Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Segunda Feira 15 de Julho de 2024

Menu

Aterro

MT avança na gestão apropriada de resíduos sólidos, aponta relatório da Sema

Estado fortalece compromisso com práticas sustentáveis, alcançando índice de 66,59% em aterros sanitários licenciados

Geral | 29 de Abril de 2024 as 07h 02min
Fonte: Renata Prata | Sema-MT

Foto: Sema-MT

Mato Grosso está definindo novos padrões em gestão ambiental, com um avanço significativo na gestão de resíduos sólidos. Conforme dados do Relatório da Ação Governamental (RAG) da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema-MT), o Estado alcançou o índice de 66,59% na disposição correta de resíduos sólidos urbanos em aterros sanitários licenciados, ultrapassando as expectativas e fortalecendo seu compromisso com práticas ambientais responsáveis.

O gerente de Gestão de Resíduos Sólidos da Sema, Ricardo Carneiro, explicou que o avanço se deve em grande parte aos esforços na renovação e adequação dos processos de licenciamento ambiental. 

"A combinação de uma gestão eficaz e uma conscientização crescente sobre a importância de práticas ambientalmente adequadas reflete um avanço notável na gestão ambiental do nosso estado", afirmou Carneiro.

Sessenta municípios alcançaram a conformidade completa em suas práticas de disposição de resíduos, beneficiando uma população total de 2.519.746 habitantes.

Esses resultados não apenas demonstram o compromisso dos municípios com a sustentabilidade, mas também a eficácia do licenciamento ambiental como ferramenta chave para garantir a conformidade e promover a preservação ambiental.

"Estes resultados positivos são um testemunho do trabalho árduo e da parceria entre gestores públicos e a comunidade, projetando Mato Grosso como um exemplo de responsabilidade ambiental", concluiu Carneiro.