Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Domingo 03 de Julho de 2022

Menu

Geral

Palestra esclarece dúvidas quanto a importação e exportação profissional

Globalização | 27 de Outubro de 2021 as 16h 00min
Fonte: Assessoria Sindusmad

Foto: Assessoria

A palestra “Exportação e Importação profissional", promovida pelo Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso (Sindusmad), teve como objetivo trazer aos participantes o processo completo para ingressar neste mercado global, os caminhos para internacionalizar uma empresa e os benefícios da importação que promete lucros, ampliar o número de fornecedores, garantia de produtos e personalização internacional da marca. O evento foi realizado de forma gratuita, no Pavilhão Nereu Pasini. A palestra foi ministrada pelo consultor de Comércio Exterior Marcos Timótio.

O desafio do evento era elucidar o processo completo de importação e exportação, desde a habilitação da empresa, certificados e documentação necessária, negociação com fornecedor, logística até a chegada deste produto. Para o palestrante Marcos Timótio, o objetivo foi alcançado. "Eu acredito que conseguiram chegar neste entendimento. Houve uma participação ativa de cada um dos associados, que demonstraram interesse e também a necessidade de preencher esta lacuna de querer importar e preparar a documentação. É o início de bons negócios", ressaltou.

Apesar de existir a burocratização na documentação necessária tanto para importar quanto para exportar, o empresário associado e diretor do Sindusmad Dayton Cristiano Galino se mostrou interessado no processo e acredita que este seja o caminho do setor de base florestal. “Palestra foi muito boa, e o setor está crescendo muito e a importação e exportação é a tendência, tudo está se voltando para este mercado, quem não mexe tem o interesse nesta demanda. O Sindusmad está de parabéns em apoiar as causas do setor”, destacou.

O presidente do Sindusmad Wilson Volkweis reforçou o papel do sindicato em proporcionar esses encontros e oportunizar novas perspectivas de mercados para os associados. “Estamos na busca de trazer novidades, tendências, tecnologias e soluções, a fim de aumentar as vendas, ampliar os negócios, isto é, trazer ferramentas e principalmente conhecimento ao associado mantê-lo atualizado e competitivo no mercado”, enfatizou.