Inquérito civil
MPF investiga adoção clandestina de crianças indígenas em Mato Grosso
A estimativa é que sejam feitos 395 RG’s, 400 CPFs, 73 CTPS, 400 Títulos de Eleitor e 57 Certidões de Nascimento
Geral | 20 de Janeiro de 2023 as 10h 28min
Fonte: Vinicius Mendes

Cinco servidores da Politec, sendo dois papiloscopistas e três técnicos de desenvolvimento econômico e social, participarão do mutirão “Ser Indígena”, coordenado pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT). A ação irá oferecer atendimento gratuito com a emissão de documentos pessoais aos índios entre os dias 09 e 27 de setembro.
A equipe da Politec partirá neste sábado para o mutirão e irá percorrer 798 quilômetros até a aldeia indígena Halataikwa, da etnia Enawenê-nawê, localizada entre os municípios de Juína, Comodoro e Sapezal.
Por meio da ação, o governo do Estado busca minimizar o subregistro civil da população que se encontra em situação de vulnerabilidade social.
Para o gerente de identificação civil, em substituição legal, Ronaldo Borges Magalhães, a presença da Politec busca viabilizar a inclusão social e o direito à cidadania, e à dignidade humana, com a emissão de documentos de identidade (RG). “Esta ação do Governo busca regularizar a documentação civil desses povos indígenas para que eles possam ter acesso aos benefícios sociais", afirmou.
Segundo a secretária da Setasc, Rosamaria Carvalho, a ação atende a uma demanda dos próprios índios que há quase 10 anos esperam pela regularização do Registro Geral (RG), do Cadastro de Pessoa Física (CPF), da Carteira de Trabalho entre outros documentos. “O pedido para realizar essa mobilização é dos próprios índios, que esperam há anos para ter o direito à cidadania. A ação não foi realizada antes devido a dificuldade de logística, localização e até cultural. Mas, a Setasc está empenhada e convidou parceiros para atender a demanda dos indígenas, que foi reforçada pelo governador Mauro Mendes”.
A estimativa é que sejam feitos 295 novos RGs e mais 100 segundas vias do documento, 400 CPFs, 73 CTPS, 400 Títulos de Eleitor, 57 segundas vias de Certidão de Nascimento e oito cancelamento de Certidões em duplicidade. Dezoito indígenas devem ser inclusos no Cadastro Único e no Programa Bolsa Família. Cerca de mil índios serão atendidos durante a ação.
Notícias dos Poderes
De 2010 até agora, o que aconteceu com Sinop?
Na história recente Sinop se consolida com um exemplo nacional de desenvolvimento e faz as pazes com o passado, reencontrando sua vocação para produzir combustível
13 de Setembro de 2025 as 00h15Nos anos 2000, Sinop emerge do pó
Na primeira década do novo milênio a cidade acompanha o declínio do setor madeireiro e a centelha de uma nova economia
13 de Setembro de 2025 as 00h14Anos 90, Sinop atinge a maioridade sem os pais fundadores
Na década de 90 a rede elétrica chega e a cidade “desmama” da Colonizadora Sinop
13 de Setembro de 2025 as 00h13Anos 80: exercitando a democracia e a civilidade
Na década de 80 Sinop fez política, viu a comunicação chegar e o sonho do etanol evaporar
13 de Setembro de 2025 as 00h12O início de tudo e a primeira década de Sinop
Nesse primeiro texto da série vamos abordar o passado antigo da região e os primeiros anos da nova cidade
13 de Setembro de 2025 as 00h11Prefeito e governador participam do pré-lançamento de indústria de Etanol de Milho em Sinop
12 de Setembro de 2025 as 16h18Prazo para inscrições dos Jogos Olímpicos da rede estadual encerra nesta sexta-feira (12)
Para participar, os estudantes devem obrigatoriamente comprovar 80% de frequência escolar
12 de Setembro de 2025 as 15h28Pai e filho bebê mortos e mãe presa às ferragens em acidente no PR: casal passou oito anos tentando engravidar
Informação é de amiga da família. Cleverson Luis Lemes tinha 31 anos e o filho, três meses e meio de idade. Nesta sexta (12), Daniele permanece internada em UTI
12 de Setembro de 2025 as 15h21