Sinop
Pais e alunos da Escola Pissinati pedem apoio da prefeitura
Representantes expuseram aos gestores situação vivida por alunos e profissionais da unidade
Geral | 03 de Abril de 2019 as 09h 23min
Fonte: Assessoria

A prefeita de Sinop, Rosana Martinelli, e o vice-prefeito, Gilson de Oliveira, receberam, na tarde desta terça-feira (02), um grupo de pais, estudantes e funcionários da Escola Estadual Olímpio João Pissinati Guerra. Representantes da instituição expuseram aos gestores a preocupação com a segurança de alunos e servidores daquela unidade diante de um quadro recente de ameaça praticado por uma mulher que, na última semana, tentou invadir o estabelecimento portando um facão. Desde a sexta-feira (29), as aulas no local foram suspensas mediante decisão por assembleia geral.
Durante o encontro no Paço Municipal, pais solicitaram à prefeita o apoio do município e a interlocução com os agentes públicos necessários e que possam atuar neste caso. A intenção é, de um lado, dar segurança aos alunos e profissionais, bem como, normalizar as aulas naquela unidade. Rosana Martinelli lembrou que o caso em questão já é acompanhado pelo município, por meio do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), uma vez que se trata, a autora das ameaças, de uma paciente diagnosticada com esquizofrenia crônica irreversível e que é assistida pela Rede Municipal de Saúde.
Aos pais, Rosana Martinelli confirmou que o município fará, dentro de suas possibilidades, o diálogo com as partes responsáveis no sentido de se buscar a normalidade das atividades pedagógicas naquele local. A gestora frisou que a mulher chegou a ser encaminhada para um centro de apoio em Sinop, na última semana. Porém, pelo local não trabalhar com internação compulsória, isto é, contra a vontade do paciente, a mulher voltou para a casa onde vive e que está localizada a poucos metros de distância da escola estadual.
“É um caso preocupante, alarmante diante do fato acontecido. Nós pedimos uma segurança policial para a Polícia Militar para que encaminhe e dê segurança para esse colégio até que se resolva a situação dessa paciente. Provavelmente, ela deve, o mais rápido possível, ser encaminhada para uma internação para que possa ser tratada. Realmente, ela precisa de ajuda, ela precisa de tratamento e é isso que nós vamos estar pedindo para toda a junta médica que avalie o caso para que a gente chegue a uma solução”, disse Rosana Martinelli.
A fala da gestora faz referência a duas situações: a primeira delas quanto à realização de uma nova avaliação da mulher por uma junta médica; a segunda, mediante o estado clínico da paciente e, em caso de internação, que ela possa ser encaminhada a um local apropriado para o tratamento de distúrbios psicológicos. Em Mato Grosso, por exemplo, a capital Cuiabá dispõe do Centro Integrado de Assistência Psicossocial Adauto Botelho.
Mãe de uma estudante da Escola Pissinati, Priscila Rafaeli avaliou como positiva a reunião. “[A paciente] está precisando de ajuda e, automaticamente, ela ameaça a todos. Junto com a prefeita, foi decidido que será feito o melhor para ajudar e vai manter uma segurança especial no nosso colégio”, pontuou.
Paciente x Acompanhamento
Na tarde de sexta-feira (29), por meio de uma Ordem Judicial, a paciente foi regulada no Estado para um hospital psiquiatra disponível. De acordo com a coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Amanda Machado Maciel, a mulher frequenta o Centro para realizar consultas periódicas, porém, recusa-se a participar de ações promovidas para os usuários.
Ainda segundo a coordenadora, a paciente é uma pessoa sozinha e, por conta disso, não há ninguém que possa verificar se ela toma os medicamentos, fornecidos pelo CAPS, corretamente. A unidade já tentou contato com os familiares da paciente, mas não obteve êxito.
Notícias dos Poderes
Universitária de 20 anos morre 10 dias após cirurgia plástica em Cuiabá
15 de Julho de 2025 as 21h51Consumo global de carne deve aumentar 47,9 milhões de toneladas no próximos 10 anos
Em média, o consumo per capita anual deve crescer 0,9 kg por pessoa por ano, segundo relatório da OCDE-FAO
15 de Julho de 2025 as 17h42TJ indica quatro juízes para substituírem afastados por PAD
15 de Julho de 2025 as 15h43Corpo de Bombeiros já atuou em 20 mil ocorrências de atendimento pré-hospitalar em MT
Os dados são de janeiro e junho e demonstram a crescente demanda pela prestação do serviço no Estado
15 de Julho de 2025 as 15h40Herói anônimo que cansou de esperar pelo IBAMA e salvou baleia em SC pode ser punido
Vídeo registra resgate de baleia-franca presa por três dias em rede de pesca em Palhoça (SC). Animal foi libertado com segurança após monitoramento
15 de Julho de 2025 as 15h30MT prevê receita de quase R$ 40 bi e renúncia fiscal de R$ 11 bilhões; servidores terão RGA de 4,56%
15 de Julho de 2025 as 14h57Requisitos para novas unidades de preservação ambiental em MT são questionados no STF
Argumento da PGR é de que regras do estado ofendem direito constitucional ao meio ambiente ecologicamente equilibrado
15 de Julho de 2025 as 12h20