Projeto de lei
MT tem baixo número de doação de órgãos e Jayme Campos propõe verba para campanhas
Taxa de recusa familiar em chega a 70%, um patamar considerado “extremamente alto” pelo senador mato-grossense
Geral | 24 de Setembro de 2025 as 11h 35min
Fonte: Assessoria

Em discurso da tribuna do Senado Federal, o senador Jayme Campos (União-MT) anunciou nesta quarta-feira, 23, a apresentação de um projeto de lei que destina 5% das verbas de propaganda institucional do Governo Federal para financiar campanhas permanentes de conscientização sobre a doação de órgãos. A proposta chega em um momento crítico para o estado de Mato Grosso, que registra o mais alto índice de recusa familiar do país.
A proposta integra as atividades do ‘Setembro Verde’, mês de incentivo à doação de órgãos. Jayme Campos destacou a eficiência do Sistema Único de Saúde (SUS) na área de transplantes – responsável por mais de 90% dos procedimentos no país –, mas alertou para a disparidade entre o número de pacientes na fila e a quantidade de doações realizadas.
“Todos sabemos o quanto o SUS é uma referência internacional em transplante de órgãos e tecidos. É um orgulho para todos nós brasileiros. Porém, há um longo caminho para avançarmos” – ele afirmou, ao ressaltar que “educar deve ser, sim, um dos focos principais dos gastos da União com publicidade”.
Enquanto o Brasil registrou um recorde histórico de mais de 30 mil transplantes realizados em 2024, o número de doadores efetivos caiu em relação a 2023. Nacionalmente, 45% das famílias brasileiras recusaram a doação de órgãos de um ente querido potencialmente doador. No entanto, o senador chamou a atenção para a situação específica de Mato Grosso, onde a taxa de recusa familiar chega a 70%, um patamar considerado “extremamente alto” pelo parlamentar.
“Em Mato Grosso, a taxa alcança 70% de recusa – uma cifra extremamente alta quando comparada a países como a Espanha, onde as negativas variam entre 8% e 10%” – comparou.
Jayme Campos atribuiu o problema, em grande medida, à falta de informação e de diálogo familiar. Segundo ele, pouca gente sabe, por exemplo, que um único doador pode beneficiar até 27 pessoas. “Esse é um dado poderoso, que precisa chegar ao conhecimento de todos os brasileiros” – argumentou.
O projeto de lei, de acordo com o parlamentar mato-grossense, tem um “objetivo pedagógico”. A ideia é usar parte dos recursos já previstos para publicidade governamental em campanhas educativas que “desmistifiquem a doação de órgãos, esclareçam dúvidas, removam preconceitos e incentivem a conversa dentro das famílias”. Campos ressaltou que a iniciativa não cria nova despesa para os cofres públicos, apenas redireciona uma parcela da verba existente para uma “aplicação mais responsável e socialmente justa”.
“Educar deve ser, sim, um dos focos principais dos gastos da União com publicidade. As campanhas públicas de saúde são instrumentos fundamentais para esclarecer dúvidas” – defendeu.
Na defesa da proposta, Jayme Campos convocou demais senadores a apoiarem a causa, classificando a doação de órgãos como “um gesto de grandeza, de generosidade e de humanidade”. A aprovação projeto, segundo ele, pode ser decisiva para “oferecer a milhares de brasileiros que hoje aguardam na fila a chance de uma nova vida”.
Notícias dos Poderes
PF: lobista criou contatos falsos com nomes de servidores do STJ
Investigação suspeita que Andreson Gonçalves usava essa estratégia para ocultar crimes
10 de Outubro de 2025 as 16h01Obra do estacionamento da Avenida dos Tarumãs avança e deve ser entregue até dezembro
10 de Outubro de 2025 as 15h31APAMS realiza evento de adoção de filhotes neste sábado em Sinop
10 de Outubro de 2025 as 10h59Mato Grosso tem 7º maior rendimento do país; Nova Mutum e Lucas do Rio Verde se destacam no topo
Dados do Censo 2022 revelam desigualdade entre municípios e mostram predominância do trabalho no setor privado
10 de Outubro de 2025 as 10h12Shopping Sinop completa quatro anos de operação
10 de Outubro de 2025 as 10h02Delegado da PF pede para sair de investigação de venda de sentenças
Marco Bontempo entregou o relatório parcial apontando o balanço do que foi produzido
10 de Outubro de 2025 as 09h55PF aponta empresa de Cuiabá como núcleo central de esquema
Polícia quer aprofundar investigação sobre eventual participação de filha de ministro do STJ
10 de Outubro de 2025 as 09h50Megaengarrafamento reúne dez milhões de carros após feriadão na China
Situação ficou crítica no maior pedágio do país asiático
10 de Outubro de 2025 as 09h47