Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Quinta Feira 01 de Maio de 2025

Menu

Sinop

Norte Show chega a sua 6ª edição consolidada como ‘lugar de fazer negócios’

Feira agropecuária de Sinop figura entre os 10 maiores do segmento no Brasil

Geral | 14 de Março de 2025 as 21h 32min
Fonte: Jamerson Miléski

Foi lançada oficialmente na noite desta sexta-feira (14), a Norte Show 2025. A 6ª edição da feira agropecuária e industrial de Sinop será realizada entre os dias 14 e 17 de abril. Produtores rurais, pecuaristas, empresários, autoridades e lideranças da sociedade civil organizada marcaram presença no evento realizado para apresentar a nova edição da exposição.

Ranqueada entre as 10 maiores feiras agropecuárias do país, a Norte Show 2025 colhe os resultados da mudança no formato. Em 2018, a Acrinorte (Associação dos Criadores do Norte de Mato Grosso), decidiu encerrar a tradicional Exponop e reformular o evento como Norte Show. Saíram os shows nacionais, os rodeios e os longos 9 dias de festa noturna para dar lugar a um evento mais sóbrio, curto e técnico. O resultado foi um evento que conversa muito mais com o agro.

Essa é a avaliação do presidente da Norte Show, Moisés Debastiani. Ele explica que a reformulação não apenas atualizou o evento, como também o tornou mais direcionado ao setor produtivo e, por consequência, mais eficiente. “Os expositores trazem para Norte Show suas planilhas com os melhores preços. Os bancos estão dentro do evento. O produtor vem para conhecer as tecnologias de produção e se preparar para a próxima safra. O resultado são negócios acontecendo dentro da feira”, afirmou o presidente.

No ano passado a organização da Norte Show estima que mais de R$ 4 bilhões em negócios foram fechados dentro da feira. Para o vice-presidente do Sindicato Rural de Sinop, João Bustamente, mesmo com fácil acesso a informação diária na palma da mão, essa “vitrine” em formato de feira tem uma função. “O produtor vem, vê o que há de novo no setor com os próprios olhos, avalia suas opções e fecha negócio. Muitos esperam esse momento para comprar seus insumos e equipamentos, porque compensa”, explica Bustamente.

Na edição de 2024 a Norte Show contou com 350 expositores. Nesse ano serão 400, apresentando mais de 2 mil marcas. Segundo Debastiani, a recorrência é alta. Apenas 15 empresas que estiveram na feira em 2024 não estarão na edição de 2025. Entre os expositores “recém chegados”, estão marcas grandes, como a Guerra carrocerias – que terá um estande próprio nessa edição – e a Sementes Adriana, que não costuma participar de feiras agropecuárias, mas que fez questão de estar na Norte Show. “O próprio Governo do Estado, que no ano passado locou um terreninho para o MT Par, na edição desse ano pediu 3 espaços para se fazer presente no evento”, apontou Debastiani.

Os organizadores esperam um público de 70 mil pessoas nessa edição, 10 mil a mais do que na anterior. O presidente da feira lembrou que no ano passado, o ex-presidente da República Jair Bolsonaro esteve no evento e logo após, em um grande ato público no Rio de Janeiro fez menção a Norte Show. “O Brasil inteiro ouviu falar da feira que é feita em Sinop”, completou Debastiani.

Além do aumento no número de expositores e da “publicidade” feita pelo ex-presidente, o aumento na visitação do Parque também será impulsionado pelo projeto “Norte Show Kids”. A iniciativa traz alunos das escolas do município para conhecer como funciona o setor produtivo, ver como a soja é plantada, colhida e processada, como o gado vira bife e como o agro opera. “É um trabalho de educação”, diz o presidente.

Além dos negócios, a Norte Show tem um eixo de difusão do conhecimento, através das suas palestras, seminários e mesas redondas. Na edição desse ano são 26 palestrantes já confirmados. A programação conta com nomes como o ex-ministro Aldo Rebelo, o ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles, o deputado federal Nikolas Ferreira, o deputado federal pelo Rio Grande do Sul Alceu Moreira, o deputado federal Arnaldo Jardim e o empresário Luciano Hang. Segundo Debastiani, ainda está sendo fechada a agenda para que a senadora e ex-ministra da Agricultura, Tereza Cristina, esteja entre os palestrantes da Norte Show. “As palestras tem um papel importante no evento, ajudam a abrir a cabeça do produtor rural e da sociedade local, mostrando o que está acontecendo no Brasil e no mundo. São palestras de ponta, que vão ajudar o produtor a enxergar o que está para acontecer”, avaliou o vice-presidente do Sindicato Rural.

Com os motes “Unindo Gerações” e “Gigante pela própria Natureza”, a Norte Show espera subir no ranking das feiras agropecuárias a partir dessa edição.