Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Quarta Feira 11 de Dezembro de 2024

Menu

Previsão

MT enfrenta nova onda de calor com temperaturas próximas a recordes históricos

Setembro começa com altas temperaturas e baixa umidade

Geral | 02 de Setembro de 2024 as 09h 53min
Fonte: PNB Online

Foto: Prefeitura de Cuiabá)

O mês de setembro iniciou em Mato Grosso com temperaturas elevadas e precipitação abaixo da média, de acordo com empresas de meteorologia como Clima Tempo e MetSul. A capital, Cuiabá, e outras regiões do estado devem enfrentar temperaturas significativamente acima da média histórica, com elevações entre 3°C e 5°C.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para uma nova onda de calor, prevista inicialmente entre terça-feira (02.09) e quinta-feira (05.09), que pode se estender por um período mais longo. Essa onda de calor, que afetará quase todo o estado, traz consigo riscos à saúde devido aos índices muito baixos de umidade.

A MetSul Meteorologia destaca que essa onda de calor será excepcional, afetando grande parte do Brasil, com temperaturas variando entre 40ºC e 45ºC. Em Mato Grosso, espera-se que o calor seja ainda mais intenso, com a possibilidade de temperaturas entre 43ºC e 45ºC, e até superiores em alguns pontos.

Cuiabá pode registrar máximas acima de 40ºC em quase todos os dias da primeira metade de setembro, com picos entre 42ºC e 44ºC, e até a possibilidade de alcançar 45ºC.

Esse evento de calor extremo pode se tornar um dos mais intensos já registrados no Brasil. A maior temperatura oficialmente registrada no país foi de 44,8°C em Nova Maringá, Mato Grosso, em novembro de 2020. Com a previsão atual, recordes mensais e até absolutos podem ser quebrados em várias cidades, incluindo a capital, Cuiabá, que registrou 44,2ºC em outubro do ano passado.