Expansão urbana
O novo eixo dos condomínios de alto padrão em Sinop
Empreendimentos que empurraram a fronteira Oeste da cidade agora podem ser vistos também no eixo Leste
Geral | 21 de Fevereiro de 2024 as 17h 21min
Fonte: Jamerson Mileski

No começo dos anos 2000, um ousado produto imobiliário foi apresentado à cidade de Sinop. Era um condomínio fechado horizontal, conceito até então incomum. Em uma época que a verticalização estava restrita a um único edifício de 10 andares, o condomínio fechado horizontal se postulava a ser a opção de “alto padrão” para morar em Sinop.
O empreendimento foi implantado na Estrada Nanci, no eixo Oeste da cidade, muito fora do perímetro urbano original de Sinop. No setor imobiliário costuma-se dizer que “localização” é o primeiro fator que define um imóvel de alto padrão. Mas a distância não era o único obstáculo. A cidade estava longe de ter a infraestrutura que tem hoje. A pavimentação asfáltica chegava até a catedral. Entre o último asfalto e o “condomínio nobre” havia quase 4 quilômetros de estrada de terra: pó no período da seca, lama na época das chuvas.
Mesmo assim, o pioneirismo venceu. O empreendimento foi exitoso e ajudou a empurrar o limite urbano da cidade. Logo, na mesma região, brotaram novos empreendimentos, ainda mais complexos, elevando a régua do alto padrão. O desenvolvimento desse eixo Oeste de Sinop acabou forçando o poder público a levar a infraestrutura para comportar a nova demanda. E, pouco tempo depois, uma nova região, confinada a um único acesso por uma rodovia com 6 metros de largura, passou a ter largas avenidas que a integram à centralidade.
Por anos os condomínios horizontais de alto padrão se multiplicaram nesse setor entre o centro de Sinop e o aeroporto. Mais recentemente o mercado imobiliário que opera com esse tipo de produto vem mirando para o lado onde nasce o sol.
O novo eixo dos empreendimentos imobiliários de alto padrão em Sinop fica no Leste, ou como se diz na cidade, do outro lado da BR-163. Em fevereiro de 2024 existem 3 condomínios horizontais de alto padrão sendo implantados nesse setor da cidade – além de outros dois projetados para serem lançados em 2024 e 2025. Juntos, esses empreendimentos totalizam 2.655 lotes cercados por muros, lagos, áreas de lazer e serviços de excelência.
O primeiro condomínio fechado a mirar o eixo Leste foi o Tuim. Lançado em março de 2022, o empreendimento tem em seu interior 336 lotes e o maior lago ornamental do Brasil, com 7,5 mil metros quadrados de lamina d’água. Em 2023, um condomínio ainda maior, o Párkia Clube, com 1002 lotes, também de alto padrão. No começo de 2024, um novo lançamento, o Maranville, com 499 lotes.
Além dos 3 empreendimentos em curso, já estão sendo projetados outros dois condomínios nesse eixo Leste, que vão entregar mais 818 lotes para o mercado de topo.
O lado Oeste teve outros empreendimentos que ajudaram a promover o desenvolvimento, como o Aeroporto, faculdades e o centro de pesquisa da Embrapa. No lado Leste a fórmula é similar. Nesse novo eixo está a UFMT (Universidade Federal), uma faculdade privada e o Centro de Eventos Dante de Oliveira. Mas é o Shopping Sinop, inaugurado em outubro de 2021, o maior atrativo desse novo eixo urbano. A maior estrutura varejista da cidade deu um tom de “cidade grande” para Sinop. Isso fez com que os residenciais mais próximos shopping passassem a valer mais, justamente pela nova demanda. Para somar, em breve uma ampla estrutura hoteleira será erguida na extensão do Shopping Sinop. Por enquanto ainda está no projeto.
A logística ainda é um obstáculo para a nova região dos condomínios. Embora não haja estrada de terra, a passagem pela BR-163 pode ser morosa nos momentos de pico – problema muito similar ao início do eixo Oeste. Já estão previstas obras estruturantes na passagem urbana da rodovia federal, com mais viadutos e dispositivos diamante que facilitarão a travessia, comprovando a máxima de que a infraestrutura pública vem após a demanda.
Notícias dos Poderes
Mais de 40 deputados e senadores caem em golpe de homem que se passava por um deles
Prejuízo ultrapassou R$ 40 mil, segundo Polícia Civil. Suspeito atuava há quase um ano; ele não foi preso.
20 de Março de 2025 as 14h01Com sucesso na mobilização do público, campanha Leão Amigo do Idoso e da Criança é lançada em Sinop
20 de Março de 2025 as 13h56Pastor faturou R$ 1,5 mi por mês com extorsão a comerciantes de água mineral em Cuiabá e VG
20 de Março de 2025 as 13h39Vigia Mais MT conta com mais de 11,6 mil câmeras integradas à segurança pública em 126 municípios
Programa prevê também a instalação das câmeras por meio da assinatura de termo de cooperação com entidades jurídicas ou pessoas físicas
20 de Março de 2025 as 09h42Piloto adolescente morre em colisão frontal com carreta em MT
Adolescente pilotava motocicleta que colidiu frontalmente com veículo de carga
20 de Março de 2025 as 09h37Ladrão atira nas costas de motociclista durante assalto e notebook na mochila impede ferimento grave na vítima
Vítima de 35 anos foi abordada por cinco homens na Rua Capitão Mor Rodrigues de Almeida, no bairro Jaguara, Zona Oeste de São Paulo, nesta terça-feira (18)
20 de Março de 2025 as 07h33Prefeitura paga o preço de 2 carros para alugar 3
Veículos alugados serão utilizados como viaturas pela Guarda Municipal
19 de Março de 2025 as 17h22TCE-MT aponta direito de servidores à devolução de contribuição previdenciária cobrada indevidamente
O apontamento foi feito em revisão da Resolução de Consulta nº 35/2010, aprovada na sessão ordinária do último dia 11.
19 de Março de 2025 as 16h51