Nível de alerta
MPMT acompanha processo de rebaixamento de reservatório da UHE Colíder
A medida foi iniciada na última quinta-feira pela empresa Eletrobras, responsável pela administração da usina
Geral | 19 de Agosto de 2025 as 09h 49min
Fonte: MPMT

O Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), por meio 11ª Procuradoria de Justiça e das Promotorias de Justiça Cível de Colíder, Nova Canaã do Norte, Itaúba e Claudia, está acompanhando de forma contínua e diligente o processo de rebaixamento controlado do nível do reservatório da Usina Hidrelétrica Colíder (UHE Colíder), localizada no rio Teles Pires.
Nesta segunda-feira (18), foi realizada uma reunião virtual entre o procurador de Justiça da 11a Procuradoria de Justiça – atuação no CAEX Ambiental - Gerson Natalicio Barbosa; os promotores de Justiça de Colíder – Graziella Salina Ferrari; Nova Cananã do Norte – Álvaro Padilha de Oliveira; Itaúba - Marcio Schimiti Chueire; Cláudia - Edinaldo dos Santos Coelho; o presidente Jurídico da Eletrobrás - Marcelo de Siqueira Freitas; o diretor Jurídico Geral da Eletrobras Jose Eduardo Guimaraes Barros e advogados da companhia.
Na ocasião, foram apresentados os detalhes do Plano de Ação Emergencial em curso. A medida foi iniciada na última quinta-feira (14) pela empresa Eletrobras, responsável pela administração da usina. A UHE Colíder opera atualmente com status de segurança classificado como “Alerta”, o terceiro nível em uma escala de quatro (Normal, Atenção, Alerta e Emergência).
“O Ministério Público está atento e atuante na fiscalização das medidas adotadas pela empresa responsável pela UHE Colíder. Nosso objetivo é garantir que todas as ações sejam conduzidas com máxima transparência e responsabilidade, priorizando a segurança da população e a preservação ambiental”, destacaram os membros do MPMT.
A alteração do status de segurança ocorreu após a identificação de danos em cinco dos 70 drenos que compõem o sistema da usina. Os drenos são estruturas fundamentais para o escoamento da pressão da água. A recomendação para o rebaixamento do reservatório foi feita por um painel de especialistas externos, com o objetivo de permitir uma avaliação técnica mais aprofundada e a definição de medidas corretivas que assegurem o retorno à normalidade operacional.
O Plano de Ação Emergencial prevê a comunicação contínua e transparente com os órgãos públicos, entidades privadas e comunidades potencialmente afetadas, priorizando a segurança das pessoas, do meio ambiente e dos ativos da empresa.
O MPMT reforça seu compromisso com a fiscalização das ações que envolvem riscos ambientais e à população, e continuará monitorando todas as etapas do processo, em articulação com os demais órgãos competentes.
Segue abaixo posicionamento da Eletrobrás:
"A Eletrobras levou a questão ao acompanhamento do Ministério Público, reforçando a transparência da empresa quanto a seus procedimentos de segurança e cuidado socioambiental. Todos os documentos solicitados estão sendo encaminhados, preservando o diálogo permanente já mantido com as autoridades."
Notícias dos Poderes
MT é o 2º estado com maior número de mortes no trânsito no Centro-Oeste, diz PRF
13 de Outubro de 2025 as 07h58Motociclista fica gravemente ferido após colisão frontal com carro
Criança que estava na garupa da moto saiu ilesa
12 de Outubro de 2025 as 21h16Criança é flagrada em sacada de prédio e gera alerta sobre risco iminente de queda em Nova Mutum
Morador denuncia situação recorrente de perigo em prédio residencial no Jardim Bela Vista
12 de Outubro de 2025 as 21h13Idoso que colhia cogumelos é atacado por urso e acaba decapitado
Ataque ocorreu em floresta no Japão; número de mortes ligadas a ursos dispara no país
12 de Outubro de 2025 as 20h23Dupla de amigos morre após raio atingir barco de pescaria no Tocantins
13 de Outubro de 2025 as 06h49Família com três crianças é resgatada após orcas afundarem veleiro no litoral de Portugal
Ataques do tipo estão ficando cada vez mais frequentes na costa portuguesa
12 de Outubro de 2025 as 16h41PF investiga negócios de R$ 34 milhões entre lobista de MT e gigante das carnes
Esposa de lobista atuou em ações da JBS
11 de Outubro de 2025 as 16h10Pupy, elefanta resgatada na Argentina, morre após cinco meses no santuário de MT
Santuário informa que necropsia será realizada para identificar as causas da morte
11 de Outubro de 2025 as 15h55