Risco ambiental
MPF cobra suspensão de licença de hidrelétrica em rio de MT para proteger comunidades indígenas
Geral | 24 de Abril de 2026 as 14h 36min
Fonte: O documento

O Ministério Público Federal (MPF) recomendou à Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema/MT) a suspensão imediata da licença prévia da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Entre Rios.
Também foi recomendado ao órgão estadual que não emita licenças para as PCHs Geóloga Lucimar Gomes e Cumbuco até que sejam sanadas irregularidades técnicas. A Sema tem o prazo de 15 dias para informar sobre o acatamento das medidas.
A recomendação, assinada pelo procurador da República Ricardo Pael Ardenghi, titular do 1º Ofício de Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais (OPICT), estabelece que nenhum licenciamento avance sem a aprovação do Estudo do Componente Indígena (ECI) pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). Também é exigida a realização de consulta livre, prévia e informada junto aos povos impactados, conforme protocolos próprios.
Segundo as investigações, os licenciamentos das hidrelétricas em Primavera do Leste (MT) ignoraram a necessidade de ouvir as comunidades das Terras Indígenas Sangradouro/Volta Grande, Merure, São Marcos, Areões, Pimentel Barbosa e Wedezé. O direito à Consulta e Consentimento Livre, Prévio e Informado (CCLPI) é garantido pela Convenção nº 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), da qual o Brasil é signatário.
“A continuidade das obras sem a anuência das comunidades indígenas representa uma violação direta à Constituição Federal e aos tratados internacionais de direitos humanos. A consulta deve ocorrer de boa-fé e de forma apropriada às circunstâncias, com o objetivo de alcançar o consentimento dos povos afetados antes de qualquer decisão administrativa que os atinja diretamente”, assevera Ricardo Pael.
Além da questão consultiva, a recomendação destaca riscos irreparáveis ao patrimônio cultural. Um parecer técnico recente (nº 1418/2025) identificou inconsistências em estudos realizados entre 2008 e 2020, revelando que a bacia do Rio das Mortes abriga um vasto complexo arqueológico Boe/Bororo-Xavante. Áreas sagradas e antigas aldeias, como Tsõrepré e Bö'u, podem ser destruídas sem vistorias adequadas.
As investigações do MPF, conduzidas por meio de inquéritos civis, apontam que órgãos licenciadores, como a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e a própria Sema, falharam ao não registrar consultas formais junto aos povos indígenas. A Funai já havia se manifestado contrária ao prosseguimento das licenças por não ter aprovado o Estudo do Componente Indígena, documento essencial para avaliar os impactos socioambientais e culturais nas aldeias.
A recomendação também cita a insatisfação de lideranças indígenas com o processo de patrimonialização do Rio das Mortes, conduzido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e a urgência na demarcação de terras. "A concessão de licenças sem a devida salvaguarda legal expõe o patrimônio territorial e cultural indígena a danos irreversíveis, esvaziando a proteção conferida pela Constituição", destaca Pael.
✅Siga o canal do GC Notícias no WhatsApp.
📷Siga nosso perfil no Instagram.
Notícias dos Poderes
Jovem de 24 anos morre durante cirurgia plástica em Cuiabá
Lurdes Maria sofreu uma parada cardiorrespiratória; médico Euller Preza relatou agressão de familiares
16 de Outubro de 2026 as 22h29Novo contrato de R$ 21 milhões promete ‘up-grade’ na saúde
Mutirões para consultas com especialistas e ‘gerentes’ para Posto de Saúde fazem parte do novo plano
16 de Outubro de 2026 as 17h05BR-163 terá mais 9 km duplicados e avanço na liberação de viaduto em Sinop
Nova Rota libera duplicação entre os km 803 e 812 e transfere o fluxo de veículos das marginais para o viaduto do Gigante do Norte
16 de Outubro de 2026 as 14h28APAMS realiza evento de adoção neste sábado (17) em Sinop
Ação acontece das 9h às 14h, no Recanto dos Pássaros, e busca famílias responsáveis para cães e gatos enquanto a ONG enfrenta superlotação no abrigo
16 de Outubro de 2026 as 13h38Inmet emite alerta amarelo para tempestades em Mato Grosso
16 de Outubro de 2026 as 10h53Detran-MT suspende taxa de licenciamento de veículos roubados ou furtados
Medida vale para ocorrências registradas a partir de 26 de março de 2026. Suspensão é automática após o registro do boletim de ocorrência
16 de Outubro de 2026 as 10h51Justiça determina penhora de fazenda de 'maior desmatador do Pantanal' por dívida com o Banco do Brasil
Fazenda Bom Sucesso possui 5.887 hectares e foi avaliada para fins fiscais em R$ 17,6 milhões; imóvel será submetido a avaliação judicial
16 de Outubro de 2026 as 10h40Correios passa a aceitar gratuitamente descarte de eletrônicos
Serviço está disponível nas agências e pode ser utilizado sem agendamento prévio
16 de Outubro de 2026 as 10h12