Mais de 2400 focos
MT lidera focos de queimadas no Brasil em meio a onda de calor
Com 2.421 focos de queimadas em sete dias, Mato Grosso enfrenta crise agravada por calor intenso e baixa umidade, afetando especialmente Terras Indígenas
Geral | 20 de Agosto de 2024 as 21h 37min
Fonte: PNB Online

Satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram que Mato Grosso registrou 2.421 focos de queimadas nos últimos sete dias, o maior número do país. O estado, que enfrenta uma forte onda de calor e baixa umidade, ficou à frente do Amazonas e do Pará em ocorrências de incêndios.
No último mês, Mato Grosso acumulou 6.896 focos de calor, segundo o Inpe. A maioria desses incêndios ocorreu na região amazônica do estado (48,6%), seguida pelo Cerrado (38,2%) e pelo Pantanal (13,6%).
O município mais atingido é Colniza, com 1.037 focos. Outras cidades severamente afetadas incluem Barão de Melgaço (548 focos), Aripuanã (315 focos), Campinápolis (257 focos) e Nova Bandeirantes (249 focos).
Além disso, muitos dos focos de calor estão localizados dentro de Terras Indígenas (TIs), como Utiariti, Parabubure, Areões, São Marcos e Sangradouro. Na lista de TIs afetadas também aparecem outras como Paresi, Zoró e Perigara.
A situação alarmante levou a Federação dos Povos e Organizações Indígenas de Mato Grosso (Fepoimt) a lançar uma campanha de arrecadação para doações de água, alimentos, equipamentos como pá carregadeira e caminhão-pipa, ou contribuições financeiras. As doações podem ser feitas via PIX, na chave 32.678.220/0001-65.
“Essa situação está afetando gravemente a saúde física e mental de toda a população atingida. As perdas causadas pelos incêndios precisam ser reparadas pelos órgãos públicos e por todos que puderem ajudar, seja doando ou colaborando com os brigadistas no combate às queimadas”, declarou a Fepoimt em suas redes sociais.
Expectativa de alívio
Uma nova massa de ar polar deve trazer alívio temporário para Mato Grosso, após a intensa onda de calor. Segundo a MetSul Meteorologia, o ar frio avançará a partir da Argentina e Uruguai, atingindo os estados do Sul do Brasil entre os dias 23 e 24 de agosto, antes de seguir para o Centro-Oeste e Sudeste. A expectativa é que o fenômeno reduza os focos de calor registrados nos últimos dias.
Notícias dos Poderes
Família faz dois enterros de filho após hospital esquecer perna amputada em MT
Cláudio Ramos Mamora, de 27 anos, morreu depois de um acidente de moto e teve a perna amputada, mas não resistiu
13 de Fevereiro de 2026 as 22h52Reunião que decidiu sobre afastamento de Toffoli vaza, e ministros se dizem ‘perplexos’
Alguns ministros acreditam que Dias Toffoli tenha gravado encontro, o que ele nega ter feito
13 de Fevereiro de 2026 as 20h54Taques tem 24 horas para remover ataques pagos contra Mauro
13 de Fevereiro de 2026 as 20h48Trabalhador morre esmagado por plataforma de colheitadeira em fazenda de Mato Grosso
13 de Fevereiro de 2026 as 18h21Consema reduz e anula R$ 3,4 milhões em multas a fazendeiros em MT
Um dos beneficiados se beneficiou da prescrição para não pagar R$ 1,9 milhão
13 de Fevereiro de 2026 as 14h51‘Águia brasileira’ é avistada próximo a usina
Harpia foi observada e fotografada por equipe de monitoramento ambiental da Axia Energia
13 de Fevereiro de 2026 as 11h42