Eleições 2024
Novo município de MT terá apenas um candidato a prefeito
Atual subprefeito de Boa Esperança do Norte anunciou saída do PSDB para concorrer à chefia da nova cidade pelo MDB
Geral | 24 de Fevereiro de 2024 as 14h 34min
Fonte: Única News
Após uma intensa batalha judicial, que durou mais de 20 anos, à partir de 1º de Janeiro de 2025, o distrito de Boa Esperança do Norte (524 km de Cuiabá) será elevado à categoria de município – o 142º de Mato Grosso, E, finalmente, foram iniciadas as tratativas para sua primeira eleição de prefeito e vereadores.
Em conversas com lideranças do agronegócio, o atual sub-prefeito do distrito, Calebe Francio, anunciou sua migração do PSDB para o MDB para concorrer ao cargo de prefeito na nova cidade. Segundo Francio, a composição da chapa prevê uma aliança de consenso e, além da desfiliação do partido tucano, o líder mencionou que, atualmente, a chapa já tem 3 pretensos candidatos a vereadores.
Entre os que já anunciaram a intenção de inaugurar a futura Câmara de Vereadores, estão o atual vice-presidente da Câmara de Sorriso (397 Km de Cuiabá), Marlon Zanella (MDB); e os suplente de vereador, José Marcos Pereira, o “Marcão do Boa Esperança” e Olenil Lino dos Santos.
“Estamos formando o diretório e levantando os nomes que vão para a disputa. Mas temos 3 representantes da região, um eleito para a câmara de Sorriso e dois suplentes que têm uma experiência já”, revelou Calebe em entrevista à imprensa.
O sub-prefeito destacou ainda que está costurando uma aliança com partidos de renome, como o PL, PSDB e União Brasil.
“Temos uma linha de pensamento que quer uma candidatura única e nós temos conversado com as lideranças para começarmos com o pé direito. Mas temos muito tempo ainda pela frente, lá para abril que devemos ter essas definições”, comentou.
NOVA CIDADE
Atualmente com 7.000 habitantes em seu núcleo urbano e estimativa de outros 3 a 5 mil em sua área rural rural, o distrito de Boa Esperança do Norte chegou a ser emancipado nos anos 2000, na Assembleia legislativa de Mato Grosso (ALMT), após Projeto de Lei apresentado pelo ex-deputado estadual Nico Baracat (falecido em 2012).
Todavia, o Tribunal de Justiça do estado (TJMT) declarou inconstitucional a lei que criava o novo município após mandado de segurança impetrado pela Prefeitura de Nova Ubiratã (476 Km de Cuiabá), de onde será desmembrado 80% do território da nova cidade. Os outros 20% da área de Boa Esperança do Norte serão desmembrados da cidade de Sorriso.
VITÓRIA NO STF
No dia 6 de outubro do ano passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para criar e emancipar o 142° município de Mato Grosso, após quase duas décadas de embates no Judiciário.
Antes disso,em 29 de setembro, a Suprema Corte voltou a pauta aos debates da Casa e, sob a relatoria do ministro Luís Roberto Barroso, foi formada maioria no STF para a emancipação de Boa Esperança do Norte.
Seis ministros votaram pela emancipação: Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Rosa Weber, Cristiano Zanim, Alexandre de Moraes e Luiz Fux. Votaram contra o relator, Luis Roberto Barroso e os ministros Edson Fachin e Carmen Lúcia.
FUTURA POTÊNCIA DO AGRO
Boa Esperança do Norte é o 5.569º município brasileiro e debutará nas eleições de 2024 e nascerá com população maior que 50 cidades mato-grossenses.
Estimativas apontam que, em alguns anos, a nova cidade figure na lista das mais ricas do agro em MT, uma vez que seu território concentra grandes propriedades rurais, que são fortes na produção de grãos e atualmente pertencem a Sorriso, a “Capital do Agronegócio brasileiro”, e Nova Ubiratã, 6ª colocada no ranking da produção de grãos do país.
Notícias dos Poderes
Sema reforça fiscalização nos rios de MT durante a reta final da Piracema
Entre outubro e dezembro de 2024, foram apreendidos 278,42 kg de pescado irregular e aplicados mais de R$ 16,2 mil em multas na Baixada Cuiabana e outros cinco municípios
14 de Janeiro de 2025 as 07h00Durante encontro de empreededores, vice-prefeito busca por novos investimentos privados para Sinop
13 de Janeiro de 2025 as 16h40TJMT cria comissão para apurar pagamento de horas extras e valores do banco de horas de servidores
13 de Janeiro de 2025 as 16h34Mato Grosso terá semana de chuva intensa e risco de temporais
O norte do estado está em área de alerta para chuva persistente, que pode acumular grandes volumes em curto período, especialmente nesta segunda-feira (13.01).
13 de Janeiro de 2025 as 10h44Zanin se cala após encontro com senador do PL-MT sobre investigação de venda de sentenças
Ministro do STF e o senador Wellington Fagundes falaram sobre investigações nas quais Zanin afastou desembargadores mato-grossenses
13 de Janeiro de 2025 as 10h02Justiça condena Nubank por debitar valores inexplicados em conta de mato-grossense
13 de Janeiro de 2025 as 09h59Último dia para as inscrições do concurso público da Prefeitura de Sinop
13 de Janeiro de 2025 as 09h48PF instaurará inquérito para investigar ataque a assentamento do MST
Local foi atacado por homens armados na noite da última sexta-feira (10)
12 de Janeiro de 2025 as 19h13