Eleições 2024
Novo município de MT terá apenas um candidato a prefeito
Atual subprefeito de Boa Esperança do Norte anunciou saída do PSDB para concorrer à chefia da nova cidade pelo MDB
Geral | 24 de Fevereiro de 2024 as 14h 34min
Fonte: Única News

Após uma intensa batalha judicial, que durou mais de 20 anos, à partir de 1º de Janeiro de 2025, o distrito de Boa Esperança do Norte (524 km de Cuiabá) será elevado à categoria de município – o 142º de Mato Grosso, E, finalmente, foram iniciadas as tratativas para sua primeira eleição de prefeito e vereadores.
Em conversas com lideranças do agronegócio, o atual sub-prefeito do distrito, Calebe Francio, anunciou sua migração do PSDB para o MDB para concorrer ao cargo de prefeito na nova cidade. Segundo Francio, a composição da chapa prevê uma aliança de consenso e, além da desfiliação do partido tucano, o líder mencionou que, atualmente, a chapa já tem 3 pretensos candidatos a vereadores.
Entre os que já anunciaram a intenção de inaugurar a futura Câmara de Vereadores, estão o atual vice-presidente da Câmara de Sorriso (397 Km de Cuiabá), Marlon Zanella (MDB); e os suplente de vereador, José Marcos Pereira, o “Marcão do Boa Esperança” e Olenil Lino dos Santos.
“Estamos formando o diretório e levantando os nomes que vão para a disputa. Mas temos 3 representantes da região, um eleito para a câmara de Sorriso e dois suplentes que têm uma experiência já”, revelou Calebe em entrevista à imprensa.
O sub-prefeito destacou ainda que está costurando uma aliança com partidos de renome, como o PL, PSDB e União Brasil.
“Temos uma linha de pensamento que quer uma candidatura única e nós temos conversado com as lideranças para começarmos com o pé direito. Mas temos muito tempo ainda pela frente, lá para abril que devemos ter essas definições”, comentou.
NOVA CIDADE
Atualmente com 7.000 habitantes em seu núcleo urbano e estimativa de outros 3 a 5 mil em sua área rural rural, o distrito de Boa Esperança do Norte chegou a ser emancipado nos anos 2000, na Assembleia legislativa de Mato Grosso (ALMT), após Projeto de Lei apresentado pelo ex-deputado estadual Nico Baracat (falecido em 2012).
Todavia, o Tribunal de Justiça do estado (TJMT) declarou inconstitucional a lei que criava o novo município após mandado de segurança impetrado pela Prefeitura de Nova Ubiratã (476 Km de Cuiabá), de onde será desmembrado 80% do território da nova cidade. Os outros 20% da área de Boa Esperança do Norte serão desmembrados da cidade de Sorriso.
VITÓRIA NO STF
No dia 6 de outubro do ano passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para criar e emancipar o 142° município de Mato Grosso, após quase duas décadas de embates no Judiciário.
Antes disso,em 29 de setembro, a Suprema Corte voltou a pauta aos debates da Casa e, sob a relatoria do ministro Luís Roberto Barroso, foi formada maioria no STF para a emancipação de Boa Esperança do Norte.
Seis ministros votaram pela emancipação: Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Rosa Weber, Cristiano Zanim, Alexandre de Moraes e Luiz Fux. Votaram contra o relator, Luis Roberto Barroso e os ministros Edson Fachin e Carmen Lúcia.
FUTURA POTÊNCIA DO AGRO
Boa Esperança do Norte é o 5.569º município brasileiro e debutará nas eleições de 2024 e nascerá com população maior que 50 cidades mato-grossenses.
Estimativas apontam que, em alguns anos, a nova cidade figure na lista das mais ricas do agro em MT, uma vez que seu território concentra grandes propriedades rurais, que são fortes na produção de grãos e atualmente pertencem a Sorriso, a “Capital do Agronegócio brasileiro”, e Nova Ubiratã, 6ª colocada no ranking da produção de grãos do país.
Notícias dos Poderes
Professora morre depois de ser atacada a facadas por aluno em faculdade de Porto Velho
Suspeito foi preso em flagrante depois de ser contido por outros alunos. Juliana foi atingida com facadas nos seios e morreu antes de chegar ao hospital.
07 de Fevereiro de 2026 as 14h15Ministro diz que lobista "simulou" doença e vota para manter prisão
Defesa de Andreson de Oliveira Gonçalves busca a concessão de prisão domiciliar humanitária
07 de Fevereiro de 2026 as 10h16Com mais de 70 toneladas, eixo da roda-gigante chega ao Parque Novo Mato Grosso
Novas peças devem chegar ao empreendimento nos próximos meses. Ao todo, cerca de 80 carretas trarão materiais importados da China
07 de Fevereiro de 2026 as 08h11Influenciador Henrique Maderite morre aos 50 anos em Minas Gerais
06 de Fevereiro de 2026 as 19h04Mato Grosso terá tempestades em todas as regiões, diz Inmet
06 de Fevereiro de 2026 as 16h53Vigilante dorme com cigarro na boca, provoca incêndio e causa prejuízo milionário em Goiás
Homem inicialmente alegou ter sido rendido por assaltantes, mas investigações desmentiram essa versão
06 de Fevereiro de 2026 as 15h30Veja o que diz a PF sobre a saúde de Bolsonaro
Segundo o relatório, o ex-presidente apresenta sinais e sintomas neurológicos que aumentam o risco de novos episódios de queda, o que demanda investigação diagnóstica especializada.
06 de Fevereiro de 2026 as 14h48Servidores do Judiciário de MT não terão corte de penduricalhos com decisão do STF
Conforme a decisão, os pagamentos de verbas que não estejam previstos em lei deverão ser imediatamente suspensos no prazo de até 60 dias
06 de Fevereiro de 2026 as 12h32