Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Terça Feira 28 de Junho de 2022

Menu

Geral

Mulheres aprendem a operar colheitadeira de grãos em turma especial

Capacitação | 08 de Março de 2022 as 11h 51min
Fonte: ASCOM Senar

Fonte: ASCOM Senar

Produtoras rurais e trabalhadoras do município de Ipiranga do Norte iniciaram o mês de março com um novo conhecimento. Elas aprenderam a operar colheitadeira de grãos, em uma turma especial para mulheres. O curso foi realizado pela parceria entre Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e Sindicato Rural com a ideia de fortalecer o público feminino no setor agropecuário.

De acordo com o presidente do Sindicato, Loinir Gatto, o avanço da tecnologia permitiu às mulheres desempenharem papeis antes conhecidos exclusivamente como masculinos. “A participação feminina é importante e necessária. Hoje as colheitadeiras são mais modernas, não exigem tanto esforço físico permitindo que as mulheres aprendam mais profissões e se engajem na carreira de operadora de máquinas agrícolas”, destaca.

Vanessa Weber é filha de produtores rurais e fez o curso para aprimorar a técnica. “Já sou operadora de máquinas e me inscrevi para ampliar os meus conhecimentos”. Madalena Martins é classificadora de grãos e aprendeu mais sobre a profissão durante o treinamento. “Eu entendi que a má regulagem da colheitadeira pode danificar os grãos. Uma máquina bem ajustada pode reduzir esse problema e trazer mais ganhos ao produtor rural”, avalia.

Segundo Carlos Danielli, instrutor credenciado ao Senar-MT que ministrou o treinamento, as participantes já saem aptas a exercerem a profissão. “Nosso objetivo é formá-las como operadoras. Elas aprendem sobre regulagem, operação e manutenção e fazem atividades teóricas e práticas”.

Apesar desse curso ter sido exclusivo para mulheres, as capacitações do Senar-MT e Sindicatos Rurais são abertas a todos os públicos. Para 2020 estão previstos 70 treinamentos de operação de colheitadeira de grãos em Mato Grosso. Os interessados devem entrar em contato com o Sindicato Rural de seu município.