Medida protetiva
No MT, norma estadual que facilitava desmatamento é suspensa pela Justiça
Medida permitia que proprietários rurais limpassem pastagens sem licença ambiental prévia
Geral | 29 de Agosto de 2024 as 16h 05min
Fonte: CNN Brasil

Uma instrução normativa estadual que flexibilizava o desmatamento em propriedades rurais no Mato Grosso foi suspensa pela Justiça Federal, a pedido do Ministério Público Federal (MPF).
A norma da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) estava em vigor desde 2016 e, na prática, permitia a limpeza e a reforma de áreas sensíveis sem prévio licenciamento ambiental.
Segundo o MPF, sem prever deveres de proteção às florestas, a instrução normativa “facilitou ilegalmente a utilização dos recursos naturais sem os devidos instrumentos de controle”.
A norma da Sema – que dispensava autorização, exame ou homologação dos protocolos para limpeza das pastagens – estava contribuindo para o aumento do desmatamento na região, pontuou ainda o MPF.
O juiz Cesar Bearsi, da 3ª Vara Federal do Mato Grosso, deu razão ao Ministério Público, destacando que a limpeza de pastagens em imóveis rurais “inevitavelmente degrada o meio ambiente”.
“A licença e/ou autorização prévia do órgão ambiental competente é medida impositiva, segundo as normas insertas no Código Florestal”, escreveu. Segundo ele, nem mesmo uma lei estadual pode permitir que um proprietário rural “faça o que bem entender”
Bearsi também destaca que a redação da norma significa “total desrespeito ao disposto no Código Florestal, que exige a necessidade de licença ambiental para as atividades ambientais com potencial poluidor”.
A decisão também proíbe o governo do Mato Gorsso a instituir autorizações ou licenças ambientais mediante mero ato declaratório, ou seja, sem uma análise criteriosa dos órgãos ambientais competentes.
Procurada pela CNN, a assessoria do governador Mauro Mendes (União) ainda não se posicionou sobre a suspensão da norma e se haverá recurso.
Dados trazidos pela plataforma MapBiomas mostram que, no Mato Grosso, a porcentagem de área desmatada com autorização passou de 12,5% do total, em 2022, para 41%, em 2023.
Representantes do MPF se reuniram nesta semana para discutir a crise climática. As queimadas que atingem todo o país, especialmente no Norte do Brasil, foram objeto de debate.
O Ministério Público recomendou à União, em caráter emergencial, a tomada de medidas para conter o cenário de estiagem na Amazônia, como a disponibilização de helicópteros para conter os incêndios e o aumento do efetivo de brigadistas na região.
Notícias dos Poderes
Agência de Sinop fatura 6 troféus em prêmio bi-estadual de publicidade
Criarte foi a única empresa de Mato Grosso a vencer em mais de uma categoria
08 de Novembro de 2025 as 15h01Acidente entre carro e carretas deixa um morto e dois feridos
Acidente foi registrado na BR-163 em Lucas do Rio Verde; condutor do utilitário morreu ainda no local
08 de Novembro de 2025 as 14h02Thaciel Camargo defende interiorização e valorização da classe contábil no CRC-MT
08 de Novembro de 2025 as 12h06Batida entre carreta e veículo da Unemat deixa 3 feridos em MT
Vítimas precisaram de atendimento médico
07 de Novembro de 2025 as 18h23Colisão frontal na BR-163 entre Sorriso e Sinop mata motorista
PRF alerta para riscos durante obras de duplicação
07 de Novembro de 2025 as 17h27Sema apreende 47 kg de pescado irregular no primeiro mês do defeso da piracema
A pesca amadora e profissional está proibida em todos os rios do estado desde 1º de outubro e se estenderá até o dia 31 de janeiro do ano que vem
07 de Novembro de 2025 as 17h02Governo sorteia ingressos para corrida da Stock Car
“É Mato Grosso no circuito internacional”, afirma governador. Sorteio foi realizado nesta sexta-feira (7.11), na sede do Ministério Público
07 de Novembro de 2025 as 16h04Saiba como advogada de MT, esposa de lobista, triunfou no STJ
Mulher de pivô do escândalo de sentenças concentra processos no gabinete do ministro Moura Ribeiro
07 de Novembro de 2025 as 15h32