Sinop e região
Parceria com produtores expande malha viária no Nortão
Associação avança com pavimentação da MT-422
Geral | 28 de Junho de 2021 as 12h 35min
Fonte: Jamerson Miléski

A “Era Blairo Maggi” dos grandes consórcios com produtores passou, mas a parceria entre o governo do Estado e agricultores continua rendendo estradas pavimentadas no Norte de Mato Grosso.
Completando 18 anos de existência, a Abrajas (Associação dos Beneficiários da Rodovia João Adão Scheeren), mantém o consagrado modelo de parceria público-privada com o setor produtivo que faz o asfalto chegar na lavoura.
Nesse momento a associação conduz o projeto de pavimentação na MT-422, no município de Santa Carmem, entre o Rio Tartaruga e o local conhecido como Sete Placas. O trecho de 40 km começou a ser pavimentado em junho do ano passado, quando foram cobertos 5 km.
Na semana passada, a estrada de terra voltou a ser coberta. Uma equipe de trabalho fez a imprimação da via, que deve receber a capa asfáltica esta semana. “As galerias de drenagem e os bueiros estão todos prontos no trecho de 40km. Nossa expectativa é de que até setembro desse ano [quando começam as chuvas], teremos mais 25km da rodovia pavimentados”, revelou o presidente da Associação, Agenor Pelissa.
A conclusão deve ocorrer em 2022, após o período das chuvas. A obra está orçada em R$ 35 milhões e é executada por uma empreiteira contratada. Desse valor, 84% é bancado pelo Governo do Estado. Os 16% restante vem dos produtores rurais da região. “A contribuição que a Associação pede é que cada produtor beneficiado pela via doe o equivalente a uma saca de soja por hectare de lavoura aberta. Já os recursos do Estado vem do Fethab, um fundo abastecido pelo agronegócio e que tem como função promover a melhoria da malha viária”, acrescentou Pelissa.
Mais do que ajudar a pagar a conta, a Associação provocou essa obra. Criada em 2003, a Abrajas surgiu com o propósito de pavimentar a MT-140, no trecho entre Sinop a Santa Carmem (36km), e seguir na MT-422 até o Rio Tartaruga (38km). Em 2008 a associação cumpriu sua missão, concluindo a obra.
Ao invés de dissolver a associação, a diretoria decidiu manter a Abrajas ativa e pleitear uma nova parceria para estender a pavimentação. A meta era seguir o caminho a partir do Rio Tartaruga até a Sete Placas.
Depois de 3 diferentes governos, a associação recebe uma sinalização positiva em 2019, já na gestão Mauro Mendes. A orientação do Estado era para que a associação fizesse o projeto de pavimentação, o que facilitaria a aprovação. “O Fethab tinha recursos, o problema é que o Estado não tinha projetos”, lembrou Pelissa.
Através da Associação, os produtores desembolsaram R$ 780 mil para contratar o projeto. O documento foi recepcionado pelo vice-governador Otaviano Pivetta e o processo andou.
Agora a associação se prepara para uma nova etapa, assim que a pavimentação até as Sete Placas for concluída. A ideia é seguir o caminho até a conecção com a MT-423, onde a malha viária se interliga os municípios de Claudia e União do Sul. “Com mais esse trecho teríamos uma malha viária ramificada, excelente para escoar a safra”, pontuou Pelissa.
Nesse novo trecho, ainda em fase de projeto, não há previsão de valores ou prazo de execução. A associação já tem a sinalização positiva do Estado para uma nova parceria.
Notícias dos Poderes
Primeira parceria de negócios da MT CONSTRUIR em Sinop é firmada logo na abertura da feira
18 de Setembro de 2025 as 07h41Homem morre após levar descarga elétrica em Sinop
17 de Setembro de 2025 as 22h07Cervejas brasileiras ficam entre as melhores do mundo em competição internacional; veja quais
O European Beer Star, sediado na Alemanha, é considerado um dos concursos cervejeiros mais prestigiados do mundo
18 de Setembro de 2025 as 07h14SES e TCE reúnem gestores e profissionais de saúde em encontro para debater prevenção ao suicídio
Evento foi realizado nesta quarta-feira (17), com o objetivo de debater melhorias e soluções para a área da saúde mental em Mato Grosso
17 de Setembro de 2025 as 17h22Vice-prefeito articula com ministro novas UBSs para fortalecer rede da atenção primária de Sinop
17 de Setembro de 2025 as 15h47Bolsonaro está com câncer de pele, diz médico
17 de Setembro de 2025 as 15h27Prefeito sanciona lei que proíbe atletas trans em competições esportivas femininas em Cuiabá
17 de Setembro de 2025 as 15h09Aluno de 12 anos de escola militar morre após parada cardíaca
Ele passou mal e foi levado ao Hospital Regional, mas não resistiu e morreu em Alta Floresta
17 de Setembro de 2025 as 12h36