Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 22 de Maio de 2025

Menu

Fé renovada

Papa Francisco nomeia novo bispo de Sinop

Dom Canísio Klaus sucede o bispo Dom Gentil Delazari na diocese

Geral | 20 de Janeiro de 2016 as 10h 43min
Fonte: Jamerson Miléski

A igreja católica tem um novo líder no Norte de Mato Grosso. Nomeado pelo Papa Francisco nesta quarta-feira (20), o bispo Dom Canísio Klaus é o novo regente da diocese de Sinop. Ele substitui o bispo Dom Gentil Delazari, que ocupa o posto desde o ano de 1995. Dom Gentil foi nomeado Bispo Emérito desde seu aniversário.

Dom Canísio é o terceiro bispo da cidade de Sinop. O primeiro foi Dom Henrique Froehlich (1982-1995). O novo líder religioso foi transferido da diocese de Santa Cruz do Sul (RS), onde estava desde 2010. Antes disso foi bispo na diocese de Diamantino (MT).

Dom Canísio é gaúcho, nascido na cidade de Arroio do Meio e está com 65 anos. É o sexto filho de uma família com sete irmãos. Dom Canísio cursou o ensino fundamental no Seminário Menor Sagrado Coração de Jesus na cidade de Arroio do Meio, de 1960 a 1969, posteriormente o ensino médio no Seminário São João Batista, em Santa Cruz do Sul, de 1970 a 1972. Em 1973 ingressou no Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição, em Viamão, inicialmente na faculdade de Filosofia que concluiu em 1976.

Cursou a faculdade de Teologia no Seminário Maior de Viamão e aos 28 anos foi ordenado sacerdote em sua cidade natal

Durante seu sacerdócio exerceu as seguintes funções: pároco em diversas paróquias da Diocese de Santa Cruz do Sul; diretor espiritual e reitor do Seminário de Arroio do Meio; coordenador diocesano de pastoral; membro do conselho presbiteral e do colégio de consultores; por dez anos foi missionário no Mato Grosso na Diocese de Sinop onde foi pároco da paróquia Nossa Senhora do Rosário na cidade de Guarantã do Norte.

Klaus foi nomeado Bispo em 1998 pelo Papa João Paulo II. De 2003 a 2006 foi membro do Conselho Permanente de Pastoral da CNBB.