Sinop
O que fazer quando tem abelhas próximo de casa
Na época de seca as abelhas ficam mais agressivas
Geral | 06 de Agosto de 2018 as 18h 03min
Fonte: Geovanna Klaus

Durante o período de seca em Sinop e no Norte de Mato Grosso, é normal abelhas aparecerem pela área urbana, próximo de casas. Enxames grandes são perigosos e não se dissiparão sozinhos. A recomendação dos especialistas é “nunca mexer nas abelhas”. É o que explica o gerente agropecuário da secretaria de Desenvolvimento Econômico de Sinop, Beno Kaiser. A melhor coisa que uma pessoa pode fazer quando uma colmeia invadiu sua casa é ligar para o Corpo de Bombeiros.
Não, o bombeiro não é treinado para remover abelhas. Mas eles possuem uma boa lista de contatos de quem vive de manipular esses insetos. Os bombeiros em Sinop possuem uma relação dos apicultores locais. São eles que fazem esse serviço de remoção de colmeias.
O apicultor vai até o local e faz uma avalição. Dependendo de cada situação, pode ser cobrada uma taxa para cobrir os custos. Na maioria das vezes os enxames são externos (árvores) e não há custo. O tempo para serem retiradas as abelhas do local é variado em função da localização, tamanho do enxame, idade e se já tem favos. Conforme Beno Kaiser, é aconselhável fazer a retirada ao escurecer, horário em que as abelhas estão menos violentas.
Os apicultores isolam essas abelhas, que serão transportadas até um local seguro, onde darão origem a uma nova colmeia comercial – que será usada para produzir mel. Segundo Beno, em média 50 enxames são registrados no perímetro urbano de Sinop.
As abelhas não atacam aleatoriamente. Pode ser uma criança que joga uma pedra, um galho que cai sobre um ninho. Qualquer perturbação faz com que elas ataquem as pessoas e animais que estão por perto. Somente uma espécie de abelhas faz esse ataque com ferroadas. A Apis Mellifera. As espécies nativas não tem esse comportamento. “A Apis são muito defensivas, quando tem mel no estoque, são mais ainda”, relatou Beno.
Apesar dos riscos, as abelhas são fundamentais para o ecossistema. Cerca de 90% das plantas, dependem delas para a reprodução. Além disso, existe um aproveitamento comercial em torno desses insetos. Em Sinop são 60 apicultores profissionais que manejam e comercializam mel.
Notícias dos Poderes
Caminhões com eixos suspensos vão passar por conferência
Modalidade autorizada pela ANTT leva em consideração informações do MDF-e
02 de Maio de 2025 as 18h57PF investiga movimentação de R$ 2 bilhões de lobista de MT envolvido em venda de sentenças
02 de Maio de 2025 as 14h10Acordo entre Unimed e Oncomed levanta suspeitas sobre favorecimento e conflito de interesses
02 de Maio de 2025 as 13h58Empreendedoras de Sinop apostam no mercado da ‘fofura’
Itens de papelaria que conquistam pelo designe e diversão são o foco desse novo negócio
02 de Maio de 2025 as 13h11Fim de semana será de calor com risco de temporal em MT, alerta Inmet
02 de Maio de 2025 as 11h27Idoso toma Tadalafila, sofre mal súbito e morre durante festa de santo no interior de MT
Segundo um amigo da vítima, idoso tinha marca-passo e tomou remédio para disfunção erétil antes de ir par ao evento
02 de Maio de 2025 as 11h09Maluf propõe seminário sobre políticas públicas para infância e adolescência
A iniciativa considerou os resultados de levantamento referente à Fiscalização Nacional Coordenada Projeto Infância Segura
02 de Maio de 2025 as 11h03TJ nega manobra de empresa para 'grilar' parque em MT
Organização tenta ficar com áreas no extremo norte
02 de Maio de 2025 as 08h54