Investigação
MP pede investigação sobre caso de bebê que apresentou sinal de vida durante velório em SC
Geral | 22 de Outubro de 2024 as 08h 05min
Fonte: Isto é

Uma bebê de oito meses foi retirada do próprio velório, no sábado, 19, em Correia Pinto (SC) – cidade localizada a cerca de 260 quilômetros de Florianópolis (SC) – após familiares suspeitarem que ela ainda estivesse viva. O Corpo de Bombeiros foi acionado e constatou que a recém-nascida apresentava saturação e batimentos cardíacos fracos, mas a morte foi declarada novamente em uma unidade de saúde. O MP-SC (Ministério Público de Santa Catarina) informou que acompanha as investigações.
De acordo com o MP-SC, o pai de Kiara Crislayne de Moura dos Santos relatou que a criança foi levada ao Hospital Faustino Riscarolli na quinta-feira, 17, onde um médico constatou que a bebê estava com uma virose. Conforme o responsável, foram receitados medicamentos e a menina chegou a receber soro antes de ser liberada.
O genitor relatou que a criança voltou a passar mal durante a madrugada do sábado, 19, e foi levada novamente à unidade de saúde, onde o mesmo médico atestou a morte de Kiara por volta das 3h.
Segundo o MP-SC, as informações presentes na declaração de óbito seriam diferentes das repassadas à família. O documento apontou que a bebê morreu em decorrência de uma desidratação e infecção intestinal bacteriana. Entretanto, o médico teria informado aos parentes que Kiara faleceu por conta de uma asfixia por vômito.
Sinais vitais durante velório
Após o corpo ser liberado, o velório se iniciou por volta das 6h e a bebê teria mexido as mãos e os braços dentro do caixão. Ainda, os familiares declararam que a temperatura corporal da criança se mantinha e não havia rigidez no corpo.
O Corpo de Bombeiros, um farmacêutico e o Conselho Tutelar foram chamados e identificaram batimentos fracos em Kiara, além de pupilas contraídas e arroxeamento em algumas partes do corpo. A recém-nascida foi novamente levada ao hospital e a morte foi constatada mais uma vez, já que não foram identificados sinais vitais durante eletrocardiograma.
Em um comunicado divulgado nas redes sociais, a Prefeitura de Correia Pinto informou que diante da situação, a Diretoria Geral da Fundação Hospitalar Faustino Riscarolli, onde a criança foi atendida, acionou o IGP (Instituto Geral de Perícias) para a realização de uma análise do corpo. O laudo deve sair no prazo de 30 dias.
“A Prefeitura de Correia Pinto reitera o seu compromisso em proporcionar o melhor atendimento para todos os cidadãos e reforça que, em nenhuma circunstância, qualquer profissional pode emitir atestados ou declarações sem a devida constatação das condições do paciente”, afirmou a administração municipal.
Segundo o MP-SC, o Promotor de Justiça da comarca, Marcus Vinicius dos Santos, expediu um ofício requisitando que a delegada de plantão e a Polícia Científica iniciassem as investigações para apurar as mortes da criança. Conforme o pedido, as autoridades devem priorizar a realização de exame no corpo de Kiara para determinar o horário e as causas do óbito.
Notícias dos Poderes
Agência de Sinop fatura 6 troféus em prêmio bi-estadual de publicidade
Criarte foi a única empresa de Mato Grosso a vencer em mais de uma categoria
08 de Novembro de 2025 as 15h01Acidente entre carro e carretas deixa um morto e dois feridos
Acidente foi registrado na BR-163 em Lucas do Rio Verde; condutor do utilitário morreu ainda no local
08 de Novembro de 2025 as 14h02Thaciel Camargo defende interiorização e valorização da classe contábil no CRC-MT
08 de Novembro de 2025 as 12h06Batida entre carreta e veículo da Unemat deixa 3 feridos em MT
Vítimas precisaram de atendimento médico
07 de Novembro de 2025 as 18h23Colisão frontal na BR-163 entre Sorriso e Sinop mata motorista
PRF alerta para riscos durante obras de duplicação
07 de Novembro de 2025 as 17h27Sema apreende 47 kg de pescado irregular no primeiro mês do defeso da piracema
A pesca amadora e profissional está proibida em todos os rios do estado desde 1º de outubro e se estenderá até o dia 31 de janeiro do ano que vem
07 de Novembro de 2025 as 17h02Governo sorteia ingressos para corrida da Stock Car
“É Mato Grosso no circuito internacional”, afirma governador. Sorteio foi realizado nesta sexta-feira (7.11), na sede do Ministério Público
07 de Novembro de 2025 as 16h04Saiba como advogada de MT, esposa de lobista, triunfou no STJ
Mulher de pivô do escândalo de sentenças concentra processos no gabinete do ministro Moura Ribeiro
07 de Novembro de 2025 as 15h32