Artigo
Pantanal está de luto
Geral | 18 de Novembro de 2023 as 20h 01min
Fonte: Carla Helena Grings Sabo Mendes
O Pantanal está em luto. Morreram nos últimos dias, milhares de animais silvestres decorrentes dos incêndios que acometem a região do Pantanal mato-grossense e sul mato-grossense.
Foram encontradas diversas espécies que morreram queimadas e intoxicadas devido as fumaças e pelas altas temperaturas. Entres eles, se destacam os animais vertebrados, incluindo mamíferos, répteis e aves, entre outros que não conseguiram fugir do fogo. A flora e a fauna do Pantanal se encontram em LUTO.
É lamentável tal situação, mais grave ainda, é saber que Cuiabá/Mato Grosso não possui sequer um hospital especializado em atendimento para animais silvestres.
Para onde e o que está sendo feito com os animais que sofreram queimaduras? Pasmem, eutanásia para abreviar o sofrimento de animais afetados pelo fogo e seca são comuns no dia a dia dos profissionais de resgate.
Por que MT ainda não possui um hospital veterinário para tratar animais silvestres? O Pantanal é um bioma extremamente rico quando se refere a fauna brasileira, abrigando grande parte dos animais existentes no Brasil.
Tal fato ocorre, devido ao Pantanal sofrer influência de três grandes biomas brasileiros: Floresta Amazônica, Cerrado e Mata Atlântica, possuindo ainda algumas áreas com resquícios da Caatinga. Também conhecido como reino das águas, o Pantanal abriga 263 espécies de peixes, 122 de mamíferos, 93 de répteis, 656 de aves e 1.032 de borboletas.
Após pesquisa no google tive conhecimento que em 30/08/2020 foi inaugurado um Posto de Atendimento a Animais Silvestres (PAEAS), localizado no quilometro 17 da rodovia Transpantaneira, que liga Poconé a Porte Jofre, se utilizando da infraestrutura do Posto Fiscal da rodovia, a qual conta com uma médica veterinária e o apoio do Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA), Corpo de Bombeiro Militar (CBMMT), Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e voluntários, conforme informações do site da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Estado de Mato Grosso. No ano de 2020 foram destruídos pelo fogo, 4,5 milhões de hectares e quase 17 milhões de vertebrados e até hoje podem ser encontradas árvores queimadas ao lado de vegetações novas.
Todo ano esta novela se repete e por que até hoje não estamos preparamos para enfrentar este período de seca e altíssimas temperaturas? O Observatório Europeu Copernicus (Serviço do Centro Comum de Investigação da Comissão Europeia) já havia anunciado que provavelmente o ano de 2023, seria o ano mais quente da história.
O Pantanal é considerado pela Unesco, Patrimônio Natural e Reserva da Biosfera Mundial. Já as Nações Unidas, reconhece o Pantanal como Patrimônio Natural da Humanidade. É nossa obrigação cuidar e preservar este santuário para as futuras gerações, sendo de suma importância, que as autoridades competentes fiquem atentas de modo permanente, para que vidas sejam preservadas e voltem a reinar no Pantanal.
Carla Helena Grings Sabo Mendes, advogada, Especialista em Direito Agroambiental pela UFMT e Mestranda em Ciências Jurídicas e Politicas pela UPT - Universidade Portucalense – Infante D. Henrique, Porto - Portugal
Notícias dos Poderes
Cerca de 1,4 mil empresas participantes dos programas de benefício fiscal do Estado devem regularizar documentos
Governo suspendeu Prodeic, Proder e Proalmat das empresas que não apresentaram o Relatório de Monitoramento Anual
11 de Novembro de 2024 as 10h39Secretaria de obras intensifica limpeza de avenidas com corte de grama e poda de árvores
11 de Novembro de 2024 as 10h27Cadastro Único fará novos mutirões de atualização cadastral durante este mês; confira as regiões
11 de Novembro de 2024 as 10h25Motorista morre em tombamento de carreta na BR-364
No segundo acidente, a vítima ficou presa às ferragens.
11 de Novembro de 2024 as 08h36Polícia conclui que filho atropelou a própria mãe com a intenção de matá-la no RJ
Segundo o delegado responsável pelas investigações do caso, a Justiça aceitou a denúncia do MP contra o estudante de medicina Carlos Eduardo Tavares de Aquino, de 32 anos
10 de Novembro de 2024 as 17h06Com fones de ouvido, filho não percebe que pais se mataram durante briga na cozinha de casa
Menor só encontrou o casal morto, em casa nos EUA, bem depois dos ataque a tiros e facadas
11 de Novembro de 2024 as 08h04Nenhum deputado de MT se manifestou ainda sobre a PEC 6×1
O texto prevê uma revisão na CLT para abolir a escala de trabalho 6×1, na qual um funcionário precisa trabalhar seis dias durante a semana para ter direito a um dia de folga
11 de Novembro de 2024 as 07h15