sinop tem 2,4 mil processos esperando sentença há mais de 30 dias
Destes, 587 estão prontos para receber a sentença do juiz há mais de 180 dias
04 de Julho de 2025 as 16h05Motociclista italiano é morto por ursa após tirar selfie com os animais em famosa estrada da Romênia
Omar Farang Zin foi arrastado por mais de 55 metros de uma ravina íngreme e não resistiu aos ferimentos
04 de Julho de 2025 as 14h44Energisa explica como vai funcionar a Nova Tarifa social
Mais famílias poderão ser beneficiadas com descontos nas contas que podem chegar a 100% do consumo de energia
04 de Julho de 2025 as 14h34Evermat recebe Licença Ambiental para instalação de sua 1º unidade em Mato Grosso
04 de Julho de 2025 as 11h14CNJ anula edital do TJ e proíbe contratações temporárias de oficiais de justiça em MT
03 de Julho de 2025 as 18h55Seplag disponibiliza sistema para servidores solicitarem verificação de consignados
Sistema vai permitir verificação da existência de operação e de contrato, autorização e também eventuais ofensas aos direitos do consumidor
04 de Julho de 2025 as 06h53Os 50 carros mais vendidos do Brasil no primeiro semestre de 2025
Fiat Strada superou Volkswagen Polo ao emplacar mais de 62 mil veículos no país; veja ranking
03 de Julho de 2025 as 16h18