Política MT
No STF, Assembleia cita proteção ambiental e defende lei que proíbe pesca comercial em Mato Grosso
Geral | 05 de Janeiro de 2024 as 06h 56min
Fonte: O documento

A Procuradoria Geral da Assembleia Legislativa de Mato Grosso defendeu no Supremo Tribunal Federal (STF) a constitucionalidade da lei do Transporte Zero, aprovada pelo Parlamento em junho do ano passado.
A norma entrou em vigor agora em janeiro e proíbe a pesca comercial por cinco anos no Estado. A defesa foi feita em uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) ajuizada pelo MDB Nacional contra a legislação. O processo está sob relatoria do ministro André Mendonça.
O PSD também ingressou com uma ação sobre o tema e deverá ser julgado conjuntamente. A Procuradoria Geral da República (PGR) já apresentou parecer contra a lei.
O documento da AL é assinado pela procuradora Francielle Brustolin e pelo procurador-geral Ricardo Riva. “Em que pesem as alegações de afronta à liberdade profissional e aos princípios da adequação, proporcionalidade e razoabilidade, dos princípios constitucionais da livre iniciativa e do valor social do trabalho e da busca pelo pleno emprego, a lei impugnada trouxe consigo o intuito de proteção ambiental e manutenção dos recursos naturais, impondo restrição momentânea com olhos na proteção do futuro de todos aqueles que vivem da pesca e também da própria fauna estadual”, diz trecho do documento.
A Assembleia frisou que, embora a lei prevê o prazo de cinco anos de proibição, após os três primeiros anos, uma avaliação será realizada e havendo melhoras no cenário, o prazo quinquenal proibitivo será suspenso.
O Parlamento destacou ainda a lei não desampara os pescadores, já que criou o auxílio pecuniário, no valor de um salário mínimo por mês.
Além disso, esclareceu que a vedação não alcança a pesca de subsistência realizada pelos povos indígenas, povos originários e quilombolas.
Conforme a AL, os pescadores ainda podem fazer a captura de peixes às margens do rio, destinando o alimento para o consumo no local ou de subsistência e à compra e venda de iscas vivas na forma do regulamento.
“Verifica-se, assim, que a lei impugnada tratou de forma extremamente razoável e satisfatória a preocupação retratada nesta ação direta de inconstitucionalidade, na medida em que permitiu a atividade de pesca para subsistência e a captura de peixes às margens do rio destinada ao consumo local, sendo que, nessa hipótese, permitiu a comercialização em barco hotel, rancho, hotel, pousada, barranco, acampamento, dentre outros”, diz trecho do documento.
“Por fim, reforça-se mais uma vez que sendo a restrição temporária, associada à manutenção da pesca de subsistência e à instituição de auxílio pecuniário, o núcleo duro do princípio da dignidade da pessoa humana permanece intacto, pelo que se requer seja reconhecida a constitucionalidade da Lei nº 12.197/2023”, pediu a AL.
Notícias dos Poderes
SES e TCE reúnem gestores e profissionais de saúde em encontro para debater prevenção ao suicídio
Evento foi realizado nesta quarta-feira (17), com o objetivo de debater melhorias e soluções para a área da saúde mental em Mato Grosso
17 de Setembro de 2025 as 17h22Vice-prefeito articula com ministro novas UBSs para fortalecer rede da atenção primária de Sinop
17 de Setembro de 2025 as 15h47Bolsonaro está com câncer de pele, diz médico
17 de Setembro de 2025 as 15h27Prefeito sanciona lei que proíbe atletas trans em competições esportivas femininas em Cuiabá
17 de Setembro de 2025 as 15h09Aluno de 12 anos de escola militar morre após parada cardíaca
Ele passou mal e foi levado ao Hospital Regional, mas não resistiu e morreu em Alta Floresta
17 de Setembro de 2025 as 12h36Médico de Mato Grosso morre em queda de avião monomotor no Pantanal de Mato Grosso do Sul
16 de Setembro de 2025 as 17h05MPMT requer plano de descomissionamento da UHE Colíder
Desde agosto a usina entrou em estado de
16 de Setembro de 2025 as 17h00Preço dos alimentos em Sinop cai pelo 3º mês consecutivo
Cesta básica em queda volta a ter o mesmo custo que em outubro de 2024
16 de Setembro de 2025 as 16h16