Produtores
Mutirão do Cadastro Ambiental Rural (CAR) é discutido por lideranças em Sinop
O objetivo do mutirão é regularizar os cadastros com pendências
Geral | 08 de Agosto de 2023 as 17h 28min
Fonte: João Silvestri Klein

Lideranças representativas dos municípios do norte do estado se reuniram na manhã desta terça-feira (08) nas instalações do Sindicato Rural de Sinop para deliberar sobre o planejamento e execução de um mutirão destinado a regularizar e agilizar o Cadastro Ambiental Rural (CAR). A reunião foi convocada pelo presidente da entidade, Ilson José Redivo, em resposta a um pedido da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA).
O mutirão do CAR, marcado para ocorrer entre os dias 22 e 25 de agosto na região de Sinop, contemplará ações nos municípios de Sinop, Santa Carmem, Vera, Feliz Natal, Claudia, Marcelândia e União do Sul, contando com a participação de representantes da SEMA. O presidente do Sindicato Rural destacou a importância da presença dos prefeitos e líderes locais, enfatizando a colaboração de todas as partes para a efetivação do mutirão. “Nós convidamos os prefeitos e lideranças de 7 municípios, essas pessoas se fizeram presente para tratar de como o trabalho será desenvolvido” afirma Redivo.
O evento terá início com uma ampla reunião no Sindicato Rural, no dia 22, às 8 horas, voltada para os produtores e líderes envolvidos. Nos dias subsequentes, as equipes dedicarão atenção individualizada aos casos, analisando cada situação de forma minuciosa.
Ilson José Redivo ressaltou a necessidade de os produtores se inscreverem previamente, fornecendo seus números de CAR. Essa medida permitirá que a SEMA avalie antecipadamente a situação do cadastro de cada propriedade. Além disso, um balcão de atendimento da SEMA estará disponível durante o evento para oferecer suporte e esclarecer dúvidas dos produtores.
O mutirão visa a regularização de cadastros com pendências e a inscrição de propriedades que ainda não efetuaram o CAR. O documento é considerado essencial não apenas para questões ambientais, mas também para transações como financiamentos e transferências de áreas. "O CAR é um documento indispensável, até pela questão de financiamento, transferência de área, se a área ela está regularizada ou não, entre outras coisas". Pondera Redivo.
De acordo com Redivo, atualmente existem aproximadamente 140 mil documentos de CAR pendentes na região, mas apenas 10 mil foram concluídos. O presidente do Sindicato Rural enfatizou a importância dos mutirões regionais como forma de agilizar e facilitar o processo. “Ainda há muitas coisas a serem feitas, por isso estão sendo feitos os mutirões regionais, para facilitar a vida do produtor” Finaliza o presidente.
Notícias dos Poderes
GC Notícias testa o ‘carro mais verde’ de Sinop
Veículos elétricos abastecidos com usina solar podem ser alugados na cidade
05 de Dezembro de 2023 as 18h00Passagens áreas estão mais caras em Mato Grosso do que antes e durante a pandemia de covid-19
Os dados são do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)
05 de Dezembro de 2023 as 12h09Abelhas que atacaram pai e filho são procuradas pelos bombeiros em Sinop
Pai e filho foram atacados por em enxame de abelhas no último domingo (3), em Sinop; a casa ficou isolada por mais duas horas
05 de Dezembro de 2023 as 11h48Prefeitura divulga lista de inscritos e locais de prova do processo seletivo da Educação
Os candidatos deverão ficar atentos quanto ao horário do fechamento dos portões, que ocorrerá pontualmente às 7h45
05 de Dezembro de 2023 as 11h23Bombeiros continuam buscas por casal que desapareceu após se afogar em rio de Juara
As vítimas estavam em um passeio de barco no domingo (3), quando começou a entrar água na embarcação, por causa das fortes ondas no local
05 de Dezembro de 2023 as 11h20Sema anula R$ 13 milhões em multas por destruição de 3,6 mil hectares em MT
Entre os beneficiados, está agropecuária Amaggi
05 de Dezembro de 2023 as 10h48Motociclista morre após moto bater contra cerca de arame
Vítima morreu no local
05 de Dezembro de 2023 as 09h11Funcionários da Energisa iniciam greve
Categoria reivindica aumento de salários e adicional de insalubridade
05 de Dezembro de 2023 as 08h38