Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 08 de Agosto de 2025

Menu

Internet

Mitos e verdades dos repetidores de Wi-Fi

Geral | 30 de Janeiro de 2020 as 13h 00min

Os repetidores de sinal Wi-Fi são ferramentas utilizadas para ampliar o sinal de internet. Eles podem ser a solução perfeita para casas e ambientes com muitas barreiras entre o roteador que emite o sinal e os aparelhos que precisam ser conectados, como o seu celular ou notebook - principalmente sendo que o primeiro, é o dispositivo mais usado para acessar à internet no Brasil.

Mais que nunca, um bom sinal de internet é essencial para todas as pessoas, afinal, diversas atividades do nosso dia estão atreladas ao universo virtual. Utilizamos a internet para trabalhar, estudar e em nossos momentos de lazer, quando assistimos algum filme ou série via streaming ou mesmo ao testar os jogos de caça-níquel mais recentes, hábito comum entre os apaixonados por jogos de cassinos online.

Sendo assim, o repetidor surge como uma ótima opção, mas está sempre cercado de mitos que costumam confundir os consumidores. Por isso, decidimos esclarecer algumas questões envolvendo esses aparelhos.

O repetidor de sinal diminui a velocidade da internet

Mito. A função do repetidor é apenas captar o sinal Wi-Fi que vem do roteador e, a partir disso, realizar a retransmissão dele para áreas em que o sinal original não consegue chegar. Nesse processo, pode até mesmo existir a perda de velocidade, mas ela não é resultado do uso do repetidor, mas das interferências ou obstáculos. Além disso, a utilização do aparelho também não resulta em um aumento da velocidade. Sua única função é amplificar o sinal, fazendo com que ele alcance maiores distâncias.

Funciona com qualquer roteador

Verdade. Os repetidores podem ser utilizados para amplificar o sinal de qualquer tipo de roteador. Para isso, é necessário apenas estabelecer uma conexão entre os aparelhos, de modo que o repetidor reconheça o sinal e Wi-Fi. Essa configuração deve ser realizada antes de qualquer coisa, até mesmo dos primeiros testes do repetidor no ambiente em que se deseja a amplificação do sinal.

É necessário que seja da mesma marca do roteador

Mito. Os dispositivos podem sim ser de marcas diferentes. Não importa a marca do seu roteador, qualquer repetidor de sinal poderá ser configurado junto a ele e vai funcionar da mesma maneira, já que a função de ambos os aparelhos é trabalhar com a transmissão e recebimento de sinais. Naturalmente, existem situações em que é recomendável possuir dispositivos de uma mesma marca para se obter um melhor desempenho, já que, dessa maneira, será possível ter acesso a configurações específicas do fabricante. Mas isso não é indispensável, possibilitando que você adquira o modelo que preferir e que mais se encaixe com o seu bolso.

É melhor que um segundo roteador

Verdade. A utilização de um segundo roteador pode ajudar na melhora do seu tráfego em rede, mas não no espaço de transmissão que o seu sinal alcança. Independentemente do número de antenas em um roteador, elemento que mais encarece os aparelhos, os pontos cegos e barreiras para a emissão do sinal continuarão presentes e impedirão a propagação do sinal. Desse modo, caso o alcance do seu Wi-Fi não atenda às necessidades da sua casa ou do ambiente em que ele está instalado, não adianta comprar outro roteador. Para amplificar o sinal, basta recorrer ao repetidor.

Não é necessário configurar nada para utilizar o repetidor

Mito. Qualquer repetidor de sinal precisa ser configurado previamente para que funcione corretamente. As configurações podem até mudar de acordo com a marca do aparelho, mas, em geral, o processo é bastante simples.

Quanto mais alto o repetidor fica, melhor a amplificação do sinal.

Verdade. Os especialistas sempre sugerem que o repetidor seja instalado em tomadas altas, o que ajuda a amplificar ainda mais o final. Inclusive, o mesmo pode ser verificado com os roteadores, sendo esta uma das dicas para você melhorar o sinal de Wi-Fi da sua casa sem necessariamente comprar um repetidor.