SEFAZ orienta
Parcela do IPVA em atraso acarreta no cancelamento do parcelamento
Motoristas devem ficar atentos e quitar as parcelas dentro da data de vencimento
Geral | 09 de Julho de 2024 as 09h 08min
Fonte: Lorrana Carvalho - Sefaz-MT

A Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz-MT) alerta os proprietários de veículos sobre a importância de quitar as parcelas do IPVA 2024 dentro do prazo de vencimento. O atraso no pagamento resulta no cancelamento do parcelamento atual e o contribuinte terá que fazer uma nova negociação, sujeita a acréscimos legais e penalidades.
Para os casos de atraso, o contribuinte poderá pagar o saldo devedor do IPVA à vista ou parcelado em até seis vezes. As parcelas serão consecutivas e calculadas mensalmente, considerando o valor mínimo de 25% de uma Unidade Padrão Fiscal (UPF-MT).
O contribuinte que está com o IPVA atrasado e deseja regularizar a situação deve acessar o site da Sefaz (www.sefaz.mt.gov.br), clicar no banner IPVA e informar o número da placa e o Renavam, que se encontram no documento do veículo, o CRLV (Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo). Ao acessar o sistema, o proprietário do veículo também poderá consultar informações como possíveis débitos pendentes e parcelamentos.
Os débitos relativos ao IPVA deverão ser pagos mediante a apresentação do documento de arrecadação em uma das seguintes instituições financeiras: Banco do Brasil e correspondente bancário, SICREDI, BANCOOB, Bradesco e correspondente bancário, Itaú, PRIMACREDI e Santander.
A Sefaz-MT reforça a importância de manter o pagamento do IPVA em dia para evitar complicações financeiras e legais. Débitos vencidos e não pagos são encaminhados para a Procuradoria Geral do Estado (PGE) para inscrição em dívida ativa em até 180 dias após o vencimento. Mesmo após a inscrição, continuam sendo aplicados juros. Além disso, há a cobrança do FUNJUS e possíveis custas de cobrança extrajudicial, nos casos de protesto.
Além do aumento nas despesas, o não pagamento do IPVA impede o contribuinte de realizar o licenciamento do veículo.
IPVA 2024
Em 2024, o IPVA foi negociado em maio com duas opções de pagamento: à vista, com desconto de 10%, ou parcelado em até oito vezes, sem juros. As parcelas são mensais e sucessivas, devendo ser quitadas sempre no último dia útil de cada mês.
O valor do IPVA é calculado sobre os preços médios de mercado do automóvel usado (valor venal), multiplicado por sua alíquota. O valor de mercado é avaliado pela tabela da FIPE, contratada para apurar a base de cálculo do imposto. Para veículos novos, a base de cálculo é o valor total descrito na Nota Fiscal de aquisição.
Notícias dos Poderes
Turbina da UHE Sinop volta a produzir energia
Usina estava operando com 50% da capacidade instalada há 120 dias
04 de Setembro de 2025 as 14h47Filho de ex-prefeito de Nobres é identificado como vítima de queda de prédio em Cuiabá
04 de Setembro de 2025 as 14h25Avião cai durante pouso forçado após falha no motor e deixa três pessoas feridas em MT
04 de Setembro de 2025 as 14h17Trabalhador de 24 anos morre tentando apagar fogo em lavoura na zona rural do Estado
04 de Setembro de 2025 as 09h45Lagartixas fazem Oficial de Justiça desistir de intimar suspeito com lesão cerebral em SP
Lagartixa impediu intimação de suspeito de receptação após Oficial de Justiça alegar “risco de insalubridade” no local
03 de Setembro de 2025 as 20h42Empresário deixa herança para Neymar em testamento registrado em cartório de Porto Alegre; gaúcho é solteiro e sem filhos
Empresário gaúcho deixa fortuna ao jogador em testamento
03 de Setembro de 2025 as 20h35Maior iceberg do mundo está se desfazendo muito rápido, dizem cientistas
Mudanças climáticas, como o aquecimento da água do oceano, estão provocando modificações alarmantes nas massas de gelo da Antártida
03 de Setembro de 2025 as 20h05