Condições precárias
Nome do cantor Leonardo é incluído na lista suja de trabalho análogo à escravidão
Operação de fiscalização encontrou seis pessoas em condições degradantes de trabalho em uma de suas fazendas, em Goiás
Geral | 07 de Outubro de 2024 as 15h 19min
Fonte: Noticias R7

O cantor Leonardo, batizado como Emival Eterno da Costa, foi incluído na lista suja de trabalho análogo a escravidão do Ministério de Trabalho e Emprego nesta segunda-feira (7). O cadastro do nome do cantor se dá por uma fiscalização realizada na Fazenda Talismã, em Goiás, neste ano. Durante a ação, foram encontrados seis trabalhadores em condições precárias de trabalho. O R7 tentou contato com a defesa do cantor, mas até a última atualização desta reportagem não obteve resposta.
A lista suja foi criada para cadastrar empresas que submetem trabalhadores a condições análogas a escravidão. Ela é atualizada semestralmente, e atualmente tem 727 nomes cadastrados. No Código Penal, o trabalho análogo à escravidão é considerado por elementos que que caracterizam a redução de um ser humano, como a submissão a trabalhos forçados ou jornadas exaustivas, sujeição a condições degradantes de trabalho e a restrição de locomoção do trabalhador.
O cantor tem 61 anos, com mais de 40 de carreira, e é um dos percussores da música sertaneja no país. Ele também é conhecido pela influência no agronegócio, setor que possui diversos investimentos, incluindo três fazendas .
A fazenda Talismã está avaliada em R$ 60 milhões e faz referência a um dos maiores sucessos da dupla com Leandro, seu irmão. O local possui área de lazer com piscina, lago, criação de gado e até uma pista de pouso para aviões. Em entrevista recente para a RECORD Brasília, o cantor reforçou o seu trabalho com o agronegócio.
Trabalhadores resgatados
Em três anos, o Brasil conseguiu resgatar 6.761 pessoas em condições análogas à escravidão, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego. Em 2023, o país bateu o recorde de casos, com 3.240 trabalhadores retirados dessa situação, número um pouco maior que 2022, quando foram contabilizados 2.587 casos. Ainda de acordo com a pasta, até agosto deste ano foram 934 resgates, sendo um dos casos o de uma idosa de 94 anos.
Notícias dos Poderes
Professora morre depois de ser atacada a facadas por aluno em faculdade de Porto Velho
Suspeito foi preso em flagrante depois de ser contido por outros alunos. Juliana foi atingida com facadas nos seios e morreu antes de chegar ao hospital.
07 de Fevereiro de 2026 as 14h15Ministro diz que lobista "simulou" doença e vota para manter prisão
Defesa de Andreson de Oliveira Gonçalves busca a concessão de prisão domiciliar humanitária
07 de Fevereiro de 2026 as 10h16Com mais de 70 toneladas, eixo da roda-gigante chega ao Parque Novo Mato Grosso
Novas peças devem chegar ao empreendimento nos próximos meses. Ao todo, cerca de 80 carretas trarão materiais importados da China
07 de Fevereiro de 2026 as 08h11Influenciador Henrique Maderite morre aos 50 anos em Minas Gerais
06 de Fevereiro de 2026 as 19h04Mato Grosso terá tempestades em todas as regiões, diz Inmet
06 de Fevereiro de 2026 as 16h53Vigilante dorme com cigarro na boca, provoca incêndio e causa prejuízo milionário em Goiás
Homem inicialmente alegou ter sido rendido por assaltantes, mas investigações desmentiram essa versão
06 de Fevereiro de 2026 as 15h30Veja o que diz a PF sobre a saúde de Bolsonaro
Segundo o relatório, o ex-presidente apresenta sinais e sintomas neurológicos que aumentam o risco de novos episódios de queda, o que demanda investigação diagnóstica especializada.
06 de Fevereiro de 2026 as 14h48Servidores do Judiciário de MT não terão corte de penduricalhos com decisão do STF
Conforme a decisão, os pagamentos de verbas que não estejam previstos em lei deverão ser imediatamente suspensos no prazo de até 60 dias
06 de Fevereiro de 2026 as 12h32