Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Sábado 24 de Fevereiro de 2024

Menu

Saneamento Básico

Nos 49 anos de Sinop, Águas entrega mais de 13 milhões de investimentos

O avanço nas obras da rede de água e esgoto marcam os primeiros 9 anos da concessão

Geral | 13 de Setembro de 2023 as 10h 36min
Fonte: Assessoria Águas de Sinop

Foto: Assessoria Águas de Sinop

A capital do Nortão completa 49 anos amanhã, quinta-feira (14), e a Águas de Sinop segue com as obras de ampliação da rede de água e esgoto. No total são mais de R$13 mi investidos em benefícios a curto e a longo prazo.

Até o final do ano a concessionária quer implantar cerca de 11.895,52 metros de rede de esgoto e disponibilizar mais 220 mil litros de água por hora, colaborando para a regularidade de abastecimento, mesmo durante períodos de estiagem. Esses investimentos na rede de distribuição de água beneficiarão mais de 37 mil famílias no município. "As ações de ampliação fortalecem o saneamento na cidade. O progresso das obras evolui gradativamente", conta o diretor presidente da Águas de Sinop, André Bicca.

Desde 2014 a concessionária está instalada no município, uma história que vai além do fornecimento de água potável e tratamento de esgoto. "Estamos crescendo junto com Sinop, investindo em projetos de sustentabilidade, responsabilidade social e melhorias constantes na infraestrutura da cidade. Estamos presentes em diversas ações, acompanhando às demandas que contribuem com a saúde da população e o desenvolvimento sustentável da região", conta o diretor.

Esse desenvolvimento, como explica o diretor executivo da Águas de Sinop, Leonardo Menna, só é possível diante de um ambiente atrativo. “Em termos econômicos, a melhoria da saúde e a preservação do meio ambiente criam uma atmosfera propícia para o desenvolvimento econômico. Empresas são atraídas para regiões com infraestrutura de saneamento adequada, criando empregos e estimulando o crescimento. Um sistema de saneamento eficiente reduz os custos de tratamento de doenças relacionadas à água, liberando recursos que podem ser direcionados para outros investimentos públicos, como educação e segurança”, explica Menna.

 

Cronograma de entregas

No dia 31 de agosto foi concluída a instalação do Reservatório do Boa Esperança, com capacidade de armazenar 1 milhão de litros de água e atender 14 mil famílias na região.

Em setembro é a vez do Sistema Jacarandás ser beneficiado com a entrega de mais um reservatório, a obra faz parte do processo contínuo de melhorias à população sinopense, para a garantia da segurança operacional. Com capacidade de armazenamento de 1 milhão de litros, o reservatório vai servir 19.600 moradores do Jacarandás e outros 6 bairros.

Completando as ampliações da rede de distribuição de água, o Poço do UFMT deverá ser concluído ainda neste mês com uma vazão de 100m³/h, com sistema completo de automação. O Poço Tubular Profundo conta com cerca de 200 metros de profundidade e deve atender mais de 2 mil famílias.

Já a rede de esgoto, a concessionária segue com a construção da Estação Elevatória de Esgoto do Residencial Neuza com investimento de 9 milhões que vai coletar e tratar o esgoto de mais de 14 mil pessoas. E ainda mais de 3.500 metros de rede de esgoto estão em construção. Essa implantação vai beneficiar cerca de 6 mil pessoas no Residencial Norte e bairros da região.