Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Domingo 26 de Setembro de 2021

Geral

Nova Mutum fica acima da média Nacional na coleta do teste do pezinho em tempo oportuno

Para que a prevenção seja possível, a coleta deve ser efetuada entre o 3° e 5° dia de vida do bebê e Nova Mutum bateu essa meta.

Teste do pezinho | 24 de Junho de 2021 as 18h 27min
Fonte: Ana Paula Dias/Assessoria

Arquivo

A Coordenação de Atenção às Doenças Crônicas (COADC) analisou as informações do Sistema Nacional de Triagem Neonatal Biológica (SISNEO) nos anos de 2019 e 2020, como ponto de partida para reflexão sobre novos avanços e possíveis estratégias de superação ao SUS MT.

Na ocasião foi apresentada a experiência exitosa do município de Nova Mutum que superou os resultados do estado e a média Nacional no tocante ao tempo oportuno para a coleta do teste do pezinho. Esta é uma ação intra e inter setorial onde a COADC dialogou com os trabalhadores do Serviço Estadual de Referência em Tiragem Neonatal (SRTN/HUJM).

“Nós somos referência pela maior cobertura do teste do pezinho no estado, e estamos acima da média Estadual. Para nós da saúde isso é de extrema importância, porque mostra que estamos no caminho certo nas questões de orientações as mães desde o momento que iniciam o pré-natal” - disse o Coordenador de Atenção Básica, Anderson Formighieri.

O Teste do Pezinho é um exame rápido em que gotinhas de sangue do calcanhar do bebê são coletadas e tem a finalidade de diagnosticar e impedir o desenvolvimento de doenças genéticas ou metabólicas que podem levar à deficiência intelectual ou causar prejuízos à qualidade de vida.

Com este exame é possível diagnosticar até 50 doenças, muitas delas não apresentam sintomas ao nascimento e podem aparecer mesmo sem casos na família. Para que a prevenção seja possível, a coleta deve ser efetuada entre o 3° e 5° dia de vida do bebê.

“O teste do pezinho conhecido como triagem neonatal é feito para identificar doenças metabólicas e genéticas. É um teste obrigatório e a mãe recebe toda orientação para a realização do teste do pezinho”, destacou o Formighieri.

Assim que a mamãe receber alto hospitalar, após dar a luz, deve procurar pelo seu PSF (Posto de Saúde da Família) e agendar o teste de pezinho do bebê. A prevenção é a melhor maneira de evitar doenças, tanto na fase de bebê como na fase da adulta.