Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 22 de Outubro de 2021

Geral

Nova Mutum fica acima da média Nacional na coleta do teste do pezinho em tempo oportuno

Para que a prevenção seja possível, a coleta deve ser efetuada entre o 3° e 5° dia de vida do bebê e Nova Mutum bateu essa meta.

Teste do pezinho | 24 de Junho de 2021 as 18h 27min
Fonte: Ana Paula Dias/Assessoria

Arquivo

A Coordenação de Atenção às Doenças Crônicas (COADC) analisou as informações do Sistema Nacional de Triagem Neonatal Biológica (SISNEO) nos anos de 2019 e 2020, como ponto de partida para reflexão sobre novos avanços e possíveis estratégias de superação ao SUS MT.

Na ocasião foi apresentada a experiência exitosa do município de Nova Mutum que superou os resultados do estado e a média Nacional no tocante ao tempo oportuno para a coleta do teste do pezinho. Esta é uma ação intra e inter setorial onde a COADC dialogou com os trabalhadores do Serviço Estadual de Referência em Tiragem Neonatal (SRTN/HUJM).

“Nós somos referência pela maior cobertura do teste do pezinho no estado, e estamos acima da média Estadual. Para nós da saúde isso é de extrema importância, porque mostra que estamos no caminho certo nas questões de orientações as mães desde o momento que iniciam o pré-natal” - disse o Coordenador de Atenção Básica, Anderson Formighieri.

O Teste do Pezinho é um exame rápido em que gotinhas de sangue do calcanhar do bebê são coletadas e tem a finalidade de diagnosticar e impedir o desenvolvimento de doenças genéticas ou metabólicas que podem levar à deficiência intelectual ou causar prejuízos à qualidade de vida.

Com este exame é possível diagnosticar até 50 doenças, muitas delas não apresentam sintomas ao nascimento e podem aparecer mesmo sem casos na família. Para que a prevenção seja possível, a coleta deve ser efetuada entre o 3° e 5° dia de vida do bebê.

“O teste do pezinho conhecido como triagem neonatal é feito para identificar doenças metabólicas e genéticas. É um teste obrigatório e a mãe recebe toda orientação para a realização do teste do pezinho”, destacou o Formighieri.

Assim que a mamãe receber alto hospitalar, após dar a luz, deve procurar pelo seu PSF (Posto de Saúde da Família) e agendar o teste de pezinho do bebê. A prevenção é a melhor maneira de evitar doenças, tanto na fase de bebê como na fase da adulta.