Seguro obrigatório
Novo DPVAT é aprovado no Senado; veja como vai funcionar
Seguro obrigatório voltará a ser cobrado a partir do ano que vem; custo pode ser 10 vezes mais caro do que antes
Geral | 09 de Maio de 2024 as 07h 06min
Fonte: Auto Esporte

O plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (8) o projeto de lei complementar (PLP) 233/2023 que institui a volta do seguro obrigatório, conhecido como Danos Pessoais por Veículos Automotores Terrestres (DPVAT), que passa a se chamar Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito (SPVAT).
O projeto, prevê que o tributo será cobrado dos proprietários de automóveis novos e usados para pagar as indenizações por acidentes, agora vai para sanção ou veto presidencial.
Além de criar o SPVAT, o PLP 233/2023 também aumenta em R$ 15,7 bilhões o limite para as despesas da União. Durante o plenário, uma emenda que pretendia revogar a liberação do montante foi rejeitada em votação após a aprovação do texto. Outras emendas que visavam desobrigar o pagamento do SPVAT para motoristas que já têm seguros particulares também foram negadas.
A proposta foi aprovada por 41 votos a 28. Segundo Wagner, a estimativa é que o valor do novo seguro fique entre R$ 50 e R$ 60 por ano, segundo cálculo do Ministério da Fazenda. Outra mudança é que não haverá mais distinção entre motos e automóveis. Pelo novo projeto, a gestão do seguro ficará com a Caixa Econômica Federal. Cabe dizer que o licenciamento do veículo só será liberado a partir do pagamento do SPVAT, assim como a transferência em caso de venda.
Wagner defende que haverá uma redução no valor do DPVAT em relação ao passado. “Repare que, quando estava na holding de seguradoras (grupo Líder), o valor era superior a R$ 100 (para carro) e superior a R$ 200 para a moto. Portanto, havia uma gordura absurda”, declarou.
Histórico do DPVAT
Entretanto, o histórico de cobranças anuais do DPVAT para automóveis aponta que esta é uma questão relativa: em relação ao último ano de cobrança do seguro, 2020, o valor pode representar um aumento de até dez vezes. Em 2016, o seguro custava R$ 105,65 para automóveis, valor que caiu para R$ 68,10 em 2017, depois R$ 45,72 em 2018, R$ 16,21 em 2019 e R$ 5,23 em 2020. Ou seja, o último valor pago em 2020 era 10 vezes menor do que o previsto para 2025.
O DPVAT é usado para indenizar vítimas de acidentes de trânsito e financiar o Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, as indenizações do seguro variam entre R$ 135 e R$ 13.500.
O cancelamento da cobrança, em 2021, ocorreu sob a justificativa do então governo Jair Bolsonaro de que o consórcio do DPVAT, administrado à época pela Líder, dispunha de R$ 4,3 bilhões de excedente em caixa. A previsão era de que seria possível bancar as despesas em indenizações até 2025 sem necessidade de novas cobranças.
Como o SPVAT funciona
Até 2020, a cobrança acontecia em todo início de ano, no mês de janeiro. O valor da contribuição variava de acordo com o tipo de veículo, além de ser corrigido, também, anualmente. O texto aprovado prevê que o não pagamento resultará em penalidade no CTB (Código de Trânsito Brasileiro), equivalente a uma multa por infração grave, hoje de R$ 195,23.
Para solicitar o seguro, a vítima precisa apresentar o pedido com uma prova simples do acidente de trânsito e do dano causado por ele. Em caso de morte, é preciso apresentar certidão da autópsia emitida pelo Instituto Médico Legal (IML), caso não seja comprovado a conexão da morte com o acidente apenas com a certidão de óbito.
No modelo anterior, a indenização para morte era de R$ 13,5 mil, mesmo valor pago para invalidez permanente. O reembolso para despesas médicas era de até R$ 2,7 mil. Nas novas regras, o valor da indenização ou reembolso será estabelecido pelo Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP). O órgão também vai definir os percentuais de cobertura para cada tipo de incapacidade parcial.
Notícias dos Poderes
Filha expõe descaso em cemitério durante enterro materno em MT
No coração da dor familiar, um vídeo revela o abandono público que transforma luto em revolta
21 de Outubro de 2025 as 05h46Motorista passa mal, perde controle da direção e ''invade'' restaurante em MT
Ninguém ficou ferido
21 de Outubro de 2025 as 05h41Medida tardia revela omissão e mantém alerta, aponta MPMT
20 de Outubro de 2025 as 23h05TCE-MT integra acordo interinstitucional em defesa da integridade e transparência na gestão pública
20 de Outubro de 2025 as 16h48Zampieri sacou mais de R$ 12 milhões em espécie com lobista
Andreson Gonçalves usava doleiro de São Paulo para movimentar valores e ocultar origem ilícita
20 de Outubro de 2025 as 16h43Semana tem alerta de tempestades e mínima chega a 19ºC em Mato Grosso
20 de Outubro de 2025 as 15h08Jovem internado no HMC por suspeita de intoxicação com metanol corre risco de ficar cego
Paciente passou por avaliação oftalmológica que identificou neurite óptica bilateral, ou seja, inflamação que causa dor nos olhos e pode ocorrer perda da visão.
20 de Outubro de 2025 as 14h56PF aponta 41 vínculos de empresário e rede para manipular ações
Grupo é suspeito de usar a Fource como fachada para burlar credores e interferir em decisões do STJ
20 de Outubro de 2025 as 14h46