Sinop
Mirtes tenta derrubar matérias sobre dívida com impostos, mas justiça nega
Empresa da candidata a prefeita aparece na lista dos maiores inadimplentes, com dívida de R$ 5,2 milhões
Geral | 09 de Julho de 2024 as 09h 20min
Fonte: Jamerson Miléski

“Não é possível visualizar a probabilidade do direito perseguido pela parte autora”. Essa foi a resposta do juiz da 6ª vara da comarca de Sinop, Mirko Giannotte, na ação movida pela empresa Transterra, representada pela pré-candidata a prefeita Mirtes Grotta. A decisão proferida na última quarta-feira (3), nega a tutela de urgência para a reparação de danos morais.
Na ação Mirtes pede que a justiça determine que sejam retirados do ar os endereços eletrônicos de sites que noticiaram conteúdos referentes as dívidas que a Transterra tem, oriundas de impostos municipais.
O assunto veio à tona em março desse ano, após requerimento apresentado pelo vereador Adenilson Rocha, que solicitava a relação dos maiores inadimplentes da prefeitura de Sinop. A lista com os 20 maiores credores foi amplamente divulgada. A Transterra, que ocupa a 12ª posição, com uma dívida de R$ 5,2 milhões, recebeu destaque por ser a empresa administrada pela pré-candidata a prefeita.
Na ação, Mirtes pontua que o crédito tributário que a empresa em tese deve vem sendo discutido judicialmente desde 2017 e que em 2019 teve uma decisão favorável que suspendeu a exigibilidade do crédito. A empresária argumenta que com a exigibilidade suspensa, a empresa não deveria mais contar na lista da dívida ativa e, portanto, seus dados fiscais deveriam permanecer em sigilo. A divulgação da empresa no rol de devedores teria gerado dano moral e por isso a notícias deveriam ser tiradas de circulação.
Não foi o entendimento do juiz que avaliou o caso. Em sua decisão Mirko sustenta que apenas a exigibilidade do crédito tributário foi suspensa, não a dívida em si. Para o magistrado, a Transterra continua na lista de dívida ativa e a informação é pública, podendo ser obtida com uma certidão. “Equivoca-se a parte autora ao afirmar que o crédito tributário com a exigibilidade suspensa deixa de constar em dívida ativa, tanto é assim que em tais hipóteses o contribuinte terá acesso à certidão positiva, com efeito negativo. Ou seja, o crédito não deixou de existir, apenas está com exigibilidade suspensa, no caso por decisão judicial”, relatou o magistrado.
Mirko cita ainda que Mirtes sequer listou os sites que pretende tirar do ar. “Além de não estabelece de forma clara qual o ato ilícito praticado pelos reclamados que teria resultado, em tese, na publicação de matérias jornalísticas indesejadas pela parte autora e cujo conteúdo pretende seja retirado dos sites”, diz trecho da decisão.
Com o pedido de liminar negado, a ação continua em tramitação, com Mirtes exigindo a reparação de um dano moral que teria sido causado pela prefeitura de Sinop. Em um cenário hipotético em que a empresária ganhe a ação e também a eleição municipal, Mirtes pagará a indenização para si mesma, com o dinheiro dos cofres públicos.
Notícias dos Poderes
Mulher é internada para operar fêmur e sai de hospital com pinos na perna errada
04 de Julho de 2025 as 16h14Justiça Federal de Sinop tem 2,4 mil processos esperando sentença há mais de 30 dias
Destes, 587 estão prontos para receber a sentença do juiz há mais de 180 dias
04 de Julho de 2025 as 16h05Motociclista italiano é morto por ursa após tirar selfie com os animais em famosa estrada da Romênia
Omar Farang Zin foi arrastado por mais de 55 metros de uma ravina íngreme e não resistiu aos ferimentos
04 de Julho de 2025 as 14h44Energisa explica como vai funcionar a Nova Tarifa social
Mais famílias poderão ser beneficiadas com descontos nas contas que podem chegar a 100% do consumo de energia
04 de Julho de 2025 as 14h34Evermat recebe Licença Ambiental para instalação de sua 1º unidade em Mato Grosso
04 de Julho de 2025 as 11h14CNJ anula edital do TJ e proíbe contratações temporárias de oficiais de justiça em MT
03 de Julho de 2025 as 18h55Seplag disponibiliza sistema para servidores solicitarem verificação de consignados
Sistema vai permitir verificação da existência de operação e de contrato, autorização e também eventuais ofensas aos direitos do consumidor
04 de Julho de 2025 as 06h53Os 50 carros mais vendidos do Brasil no primeiro semestre de 2025
Fiat Strada superou Volkswagen Polo ao emplacar mais de 62 mil veículos no país; veja ranking
03 de Julho de 2025 as 16h18