Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Domingo 03 de Março de 2024

Menu

Nomeação

Papa Francisco aceita renúncia de bispo em município de MT e nomeia novo sacerdote

O padre Paulo Renato Fernandes Gonçalves foi nomeado como o novo bispo da diocese de Barra do Garças

Geral | 19 de Outubro de 2023 as 07h 53min
Fonte: Redação G1-MT

Foto: Reprodução

O Papa Francisco aceitou, nesta quarta-feira (18), o pedido de renúncia do padre Dom Protógenes Jose Luft e nomeou o Paulo Renato Fernandes Gonçalves como o novo bispo da diocese de Barra do Garças, 

O sacerdote Paulo Renato fez parte do clero da diocese de São José dos Campos (SP) e, até o momento, atuava como administrador paroquial em Jacareí (SP).

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou saudação a Paulo Renato e agradecimento ao Dom Protógenes José Luft. "Recebemos com alegria a notícia de sua nomeação como terceiro bispo para a diocese de Barra do Garças."

Em uma carta publicada pela diocese do município, o novo bispo agradece a nomeação e afirma que se empenhará para continuar o legado deixado por Dom Protógenes.

 

Novo bispo

O padre Paulo Renato Fernandes Gonçalves de Campos nasceu em 11 de janeiro de 1973, em São Paulo (SP). Entrou para o seminário da diocese de São José dos Campos (SP). Cursou Filosofia no Instituto de Filosofia Santa Teresinha da diocese de São José dos Campos e Teologia no Instituto Teológico Sagrado Coração de Jesus da Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus (Dehonianos) em Taubaté, também no Estado de São Paulo. O curso de Teologia é certificado pela PUC Rio.

Em 20 de março 2004, recebeu a ordenação presbiteral e desempenhou as seguintes funções: vigário paroquial, administrador paroquial, pároco, coordenador diocesano de Pastoral, membro da equipe Formadora do Seminário.

Obteve o Mestrado em Teologia Fundamental pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, de 2010 a 2012, e o Master in Business Administration (MBA), em Relações Institucionais pelo Ibmec-Brasília, de 2021 a 2022.

Lecionou na Escola Diocesana de Teologia para Leigos e Leigas, Escola Diaconal, Faculdade Católica de São José dos Campos e Faculdade Dehoniana. Foi ainda membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores.

Acompanhou o Grupo Executivo Nacional do Movimento de Cursilhos de Cristandade (GEN/MCC) e foi Sacerdote Conselheiro Espiritual da Super Região Brasil do Movimento das Equipes de Nossa Senhora (SCE SRB/ENS), colaborando ainda com a Equipe Responsável Internacional (ERI/ENS).

De 2016 a 2023, foi assessor de Relações Institucionais e Governamentais da CNBB em Brasília (DF). Desde julho de 2023, é administrador paroquial da paróquia São João Batista em Jacareí, diocese de São José dos Campos (SP).