Eleição 2024
MP pede a cassação do registro do Prefeito de Tapurah por uso da máquina pública
Prefeito Carlos Capeletti, do União Brasil, busca segundo mandato à frente da Prefeitura de Tapurah, mas pode não disputar a eleição
Geral | 27 de Setembro de 2024 as 16h 31min
Fonte: Redação Novidades MT

O Ministério Público Eleitoral atendeu pedido da coligação “COLIGAÇÃO UNIDOS POR TAPURAH,” e requereu a cassação do registro do prefeito e candidato à reeleição em Tapurah , Carlos Capeletti (União Brasil) por abuso de poder político e econômico.
A ação foi proposta pelos Advogados Júlio César Moreira Silva Júnior e Rafael Terrubuio Moreira que representam a Coligação.
O Prefeito é acusado de promover publicações de propaganda institucional em período eleitoral o que configura Conduta Vedada pela Lei eleitoral.
Além das publicações, o Prefeito também editou Decreto que prorrogou concessão de descontos para o IPTU, o que configura benefícios aos eleitores em ano eleitoral, prática vedada.
O Prefeito e seu vice ainda participaram de entrega de obra pública, concedendo entrevista configurando participação expressiva na solenidade, o que também é vedado pela lei eleitoral.
Outra conduta vedada grave foi a publicação em rede de TV com maciça divulgação e mediante pagamento em período vedado, de campanha de IPTU, a qual não se insere na exceção trazida pela lei.
O Promotor em seu Parecer manifestou que “Admitir tal cenário como lícito afrontaria sobremaneira o postulado da igualdade entre aqueles que se lançam na disputa eleitoral, enfraquecendo significativamente a paridade de armas, essencial para o exercício da democracia, tanto pelos demais candidatos, quanto pelo próprio eleitorado. Dessa forma, *não restam dúvidas de que houve abuso do poder político a macular a legitimidade das eleições*”.
Ao final o Parecer do promotor requereu que o Juiz Eleitoral julgue procedente a ação impondo aos representados às penalidades de inelegibilidade para as eleições a se realizarem nos 8 (oito) anos subsequentes à eleição em que se verificou, além da cassação do registro ou diploma do candidato.
Notícias dos Poderes
Mulher é internada para operar fêmur e sai de hospital com pinos na perna errada
04 de Julho de 2025 as 16h14Justiça Federal de Sinop tem 2,4 mil processos esperando sentença há mais de 30 dias
Destes, 587 estão prontos para receber a sentença do juiz há mais de 180 dias
04 de Julho de 2025 as 16h05Motociclista italiano é morto por ursa após tirar selfie com os animais em famosa estrada da Romênia
Omar Farang Zin foi arrastado por mais de 55 metros de uma ravina íngreme e não resistiu aos ferimentos
04 de Julho de 2025 as 14h44Energisa explica como vai funcionar a Nova Tarifa social
Mais famílias poderão ser beneficiadas com descontos nas contas que podem chegar a 100% do consumo de energia
04 de Julho de 2025 as 14h34Evermat recebe Licença Ambiental para instalação de sua 1º unidade em Mato Grosso
04 de Julho de 2025 as 11h14CNJ anula edital do TJ e proíbe contratações temporárias de oficiais de justiça em MT
03 de Julho de 2025 as 18h55Seplag disponibiliza sistema para servidores solicitarem verificação de consignados
Sistema vai permitir verificação da existência de operação e de contrato, autorização e também eventuais ofensas aos direitos do consumidor
04 de Julho de 2025 as 06h53Os 50 carros mais vendidos do Brasil no primeiro semestre de 2025
Fiat Strada superou Volkswagen Polo ao emplacar mais de 62 mil veículos no país; veja ranking
03 de Julho de 2025 as 16h18