Eleição 2024
MP pede a cassação do registro do Prefeito de Tapurah por uso da máquina pública
Prefeito Carlos Capeletti, do União Brasil, busca segundo mandato à frente da Prefeitura de Tapurah, mas pode não disputar a eleição
Geral | 27 de Setembro de 2024 as 16h 31min
Fonte: Redação Novidades MT

O Ministério Público Eleitoral atendeu pedido da coligação “COLIGAÇÃO UNIDOS POR TAPURAH,” e requereu a cassação do registro do prefeito e candidato à reeleição em Tapurah , Carlos Capeletti (União Brasil) por abuso de poder político e econômico.
A ação foi proposta pelos Advogados Júlio César Moreira Silva Júnior e Rafael Terrubuio Moreira que representam a Coligação.
O Prefeito é acusado de promover publicações de propaganda institucional em período eleitoral o que configura Conduta Vedada pela Lei eleitoral.
Além das publicações, o Prefeito também editou Decreto que prorrogou concessão de descontos para o IPTU, o que configura benefícios aos eleitores em ano eleitoral, prática vedada.
O Prefeito e seu vice ainda participaram de entrega de obra pública, concedendo entrevista configurando participação expressiva na solenidade, o que também é vedado pela lei eleitoral.
Outra conduta vedada grave foi a publicação em rede de TV com maciça divulgação e mediante pagamento em período vedado, de campanha de IPTU, a qual não se insere na exceção trazida pela lei.
O Promotor em seu Parecer manifestou que “Admitir tal cenário como lícito afrontaria sobremaneira o postulado da igualdade entre aqueles que se lançam na disputa eleitoral, enfraquecendo significativamente a paridade de armas, essencial para o exercício da democracia, tanto pelos demais candidatos, quanto pelo próprio eleitorado. Dessa forma, *não restam dúvidas de que houve abuso do poder político a macular a legitimidade das eleições*”.
Ao final o Parecer do promotor requereu que o Juiz Eleitoral julgue procedente a ação impondo aos representados às penalidades de inelegibilidade para as eleições a se realizarem nos 8 (oito) anos subsequentes à eleição em que se verificou, além da cassação do registro ou diploma do candidato.
Notícias dos Poderes
Agência de Sinop fatura 6 troféus em prêmio bi-estadual de publicidade
Criarte foi a única empresa de Mato Grosso a vencer em mais de uma categoria
08 de Novembro de 2025 as 15h01Acidente entre carro e carretas deixa um morto e dois feridos
Acidente foi registrado na BR-163 em Lucas do Rio Verde; condutor do utilitário morreu ainda no local
08 de Novembro de 2025 as 14h02Thaciel Camargo defende interiorização e valorização da classe contábil no CRC-MT
08 de Novembro de 2025 as 12h06Batida entre carreta e veículo da Unemat deixa 3 feridos em MT
Vítimas precisaram de atendimento médico
07 de Novembro de 2025 as 18h23Colisão frontal na BR-163 entre Sorriso e Sinop mata motorista
PRF alerta para riscos durante obras de duplicação
07 de Novembro de 2025 as 17h27Sema apreende 47 kg de pescado irregular no primeiro mês do defeso da piracema
A pesca amadora e profissional está proibida em todos os rios do estado desde 1º de outubro e se estenderá até o dia 31 de janeiro do ano que vem
07 de Novembro de 2025 as 17h02Governo sorteia ingressos para corrida da Stock Car
“É Mato Grosso no circuito internacional”, afirma governador. Sorteio foi realizado nesta sexta-feira (7.11), na sede do Ministério Público
07 de Novembro de 2025 as 16h04Saiba como advogada de MT, esposa de lobista, triunfou no STJ
Mulher de pivô do escândalo de sentenças concentra processos no gabinete do ministro Moura Ribeiro
07 de Novembro de 2025 as 15h32