Primeira vítima de MT
Mulher de 30 anos morre intoxicada após ingestão de metanol
Vítima morreu no dia 7 de novembro, em Várzea Grande; ela apresentou sintomas de náusea e vômito
Geral | 13 de Novembro de 2025 as 19h 55min
Fonte: Mídia News

Uma mulher de 30 anos, sem identificação revelada, morreu por intoxicação por ingestão de metanol, no último dia 7 de novembro, em Várzea Grande. A confirmação da causa da morte, no entanto, foi feita apenas nesta quinta-feira (13) pela Secretária de Estado de Saúde.
Essa é a primeira morte do Estado por intoxicação da substância.
Segundo nota encaminhada pela Prefeitura de Várzea Grande, os familiares da mulher contaram que ela havia participado de uma confraternização no dia 2 de novembro, um domingo, ocasião em que bebeu cerveja. Depois, no dia 4 de novembro, uma terça-feira, ela ingeriu cerveja e uisque.
No dia seguinte (5), a mulher apresentou mal-estar, com sintomas de náusea e vômito, e foi atendida na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município. Após melhora do quadro clínico, recebeu alta médica.
No entanto, no dia 7, voltou a apresentar piora significativa do estado de saúde, com queixa de dor intensa de cabeça e visão turva. Ela foi encaminhada para o pronto-socorro, mas já deu entrada na unidade hospitalar morta.
"Muito triste"
O secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo, por meio de nota, lamentou a morte e pediu que a população fique atenta a origem das bebidas alcoolicas que consomem.
“A primeira morte por intoxicação por metanol em Mato Grosso é muito triste. A população deve ficar alerta para a procedência de bebidas alcóolicas antes do consumo. É importante que as orientações da SES sejam seguidas para prevenirmos novos casos”, disse.
De acordo com a SES, nas últimas 24 horas, Mato Grosso registrou mais três casos de intoxicação por metanol: dois em Itanhangá e a vítima fatal de Várzea Grande.
Os pacientes de Itanhangá são um rapaz de 26 anos e sua sogra, de 42 anos, que consumiram whisky. Ele teve sintomas como vômito, náuseas, dor torácica, tontura e dificuldade para respirar, mas já recebeu alta.
Já a outra paciente apresentou vômito, náuseas, fadiga, perda progressiva da visão e dificuldade de caminhar; ela continua internada em estado grave.
Metanol em Mato Grosso
A primeira confirmação de Mato Grosso foi feita no dia 22 de outubro, envolvendo um paciente de 24 anos, do sexo masculino, morador de Várzea Grande, que apresentou lesão ocular irreversível, uma das complicações mais graves decorrentes da exposição.
Até esta quinta-feira (13), foram notificados dez casos suspeitos em Mato Grosso, sendo quatro deles confirmados laboratorialmente. Mais dois casos estão em investigação, em Água Boa (1) e Várzea Grande (1), e outros quatro já foram descartados.
O metanol é utilizado na indústria como solvente, combustível ou componente de produtos de limpeza. Mesmo em pequenas quantidades, sua ingestão pode causar danos neurológicos, hepáticos e visuais severos, podendo evoluir para cegueira permanente ou óbito.
Notícias dos Poderes
Águas de Sinop apresenta ao MP cronograma de ampliação do sistema de esgoto
14 de Novembro de 2025 as 11h31Unesin elege nova diretoria
14 de Novembro de 2025 as 11h03Jovem comerciante de 28 anos morre após bater carro de frente contra carreta
Carro ficou completamente destruído
14 de Novembro de 2025 as 10h31MP-MT é o maior do país em número de cargos comissionados
Em Mato Grosso, os salários mais altos destes servidores chegam a R$ 31 mil, terceiro maior índice do país
14 de Novembro de 2025 as 10h27Grupo Dorner-Rodonave, de Sinop, integra consórcio que venceu o maior projeto de travessias marítimas elétricas do mundo
14 de Novembro de 2025 as 10h25Tempestade atinge autódromo e derruba parte da cobertura das arquibancadas
Duas pessoas tiveram ferimentos leves, foram atendidas e liberadas ainda no local
14 de Novembro de 2025 as 07h55Ex-presidente da OAB-MT é apontado pela PF como intermediário em esquema de venda de sentença
Ussiel Tavares teria atuado como elo entre doleiro paulista e advogado assassinado em Cuiabá; operação apura propinas pagas em dólares a magistrados e assessores
13 de Novembro de 2025 as 20h06DNA revela que Hitler tinha síndrome rara que afetava órgãos sexuais e comportamento; entenda
Documentário britânico indica que o ditador sofria de Síndrome de Kallmann, condição ligada à baixa testosterona e ausência de libido
13 de Novembro de 2025 as 17h07