Novo lambari
Nova espécie de peixe raro é identificada em rio do Estado; conheça
Geral | 16 de Novembro de 2025 as 15h 37min
Fonte: Gazeta Digital

Uma nova espécie de lambari (também conhecida como tetra) foi identificada na bacia do rio dos Peixes, afluente do rio Juruena, em Juara (709 km a médio-norte de Cuiabá). Batizada cientificamente de Inpaichthys luizae, a espécie se diferencia por uma faixa preta, que se estende da nadadeira peitoral até a cauda do peixe.
A nova espécie foi descrita em detalhes pelo pesquisador Fernando Dagosta, na Neotropical Ichthyology, publicação científica da Sociedade Brasileira de Ictiologia.
Segundo Dagosta, o lambari faz parte de uma família com mais de mil espécies, com diferenças nas cores, escamas, nadadeiras, entre outras características. Ao GD, o pesquisador explicou porque a faixa preta torna esta espécie única.
"Nenhuma dessas mil espécies possui essa faixa dessa forma. É uma faixa que é oblíqua em relação ao corpo e [ela] desce. Essa faixa preta tem uma listra brilhante, laranja, em cima, iridescente, e o peixe tem uma coloração nas nadadeiras bem laranja, que chama muita atenção", destacou o ictiólogo, que também é professor-adjunto da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).
Dagosta destacou que esta é uma espécie "rara", a qual "não existe a menor chance" de estar presente em outras localidades do país.
A identificação da Inpaichthys luizae foi feita, em um primeiro momento, por um pescador ornamental, surpreendido com a aparência do peixe. Um tipo desconhecido por ele até então.
Com a suspeita, o experiente pescador contatou Dagosta, um dos especialistas no estudo dos lambaris. O pesquisador recebeu dezenas de amostras de peixes e concluiu, de fato, que se tratava de uma nova espécie.
"Ele [o pescador] entrou em contato comigo, na verdade, em 2023, ele mostrou a foto para mim. Em 2024, ele mandou material, a primeira parte, depois agora, em 2025, mandou mais um pouquinho de material que tava faltando", relatou.
O ictiólogo já catalogou mais de 30 espécies, mas esta descoberta teve um sabor especial. Isso porque, pela primeira vez, Dagosta decidiu homenagear uma pessoa na escolha do nome científico. A filha Luiza, de apenas 2 anos, agora está eternizada no nome do novo peixe.
Notícias dos Poderes
Mato Grosso tem a maior obra de ferrovia em andamento no país
Com 743 km previstos até 2030, 1ª f Ferrovia Estadual vai reduzir custos logísticos e ampliar a competitividade do agronegócio
16 de Novembro de 2025 as 15h34Águas de Sinop apresenta ao MP cronograma de ampliação do sistema de esgoto
14 de Novembro de 2025 as 11h31Unesin elege nova diretoria
14 de Novembro de 2025 as 11h03Jovem comerciante de 28 anos morre após bater carro de frente contra carreta
Carro ficou completamente destruído
14 de Novembro de 2025 as 10h31MP-MT é o maior do país em número de cargos comissionados
Em Mato Grosso, os salários mais altos destes servidores chegam a R$ 31 mil, terceiro maior índice do país
14 de Novembro de 2025 as 10h27Grupo Dorner-Rodonave, de Sinop, integra consórcio que venceu o maior projeto de travessias marítimas elétricas do mundo
14 de Novembro de 2025 as 10h25Tempestade atinge autódromo e derruba parte da cobertura das arquibancadas
Duas pessoas tiveram ferimentos leves, foram atendidas e liberadas ainda no local
14 de Novembro de 2025 as 07h55Ex-presidente da OAB-MT é apontado pela PF como intermediário em esquema de venda de sentença
Ussiel Tavares teria atuado como elo entre doleiro paulista e advogado assassinado em Cuiabá; operação apura propinas pagas em dólares a magistrados e assessores
13 de Novembro de 2025 as 20h06