Clima
MT entra em alerta amarelo com perigo de temporais e queda de raios
Chuvas de até 50 mm em 24h e ventos de 40 a 60 km/h podem causar cortes de energia, queda de galhos, alagamentos e descargas elétricas no estado, segundo o Inmet
Geral | 08 de Dezembro de 2025 as 15h 03min
Fonte: Redação G1-MT

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo de perigo potencial para todo o estado de Mato Grosso, válido desta segunda-feira (8) até essa terça-feira (9). O aviso indica risco de chuvas intensas e ventos fortes, influenciados pela formação de um ciclone extratropical no Sul do país.
Segundo o Inmet, podem ocorrer chuvas de 20 a 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 em 24 horas, e ventos de 40 a 60 quilômetros por hora. Entre os riscos previstos com a chegada dos temporais estão:
- cortes de energia;
- queda de galhos;
- alagamentos e descargas elétricas.
No alerta, o Instituto orientou a população a evitar se abrigar debaixo de árvores, não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda e evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
O alerta em Mato Grosso faz parte de um sistema mais amplo, um ciclone extratropical em formação entre segunda e terça-feira, que deve afetar o Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste, provocando temporais, ventania intensa e ondas fortes.
Em casos de emergência, o contato deve ser feito com a Defesa Civil pelo número 199 ou Corpo de Bombeiros pelo 193.
Ciclone extratropical em formação
O ciclone extratropical deve mudar o tempo no Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste e colocar milhões de pessoas em alerta para temporais, ventania intensa e ondas fortes.
O sistema, descrito pela Climatempo como de forte intensidade, deve apresentar pressão atmosférica abaixo de 1.000 hPa — condição que costuma potencializar tempestades severas e rajadas acima de 100 km/h.
A partir de quarta (10), quando o ciclone já estará totalmente organizado e avançando para alto-mar na altura do litoral gaúcho, rajadas entre 90 km/h e 120 km/h podem atingir áreas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, sobretudo regiões serranas e litorâneas.
O sistema também deve impactar São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, embora o centro do ciclone não avance sobre essas regiões — ele se forma no Sul e se desloca para o oceano na costa gaúcha.
Notícias dos Poderes
Projeto de Lei presta homenagem a Marcos Antônio Alves e eterniza seu legado em Sinop
09 de Dezembro de 2025 as 10h50Jovem morre ao invadir pista contrária e bater caminhonete em caminhão
Vítima morreu na hora
09 de Dezembro de 2025 as 08h39Culinária brasileira é eleita a 17ª melhor do mundo em 2026; três pratos estão no top 100
Segundo atualização do guia TasteAtlas, Brasil tem ainda seis sobremesas no ranking das melhores do mundo
08 de Dezembro de 2025 as 23h24Mãe morre afogada ao tentar salvar filho e adolescente no mar do Paraná
Fatalidade
08 de Dezembro de 2025 as 23h08Homem morre após contrair raiva transmitida por órgão doado
Vítima recebeu um rim infectado
08 de Dezembro de 2025 as 21h42Carteira de motorista: novas regras passam a valer esta semana
Medidas podem reduzir em até 80% custo total da CNH
08 de Dezembro de 2025 as 15h05Homem morre após perder controle de moto em Sinop
08 de Dezembro de 2025 as 08h58Menino de 2 anos é morto por pitbull que os pais haviam recolhido das ruas e adotado
Bebê foi atacado quando brincava no jardim de casa.
08 de Dezembro de 2025 as 08h55