Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quarta Feira 17 de Abril de 2024

Menu

Novo Golpe

OAB Sinop emite alerta para advogados

Novos casos de golpes realizados com clientes de escritórios de advocacia são registrados e OAB Sinop emite alerta

Geral | 06 de Fevereiro de 2024 as 10h 48min
Fonte: Fernando Sales – OAB Sinop

Foto: Assessoria OAB Sinop

A Ordem dos Advogados do Brasil - 6ª Subseção de Sinop emite novo alerta à comunidade sobre uma série de golpes que têm preocupado escritórios de advocacia e seus clientes. Recentemente, a Diretoria da OAB Sinop recebeu relatos de novas práticas fraudulentas que visam ludibriar pessoas através de mensagens no WhatsApp, utilizando o nome e o slogan de escritórios locais de advocacia.

Os criminosos se passam por advogados legítimos e solicitam o pagamento de taxas de atualização de certidões ou desbloqueio, alegando a necessidade imediata para liberar valores provenientes de processos judiciais. Durante o contato, os golpistas conseguem obter informações dos processos, conferindo uma falsa sensação de credibilidade para as vítimas.

“Estamos com o IP em andamento em Cuiabá, onde centralizaram todas os boletins e informações que nós presidentes de subseções mandamos sobre esses casos. Essa semana mesmo cobramos a Seccional sobre o andamento do IP. Pedimos também aos colegas que denunciem e orientem seus clientes, isso é fundamental para combater essas práticas criminosas e proteger a comunidade contra futuros golpes”, informou a presidente da OAB Sinop, Xênia Guerra.

É importante ressaltar que as vítimas desse golpe geralmente possuem processos relacionados ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ou ações de indenização na justiça estadual. Os golpistas têm se destacado na capacidade de acessar facilmente essas informações na internet, tornando essencial que todos estejam alertas.

A OAB Sinop orienta os advogados a comunicarem imediatamente seus clientes sobre esse tipo de golpe e a recomendarem cautela em qualquer comunicação ou solicitação de pagamento fora do padrão. Em caso de suspeita, é preferível buscar o contato pessoal com o advogado ou realizar uma videoconferência para confirmar a veracidade das informações.