Procedimento Administrativo
MPF abre procedimento para acompanhar impactos socioambientais da Usina Hidrelétrica de Colíder
Medida foi motivada pelo rebaixamento emergencial do reservatório da usina, iniciado em 15 de agosto.
Geral | 27 de Agosto de 2025 as 07h 27min
Fonte: Redação G1-MT

O Ministério Público Federal (MPF) instaurou um procedimento administrativo para acompanhar os desdobramentos técnicos, ambientais e institucionais relacionados à Usina Hidrelétrica (UHE) Colíder, localizada no Rio Teles Pires, em Mato Grosso.
A medida foi motivada pelo rebaixamento emergencial do reservatório da usina, iniciado em 15 de agosto, após falhas estruturais identificadas na barragem. Segundo a Eletrobras, responsável pela UHE Colíder, quatro dos 70 drenos da estrutura apresentaram falhas na vazão, elevando o status de segurança da barragem para o nível de “Alerta”.
A decisão do MPF foi formalizada por meio de portaria assinada pelo procurador da República Guilherme Fernandes Ferreira Tavares nesta segunda-feira (25). O órgão destaca que a medida de segurança adotada pela Eletrobras levou a impactos socioambientais significativos para a região.
Embora o licenciamento da usina seja de responsabilidade estadual, o MPF justificou sua atuação com base no alcance dos impactos, que afetam bens e interesses difusos e coletivos de relevância nacional. O órgão também ressaltou que sua atuação será feita em cooperação com o Ministério Público Estadual (MPE), para evitar sobreposição de competências.
O MPE já havia determinado na última semana que a UHE apresente o Plano de Ação Emergencial (PAE), o Plano de Segurança da Barragem, os relatórios de segurança e os estudos ambientais elaborados nos últimos cinco anos.
O acompanhamento do caso será contínuo e multidisciplinar, abrangendo a segurança da barragem, a proteção da fauna aquática, a situação das comunidades tradicionais e ribeirinhas, além do cumprimento das condicionantes ambientais previstas no processo de licenciamento.
O MPF destaca ainda a aplicação do princípio da precaução ambiental para prevenir novos danos e garantir a reparação dos impactos já identificados.
Notícias dos Poderes
Idoso que colhia cogumelos é atacado por urso e acaba decapitado
Ataque ocorreu em floresta no Japão; número de mortes ligadas a ursos dispara no país
12 de Outubro de 2025 as 20h23Dupla de amigos morre após raio atingir barco de pescaria no Tocantins
13 de Outubro de 2025 as 06h49Família com três crianças é resgatada após orcas afundarem veleiro no litoral de Portugal
Ataques do tipo estão ficando cada vez mais frequentes na costa portuguesa
12 de Outubro de 2025 as 16h41PF investiga negócios de R$ 34 milhões entre lobista de MT e gigante das carnes
Esposa de lobista atuou em ações da JBS
11 de Outubro de 2025 as 16h10Pupy, elefanta resgatada na Argentina, morre após cinco meses no santuário de MT
Santuário informa que necropsia será realizada para identificar as causas da morte
11 de Outubro de 2025 as 15h55Grupo suspeito montou fraudes em RJ’s do agronegócio, diz PF
Relatório: processos fraudulentos de falência e recuperações eram exitosos por meio da corrupção
11 de Outubro de 2025 as 15h51PF: lobista criou contatos falsos com nomes de servidores do STJ
Investigação suspeita que Andreson Gonçalves usava essa estratégia para ocultar crimes
10 de Outubro de 2025 as 16h01