Inquérito civil
MP investiga restaurante de Chapada que cobra pedágio de R$ 60 em via pública
Prefeitura abriu processso administrativo, aplicou multa, mas promotor vê necessidade de aprofundar investigação e apurar se cobrança foi ou não suspensa
Geral | 18 de Agosto de 2026 as 14h 26min
Fonte: Isso é Notícia

O Ministério Público Estadual (MPE) instaurou um inquérito civil para apurar a cobrança de pedágio no valor de R$ 60 por carro em vias públicas realizada pelo Restaurante Morro dos Ventos, em Chapada dos Guimarães.
O inquérito foi instaurado no último dia 6 de agosto pelo promotor Leandro Volochko, da 1ª Promotoria de Justiça Cível da cidade.
Em maio passado, o MP já havia aberto uma notícia de fato para apurar a denúncia feita por meio da Ouvidoria do Ministério Público.
Oficiada pela Promotoria, a Prefeitura Municipal informou que existe um procedimento administrativo aberto contra o restaurante e que já promoveu um auto de infração contra o restaurante.
A Prefeitura também informou que houve prévia notificação ao restaurante para suspender a cobrança.
No entanto, para o MP, apesar da existência do processo administrativo junto à Prefeitura, os fatos merecem investigação mais profunda em razão de possuir relevância para a tutela dos direitos dos consumidores, do livre acesso às vias públicas e do direito ao meio ambiente.
"Nesse contexto, decido instaurar Inquérito Civil com o objetivo de apurar a possível cobrança irregular para acesso a empreendimento turístico mediante utilização de via pública, eventual restrição ao livre trânsito, possível prática abusiva nas relações de consumo e a adequação das providências adotadas pelo Poder Público Municipal", decidiu o promotor no dia 6 de agosto.
O promotor determinou expedição de ofício à Prefeitura para encaminhar cópia integral do procedimento administrativo aberto pela Prefeitura, realização de visita in loco a fim de verificar a continuidade da cobrança, existência de barreiras físicas ou mecanismo de controle de acessos nas vias públicas, bem como a eventual fixação de placas normativas no local.
O membro do MP também oficiou a Secretaria de Planejamento da cidade para que informe a natureza jurídica da via utilizada para acesso ao empreendimento, encaminhando mapas, memoriais descritivos, projetos aprovados e demais documentos pertinentes e pediu ao Procon Municipal e estadual para que informem sobre existência de reclamação registrada nos órgãos.
Notícias dos Poderes
Adolescente morre afogada e menina de 11 anos desaparece no Rio Arinos
Criança caiu de uma embarcação e desapareceu nas águas; jovem de 17 anos entrou no rio para tentar salvá-la, também se afogou e morreu
13 de Setembro de 2026 as 18h20Festival de Praia tem entrada gratuita e show nacional de Xanddy Harmonia neste domingo (13)
Público terá transporte coletivo sem custo até a Praia do Cortado durante a programação
12 de Setembro de 2026 as 20h07Shows e gravação de DVD na segunda (14) no Gigante do Norte
Evento terá entrada gratuita e reúne atrações nacionais para celebrar os 52 anos de fundação do município
13 de Setembro de 2026 as 12h01CIPEM e IBAMA buscam sustentabilidade para madeira de MT
Iniciativa visa atender à IN 28/2024 e às exigências da CITES para Ipê, Cumaru e Cedro Rosa, com implantação de xilotecas e capacitação técnica
11 de Setembro de 2026 as 15h19Maior águia das Américas: casal de harpias é registrado em área de mata em Sinop
Imagens captadas reforçam o potencial do município para o turismo de observação de aves
11 de Setembro de 2026 as 14h50Novo dono comprou avião há 4 meses e morreu com outros dois
As vítimas ainda não foram identificadas; aeronave havia sido apreendida em 2017 em Goiânia (GO)
11 de Setembro de 2026 as 14h0860 agências da Caixa Econômica fecham as portas em MT durante greve nacional
Uma proposta às reivindicações da categoria foi apresentada pela Caixa Econômica Federal e é válida até esta sexta-feira (11); trabalhadores devem decidir se aceitam ou não.
11 de Setembro de 2026 as 14h05Sinop instala novo semáforo no cruzamento das avenidas Tarumãs e Acácias
Intervenção substitui a rotatória por sistema semafórico; durante as obras, Prefeitura orienta condutores a reduzirem a velocidade e respeitarem a sinalização provisória
11 de Setembro de 2026 as 14h01