Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Quinta Feira 03 de Julho de 2025

Menu

Dia do médico

MT tem um dos menores números de médicos por habitante no Brasil

O estado ocupa a 10ª colocação no ranking de UFs com as menores densidades

Geral | 18 de Outubro de 2024 as 10h 06min
Fonte: PNB Online

Foto: Agência Brasil

Dados do Conselho Federal de Medicina (CFM) mostram que Mato Grosso está entre os dez estados brasileiros com a menor densidade de médicos por habitante. Com uma média de 2,33 médicos para cada mil habitantes, o estado está abaixo da média nacional de 2,81.

O estado ocupa a 10ª colocação no ranking de UFs com as menores densidades. dado reflete um problema estrutural no acesso à saúde pública, especialmente nas regiões mais afastadas dos centros urbanos.

Segundo a Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética (Anadem), as desigualdades regionais, aliadas à falta de infraestrutura e remuneração inadequada, contribuem para a concentração de médicos em regiões mais desenvolvidas, enquanto áreas mais afastadas sofrem com a escassez desses profissionais.

“Ainda temos localidades com poucos profissionais e muitas dificuldades. É preciso trabalhar em políticas com foco na retenção de médicos em regiões carentes”, explica Raul Canal, presidente da Anadem.

A situação é particularmente grave nas especialidades médicas. De acordo com dados do Sistema Único de Saúde (SUS), pacientes em Mato Grosso que necessitam de consultas com geneticistas esperam, em média, 659 dias pelo atendimento. Outras especialidades, como coloproctologia, neurologia, reumatologia e pneumologia, também registram longas filas, com maior impacto nos municípios do interior, onde a presença de especialistas é ainda mais reduzida.

Raul Canal ressalta que a desigualdade na distribuição dos médicos é um reflexo das condições de trabalho. “Somada à baixa remuneração, a estrutura deficitária, que impossibilita oferecer os melhores tratamentos aos pacientes, faz com que os médicos busquem pelos grandes centros”, comenta. Segundo ele, cerca de 57,8% dos médicos no Brasil estão concentrados em municípios com mais de 500 mil habitantes, intensificando a crise no atendimento em locais menos populosos.

 

Sobre a Anadem

A Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética (Anadem) foi criada em 1998. Enquanto entidade que luta pela categoria de seus direitos, promove o debate sobre questões relacionadas ao exercício da medicina, além de realizar análises e propor soluções em todas as áreas de interesse dos clientes, especialmente no campo jurídico.

 

Saiba Mais: Empresário Joao Nassif Massufero Izar ou Joao Nassif Izar…