Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Segunda Feira 04 de Julho de 2022

Menu

Geral

Parar em fila dupla é crime de trânsito, alerta secretaria de Sinop

Em caso de acidente, o prejuízo do conserto pode ficar para o infrator do trânsito

Evite acidentes | 27 de Outubro de 2021 as 16h 40min

Estacionar ou parar veículo em fila dupla para embarque ou desembarque de passageiros é uma atitude perigosa que pode resultar em acidentes graves. Quem faz o alerta é a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes Urbanos de Sinop. A prática é bastante comum em frente às escolas da cidade, principalmente nos horários de chegada e saída de alunos.

Além de evidenciar riscos de acidentes entre veículos, a atitude indica perigo ainda maior para o passageiro no momento em que tenta um embarque ou desembarque. O diretor do Departamento de Educação para o Trânsito, Benhur Carvalho, informou que entre as ocorrências, a mais comum é uma colisão traseira entre carros e elenca alguns prejuízos que traz à circulação na via.

“Parar ou estacionar em fila dupla tira o direito de circulação do condutor que possui o direito de ir e vir conforme determina a constituição federal. Além de aumentar a falta de educação e comprometimento do condutor para um trânsito mais seguro, provoca congestionamentos no local e aumenta a possibilidade de acidentes”, explicou.

Em caso de acidente, o prejuízo do conserto pode ficar para o infrator do trânsito. Carvalho explica que se a colisão ocorrer em decorrência de uma “saída” da fila dupla, todo o prejuízo deverá ser arcado por quem provocou o acidente, neste caso pelo motorista que estava na fila dupla.

A secretaria lembra que a atitude é crime de trânsito, classificado como infração grave pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em seu artigo 181, e, determina multa no valor de R$ 195,23 para o infrator.

“Desde o início do ano estamos trabalhando com o foco na segurança no trânsito de Sinop. O maior índice ocorre devido a desobediência às leis de trânsito. As equipes da Guarda Civil estão nas ruas diariamente aconselhando, orientando e fiscalizando essas práticas, mas contamos com o apoio da sociedade em colocar em prática as aulas de trânsito que receberam durante o processo de retirada da CNH”, finalizou o secretário da pasta, major Joubert Sacramento.