Transparência
MPF apura mais envios de ‘emendas PIX’ a 7 municípios do interior de MT
Nas novas portarias o MPF cita que a legislação determina que os entes que foram beneficiados por emendas individuais devem comprovar a regular utilização dos recursos até 31 de dezembro de 2024
Geral | 09 de Dezembro de 2024 as 19h 40min
Fonte: Gazeta Digital
Por meio de portarias publicadas no Diário do Ministério Público Federal (MPF) dessa sexta-feira (6) o procurador da República Victor Nunes Carvalho instaurou procedimentos administrativos para acompanhar o recebimento de “emendas PIX” por 7 municípios de Mato Grosso. O objetivo do MPF é garantir a transparência na aplicação dos recursos e impedir a corrupção.
Nas últimas semanas os procuradores da República vêm instaurando procedimentos para acompanhar o recebimento das emendas milionárias em alguns municípios, enviadas por senadores e deputados federais.
Nas novas portarias o MPF cita que a legislação determina que os entes que foram beneficiados por emendas individuais devem comprovar a regular utilização dos recursos até 31 de dezembro de 2024. Mencionou também um ofício que trouxe a proposta de controle de emendas sem finalidade definida, para garantir a transparência na aplicação desses recursos e coibir atos de corrupção.
“As ‘emendas PIX’ reduzem a capacidade de controle da aplicação de verbas federais e, uma vez que são desprovidas das ferramentas de fiscalização constitucionais, arriscam a se convolar em instrumento deturpador das práticas republicanas de relacionamento entre agentes públicos, propiciando o proveito de interesses distintos dos que a atividade política deve buscar. Dessa forma, omitem dados indispensáveis”, pontuou o procurador.
Com base nisso ele instaurou procedimentos administrativos para apurar o recebimento das emendas PIX nos municípios de Carlinda, Diamantino, Feliz Natal, Juscimeira, Peixoto de Azevedo, São José do Povo e Tesouro. Não foram descritos nas portarias os valores enviados e nem os autores das emendas.
“Instaurar procedimento administrativo de acompanhamento de recebimento de emendas parlamentares via transferências especiais (‘emendas PIX’) (…), a partir da proposta de trabalho encaminhada pela 5ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF, visando garantir a transparência na aplicação desses recursos e coibir atos de corrupção”, disse o procurador.
Notícias dos Poderes
Adolescentes de 16 e 17 anos morrem após caírem de prédio; polícia investiga suicídio
18 de Janeiro de 2025 as 12h58Presidente da Câmara de Sorriso, vereador Gerson Bicego morre após complicações de AVC
Gerson Bicego passou mal dentro do carro que dirigia, na última quinta-feira (16)
18 de Janeiro de 2025 as 12h37A partir de abril, Aeroporto Internacional de Cuiabá terá novos voos diretos da Gol para o Rio de Janeiro
18 de Janeiro de 2025 as 12h34Cabeleireira morre engasgada ao comer pedaço de maçã
O marido da profissional teria tentado executar manobras de salvamento, mas, infelizmente, sem sucesso.
17 de Janeiro de 2025 as 19h56Homem de 53 anos é encontrado morto em represa no interior de MT
Segundo a Polícia Civil, desaparecimento da vítima havia sido comunicado por seu irmão há alguns dias.
17 de Janeiro de 2025 as 19h40Vigilância Sanitária atesta qualidade da Água Kanindé
17 de Janeiro de 2025 as 17h41Empresária de 56 anos morre ao se engasgar comendo maçã no interior de MT
Medida surge após alertas do governo Biden de que o aplicativo representa "grave" ameaça à segurança nacional por causa de seus laços com a China
17 de Janeiro de 2025 as 15h24Suprema Corte dos EUA rejeita recurso do TikTok, que pode ser banido
Medida surge após alertas do governo Biden de que o aplicativo representa "grave" ameaça à segurança nacional por causa de seus laços com a China
17 de Janeiro de 2025 as 12h26