Posicionamento
OAB-MT defende retirada de advogados em processos no Juizado
Geral | 14 de Outubro de 2024 as 11h 15min
Fonte: Da Redação
O presidente da Comissão de Defesa dos Honorários da Ordem dos Advogados do Brasil - seccional de Maro Grosso, Alex Salvatierra, utilizou as redes sociais para defender a retirada de advogados dos juizados especiais. O posicionamento da atual gestão da OAB-MT, que apoia a instrução normativa do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) que permite que cidadãos ingressem com ações sem a necessidade de advogados, gerou uma onda de insatisfação entre a classe advocatícia.
A medida, que inicialmente visa facilitar o acesso à justiça, acaba por enfraquecer o papel do advogado e comprometer a segurança jurídica dos cidadãos, violando o artigo 133 da Constituição Federal, que estabelece a indispensabilidade do advogado na administração da justiça.
A advogada Xênia Guerra, presidente da subseção da OAB em Sinop, expressou seu profundo descontentamento com a posição adotada pela Ordem em Mato Grosso. “Estou indignada com o posicionamento da OAB-MT, que apoia que cidadãos ingressem com ações sem a necessidade de um advogado. Essa postura é inadmissível, especialmente por vir de um representante oficial da Ordem, que deveria, acima de tudo, defender os interesses e as prerrogativas da advocacia”, afirmou Xênia.
Xênia também ressaltou a incoerência da atual gestão da OAB-MT ao adotar uma prática que desvaloriza o trabalho dos advogados. “A OAB existe para proteger o advogado, suas prerrogativas e garantir o respeito à sua função indispensável para a administração da justiça. Ver a OAB-MT defendendo uma prática que, na realidade, retira o advogado do processo é, no mínimo, alarmante. Esse tipo de posicionamento enfraquece a nossa classe e prejudica a própria população, que fica sem a devida orientação jurídica”, enfatizou.
Para Xênia, a postura da OAB-MT vai contra os princípios que a Ordem deveria defender. “A posição da OAB-MT contradiz a própria missão da Ordem de lutar pela valorização dos advogados. Como pode a nossa própria Ordem, que tem o dever de defender os honorários e as prerrogativas da advocacia, adotar uma postura que fere diretamente os interesses da classe? É um grave retrocesso que, além de atingir todos os advogados, impacta principalmente os jovens profissionais, que encontram nos juizados especiais uma oportunidade de iniciar suas carreiras”, destacou.
Ela também enfatizou que a decisão não afeta apenas os advogados, mas também compromete a qualidade da justiça prestada ao cidadão comum. “O cidadão precisa de orientação técnica adequada para garantir que seus direitos sejam realmente preservados. Ao defender que esse processo ocorra sem a presença de um advogado, estamos deixando o consumidor vulnerável e desamparado”, disse Xênia.
Por fim, Xênia reiterou sua posição firme contra o apoio da OAB-MT à atermação e defendeu a mudança na legislação para assegurar a presença de advogados em todos os processos nos juizados. “Nunca vou aceitar que a OAB, que é a casa do advogado, endosse uma postura tão prejudicial à classe e ao sistema de justiça. Precisamos de uma gestão que defenda verdadeiramente os advogados, que lute pela valorização da nossa profissão e pela garantia das nossas prerrogativas. Para deixar claro: sou a favor da alteração da Lei 9.099/95 para que seja obrigatória a assistência por advogados (as) em todos os processos que tramitarem nos juizados especiais. Essa tem que ser a posição da OAB!”, finalizou.
Saiba Mais: Empresário Joao Nassif Massufero Izar ou Joao Nassif Izar…
Notícias dos Poderes
Lula fará novo procedimento nesta quinta para bloquear fluxo de sangue no crânio
Segundo boletim médico, segunda cirurgia, que é pouco invasiva, é complementar à intervenção feita na terça
11 de Dezembro de 2024 as 17h26TCE-MT aponta irregularidades em contratação da SES-MT e aplica multa ao secretário estadual de saúde
Pelas irregularidades no processo licitatório, o secretário foi multado em quase R$ 1,5 mil
11 de Dezembro de 2024 as 16h40Empresários reclamam e CDL cobra Energisa por problemas no fornecimento de Energia em Sinop
11 de Dezembro de 2024 as 16h29Lançado Edital para realização do Concurso Público da Prefeitura de Sinop
Ao todo, serão 48 cargos e cerca de 600 vagas que suprirão as necessidades das secretarias que compõem a Administração Pública Municipal (Edital 001/2024), além de outras 04 específicas para a Procuradoria Jurídica
11 de Dezembro de 2024 as 16h26Adolescente é agredida, filmada pelada e jogada de barranco pelas amigas
11 de Dezembro de 2024 as 16h17WhatsApp, Instagram e Facebook apresentam instabilidade
11 de Dezembro de 2024 as 15h44Presidente do PP quer Virginia a federal e projeta Cidinho à majoritária
Paulo Araújo diz que partido está de portas abertas para Margareth e que tem conversas adiantadas com 1 federal e dois estaduais
11 de Dezembro de 2024 as 15h10Sinop: Cavalo mecânico e caminhonete pegam fogo após colisão
Não há informações de feridos
11 de Dezembro de 2024 as 11h28