Geral
MT já registrou mais de 4 mil partos prematuros em 2021
O penúltimo mês do ano é marcado pela campanha “Novembro Roxo"
Dados | 04 de Novembro de 2021 as 12h 55min
Fonte: Informações G1 MT

Dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES) apontam que 6.158 bebês nasceram prematuros em Mato Grosso, em 2020, e, em 2021, foram 4.441 nascidos prematuros (antes de 37 semanas de gestação), entre janeiro e outubro deste ano.
O penúltimo mês do ano é marcado pela campanha “Novembro Roxo”, que tem como destaque o “Dia Mundial da Prematuridade”, em 17 de novembro. O roxo é a cor símbolo da causa da prematuridade.
De acordo com a Associação Brasileira de Pais, Familiares, Amigos e Cuidadores de Bebês Prematuros (ONG Prematuridade.com), o Brasil é o 10º país no ranking global de partos prematuros.
A prematuridade é a principal causa de mortalidade infantil antes dos cinco anos, ocasionando dez vezes mais óbitos em crianças que o câncer.
Conforme a associação, 340 mil famílias passam pela experiência da prematuridade todo ano em território brasileiro, representando 12% do total de nascimentos.
Pesquisas apontam que a Covid-19 aumenta o risco de morte neonatal e de parto prematuro. E, em alguns casos, quando a grávida desenvolve quadro muito grave da doença, os médicos precisam fazer cesárea de emergência e antecipar a gestação.
Os cientistas dizem que, embora a maioria das gestações não seja afetada, os resultados da pesquisa devem encorajar as mulheres grávidas a tomarem vacinas.
Um desses bebês que nasceram prematuros foi Ana Beatriz Albuquerque Correa Porto nasceu no dia 23 de junho com 34 semanas, em Colíder, a 648 km de Cuiabá.
A mãe dela, Patrícia Beatriz Albuquerque, de 38 anos, se contaminou com Covid-19 e, por isso, Ana Beatriz nasceu prematura. A bebê ficou 9 dias internada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) depois de ter contraído a doença pela mãe, que morreu depois de mais de duas semanas internada, sem conhecer a filha.
Notícias dos Poderes
Governo estadual paga servidores nesta quinta-feira, incluindo 50% do 13° salário aos efetivos
Com o pagamento serão injetados quase R$ 1 bilhão na economia estadual
29 de Junho de 2022 as 11h22Juíza determina que arrendatários deixem área indígena até o início de julho
Indígenas fazem alerta para falta de alimentação e medicamentos
28 de Junho de 2022 as 17h48Audiência LGBTQIA+ é cancelada e vereadora convoca reunião no gramado da Câmara
Evento foi marcado para discutir políticas públicas direcionadas a diversidade
28 de Junho de 2022 as 16h45Composteira artesanal de folhas secas é uma opção sustentável para evitar queimadas urbanas
28 de Junho de 2022 as 11h35Trabalhador morre soterrado em silo de grãos em Sinop
Vítima morreu ainda no local
28 de Junho de 2022 as 09h48Índice de infestação do mosquito cai na estiagem, mas Saúde mantém alerta
27 de Junho de 2022 as 18h29Corpo de Bombeiros abre processo seletivo para contratação de 180 brigadistas florestais
Interessados podem realizar as inscrições de forma gratuita, de 28 a 30 de junho, nas unidades dos 29 municípios do Estado
27 de Junho de 2022 as 16h49Piloto de motocross morre em queda ao saltar rampa em campeonato
Acidente foi registrando durante transmissão ao vivo
27 de Junho de 2022 as 16h20