Violência
MT é o estado com maior aumento de mortes violentas no país
No ano passado, foram registrados 963 homicídios, feminicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte no estado — crescimento de 24% em comparação com 2021
Geral | 01 de Março de 2023 as 10h 07min
Fonte: Caroline Mesquita, g1 MT
Mato Grosso é o estado do país que teve o maior aumento no mortes violentas em um ano, segundo o Monitor da Violência. No ano passado, foram registradas 963 ocorrências. Em 2021, 776 — ou seja, 24,1% a mais.
O estado aparece em primeiro lugar, seguido pelo Acre, com aumento de 19,3% no número de ocorrências, e Tocantins, com 13,5%.
(Veja o gráfico)
As informações do Monitor da Violência são contabilizadas a partir dos dados repassados pelas Secretarias de Segurança Pública das unidades federativas do país e os crimes considerados violentos envolvem homicídios dolosos, incluindo feminicídios, lesões corporais seguidas de morte e latrocínios.
Homicídios dolosos
De acordo com a Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp-MT), ao todo, no ano passado foram registrados 879 homicídios dolosos. Os dados mostram março de 2022 teve o maior registro, com 96 mortes, seguido por novembro, com 81 assassinatos.
O Código Penal prevê a conduta quando o agente teve a intenção ou assumiu o resultado. Os crimes dolosos, como o homicídio, são julgados no Tribunal do Júri, através de júri popular, presidido por um juiz.
A pena prevista pelo Código Penal é a reclusão de seis a 20 anos de prisão. Porém, se houver qualificadores, a pena pode aumentar.
Feminicídios
A Sesp-MT registrou 47 feminicídios em Mato Grosso ao longo do ano passado. Desse total, 42 mulheres tinham filhos e mais de 92 crianças ficaram órfãs devido à morte da mãe. O levantamento do governo estadual mostra que 62% das mulheres assassinadas tinham entre 18 e 39 anos e 44% delas foram mortas pelos companheiros ou namorados.
Conforme o Monitor de Violência, o mês em que houve maior registro de feminicídios foi em dezembro, com seis mortes.
O feminicídio é todo homicídio praticado contra a mulher por razões da condição do gênero feminino e em decorrência da violência doméstica e familiar, ou por menosprezo ou discriminação à condição de mulher. Essa circunstância qualificadora foi incluída no rol de crimes hediondos.
Em relação à violência doméstica e familiar, a morte é resultante da prática de um familiar ou de uma pessoa com quem a vítima conviveu ou mantinha laço de afetividade. Já o menosprezo ou discriminação à condição de mulher é quando há a discriminação do gênero feminino, sendo manifestado pelo ódio, aversão ou objetificação da mulher.
A pena prevista para esse tipo crime é de reclusão por 12 a 30 anos.
Lesão corporal seguida de morte
No ano passado, foram registradas 11 lesões corporais seguidas de morte, segundo a Sesp-MT. No mês de dezembro, houve o maior número de registros: cinco.
Segundo o Código Penal, na lesão corporal seguida de morte, o criminoso tem a intenção de machucar a vítima , mas a acaba matando. A pena para este tipo de crime é reclusão de 4 a 12 anos.
Latrocínios
Em relação ao crime de roubo seguido de morte ou latrocínio, foram registrados 29 casos no estado. Só em maio de 2022, foram contabilizadas seis ocorrências deste tipo.
O latrocínio é uma forma qualificada do crime de roubo, com aumento de pena, quando a violência resulta em morte. O Código Penal prevê o latrocínio como crime contra o patrimônio e não como crime contra vida e é considerado um crime hediondo.
O que diferencia o latrocínio do homicídio simples é a intenção do criminoso. No latrocínio, o objetivo é tomar o objeto de outra pessoa mediante uso de violência ou ameaça e não de lhe tirar a vida, mas a morte acaba ocorrendo pela forma de execução da conduta. A pena prevista para esse tipo de crime é de 20 a 30 anos de reclusão e multa.
Notícias dos Poderes
Presidente da Câmara de Sorriso, vereador Gerson Bicego morre após complicações de AVC
Gerson Bicego passou mal dentro do carro que dirigia, na última quinta-feira (16)
18 de Janeiro de 2025 as 12h37A partir de abril, Aeroporto Internacional de Cuiabá terá novos voos diretos da Gol para o Rio de Janeiro
18 de Janeiro de 2025 as 12h34Cabeleireira morre engasgada ao comer pedaço de maçã
O marido da profissional teria tentado executar manobras de salvamento, mas, infelizmente, sem sucesso.
17 de Janeiro de 2025 as 19h56Homem de 53 anos é encontrado morto em represa no interior de MT
Segundo a Polícia Civil, desaparecimento da vítima havia sido comunicado por seu irmão há alguns dias.
17 de Janeiro de 2025 as 19h40Vigilância Sanitária atesta qualidade da Água Kanindé
17 de Janeiro de 2025 as 17h41Empresária de 56 anos morre ao se engasgar comendo maçã no interior de MT
Medida surge após alertas do governo Biden de que o aplicativo representa "grave" ameaça à segurança nacional por causa de seus laços com a China
17 de Janeiro de 2025 as 15h24Suprema Corte dos EUA rejeita recurso do TikTok, que pode ser banido
Medida surge após alertas do governo Biden de que o aplicativo representa "grave" ameaça à segurança nacional por causa de seus laços com a China
17 de Janeiro de 2025 as 12h26Hospital pede autorização à família errada para desligar aparelhos que mantinham homem vivo
Familiares estão processando instituição de saúde por negligência no caso; entenda
17 de Janeiro de 2025 as 12h24